#ondas grandes #clima 
Austrália

Forte ressaca na Gold Coast provoca caos

goldcoast.com.au

Pessoas observando as ondas traiçoeiras na praia foram derrubadas por ondas, um barco cheio de salva-vidas foi virado, e surfistas foram varridos do mar no Litoral da Gold Coast australiana, que foi martelado por ondas enormes ontem.

Todas as praias do Litoral da Gold Coast foram fechadas com ventos de até 90km/h provocar ondas perigosas que pegaram as pessoas desprevenidas.

Uma multidão enorme das pessoas, incluindo crianças pequenas, também arriscou as suas vidas tentando olhar mais de perto a fúria da Mãe Natureza andando até o fim de um paredão de pedra. Num momento ondas enormes bateram na parede enquanto dúzias fugiam para um local mais seguro.

Dois surfistas foram varridos ao norte para Burleigh Heads depois de serem pegos numa forte correnteza.

Uma tripulação de barco de surfe do clube de surfe de Greenmount teve o seu barco virado às 6 da manhã e teve que ser salva por uma patrulha de jetski.

O escritório de tempo advertiu as condições traiçoeiras não melhorarão até a quinta-feira.

Uma enorme área de ventania sobre o mar a sudeste causada por um sistema de baixa pressão intenso sentando-se a 460km.

Só os surfistas mais corajosos ousaram desafiar as vagas, considerado o maior de 2007. Ondas de até 13 metros foram registradas ao largo de Coolangatta.

A bóia de onda de Narrowneck registrou ondas de 9 m e redes de tubarão foram arrancadas.

Salva-Vidas Surfistas ao longo do Litoral da Gold Coast ainda tiveram que enfrentar as condições e várias pessoas foram advertidas, incluindo dois onibus de turistas, para não entrarem na água perto de Kirra Norte.

Ontem os próprios salva-vidas tiveram um dia ocupado quando o raiar do dia abriram as nuvens.

Mas as condições de tempo logo mudaram com chuvas fortes e ventos crescentemente tempestuosos mantendo a maioria de pessoas longe da água.

O comandante Graham Minter dos salva-vidas disse que havia alguns "heróis" que pensaram que eles eram invencíveis apesar dos avisos.

"Tivemos um surfista que foi varrido diretamente ao redor da colina de Tallebudgera até que ele acabou em Burleigh em aproximadamente cinco minutos," disse.

Links Relacionados:

reportagem original

Galerias | Mais Galerias