#previsão #análise #surf #surfguru #altura das ondas #ondas grandes #longboard #ondas extremas #bodyboarding 
Brasil

Forte ondulação de sudeste chega à quase todo litoral brasileiro

Equipe Surfguru

Chegada da primavera vem junto com forte swell. Previsão de bombas em vários estados e dias de boas ondas.

Aloha galera!

Hoje, 22 de setembro, é o equinócio de primavera no hemisfério sul. Isso significa que o dia e a noite terão 12h de duração hoje, e até o início do outono teremos dias mais longos que as noites. Hoje também marca a chegada de um forte swell de sudeste na costa brasileira, com promessa de fazer os picos de surf funcionarem do RS até PE. 

A ondulação se formou no meio do Oceano Atlântico na altura do estado do RJ e projetou as ondas em uma direção capaz de atingir quase todos os estados litorâneos do país. Enquanto o swell vai chegar de leste-sudeste no Sul, no Nordeste a tendência é que ele se aproxime de sul-sudeste. As ondas terão bastante energia e a ondulação perderá força lentamente, então vale o check diário para saber como a previsão evolui para aproveitar ao máximo todos os dias de onda.

Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os secrets e muito mais! 

Acesse em surfguru.com.br/pro e assine. Com o código PRO30 você tem 1 mês grátis antes da primeira cobrança!

Vamos para a análise:

Rio Grande do Sul

No RS, a ondulação chegou hoje (quarta-feira, 22/09) com boa intensidade de sul. As ondas com 2,6m e 10 segundos de período de sul movimentaram bem o dia e já deixaram um aviso do que pode rolar nos próximos dias. Amanhã, quinta-feira (23/09), a previsão indica que o mar seguirá com ondas fortes, com o tamanho descendo para 2,3m, ainda com 10 segundos de período, mas com a direção de sudeste. O vento não deve ser muito bom na quinta-feira, ficando o dia todo de nordeste. 

Já na sexta-feira (24/09), as ondas perdem ainda mais força e ficam com 1,8m devido a uma mistura de três ondulações: uma de leste-nordeste, sudeste e uma outra de sul-sudoeste. Para o sábado, a expectativa é que o mar fique mais alinhado com a predominância da ondulação de sudeste e as ondas fiquem com 1,7m. O vento pode colaborar ficando mais ameno nos dois dias, mas no sábado ele pode ajudar ainda mais soprando do quadrante oeste pela manhã. 

mapa espectral e de altura das ondas para rs

Mapa do altura das onda e espectral do dia 22/09 para Torres, RS

Santa Catarina

Chegando a SC, a ondulação também já subiu hoje (quarta-feira, 22/09) e chegou aos 2,6m com 11 segundos de sul na Ilha. Ao longo do dia ela virou para sul-sudeste e esse deve ser o movimento ao longo dos próximos dias. Amanhã (quinta-feira, 23/09), o mar deve seguir com 11 segundos de período de sudeste e a altura deve descer levemente para 2,3m. Ainda vamos ter boas ondas, mas o vento nordeste à tarde deve atrapalhar alguns picos.

Na sexta-feira (24/09), o mar desce ainda mais para 1,6m com 10 segundos de período de sudeste e esperamos boas ondas em vários picos. O vento noroeste de manhã favorece as condições nas praias que recebem esse vento de terral e pode ajudar na formação das ondas. No sábado (25/09), a ondulação se mantém parecida com sexta-feira, mas o vento mais ameno deve influenciar menos na formação das ondas.

grafico de altura das ondas para sc

Gráfico da altura das ondas para Floripa - SC

gráficos de vento para sc

Gráfico do vento para Floripa - SC

Paraná

No PR, as ondas chegaram ao longo do dia de hoje (quarta-feira, 22/09), mas chegaram como vagas de 2,9m e 9 segundos de período vindos de sul-sudeste. O mar foi perdendo força e alinhando e amanhã (quinta-feira, 23/09) já devemos ter ondas de 1,7m com 11 segundos e período e a direção de sudeste. Assim como nos estados vizinhos, o vento do quadrante leste pode atrapalhar a formação em alguns picos. 

Na sexta-feira (24/09), o mar se mantém com 1,5 e 11 segundos de sudeste e o vento do quadrante oeste deve ajudar na formação das ondas, principalmente pela manhã. No sábado, as ondas diminuem mais ainda e a ondulação vira para leste-sudeste e pode atrapalhar um pouco a forma com ela entra no estado. O período desce para 9 segundos e o tamanho segue de 1,5m, além disso, o vento pela manhã de oeste pode ajudar na formação.

mapa de periodo e espectral para matinhos

Mapa do período e espectral do dia 23/09 para Matinhos-PR

São Paulo

Em SP, o mar subiu ao longo do dia de hoje (quarta-feira, 22/09) e chegou a 2,7m com 10 segundos de período vindos de sul. Amanhã, quinta-feira (23/09), a previsão indica que as ondas chegarão a 2,8m com 12 segundos de período e devemos ter bombas pelo estado. A ondulação roda de leve para sul-sudeste e o vento nordeste pela manhã pode ajudar na formação das praias do litoral Norte.

Já na sexta-feira (23/09), as ondas seguirão com 2,5m e 12 segundos de período vindo de sul-sudeste e ainda esperamos altas ondas no litoral paulista. No sábado, dia 25/09, as condições devem começar a perder só um pouco de força com as ondas descendo para 2,3 com 9 segundos de período. O vento ameno não deve atrapalhar nos dois dias, mesmo soprando de sudeste e sul.

gráficos e altura das ondas para sp

Gráfico da altura das ondas para Ubatuba-SP

grafico de vento para sp

Gráfico do vento para Ubatuba-SP

Rio de Janeiro

No RJ, a expectativa é que o mar fique bem grande. A ondulação chegou nesta quarta-feira (22/09) e fez o mar subir para 3,3m com 11 segundos de sul-sudoeste e com forte vento. A partir de amanhã, quinta-feira (23/09), a expectativa é que a ondulação comece a rodar para sudeste. Nesse dia, as ondas terão 3m com 12 segundos de sul com o vento bem menos intenso que no dia anterior e devemos ter um big surf rolando pelos picos do estado, tanto na capital quanto para a Região dos Lagos. 

Na sexta-feira (24/09), o mar ainda vai estar bem grande com 2,8m e 12 segundos de período vindos de sul-sudeste. O vento nordeste pela manhã vai favorecer a maioria dos picos do estado e devemos ter altas ondas. No sábado (25/09), perde um pouco de força, descendo para 2,2m com 10 segundos de período ainda mais de sudeste, mas o vento nordeste deve novamente ajudar a formação das ondas pela manhã. Devemos ter altas ondas no Point de Itaúna, em Saquarema nesses dois dias para a galera que curte ondas grandes e pesadas.

mapa de periodo e espectral para rj

Mapa do período e espectral do dia 23/09  para Rio de Janeiro-RJ

Espírito Santo

O estado capixaba tem tudo para ter dias de altas ondas com a aproximação do swell de sul-sudeste. O mar ganhou bastante tamanho ao longo do dia de hoje (22/09) e amanhã (23/09) ele já amanhece com 3,4m e 13 segundos de período vindos de sul. Ao longo do dia, a ondulação vai virando para sul-sudeste, mas sem perder a força. Na sexta-feira (24/09), as ondas terão 3,1m com ainda os mesmos 13 segundos de período vindos de sul-sudeste. O vento deve ser um problema, principalmente na quinta-feira, soprando de sudoeste intenso pela manhã e amenizando ao longo do dia. Na sexta-feira, o vento vira para nordeste e pode ajudar na formação em alguns picos. 

No fim de semana o mar começa a perder força. No sábado, 25/09, as ondas descem para 2,2m com 12 segundos de período vindos de sul-sudeste. No domingo, 26/09,  o mar segura um pouco e fica com 2m ainda com os 12 segundos de sudeste. Ainda devemos ter boas ondas por todo o estado, principalmente com o vento rodando para norte-nordeste nos dois dias e encaixando de terral em ainda mais picos. 

grafado e altura das ondas para es

Gráfico da altura das ondas para Vila Velha-ES

gráfico de vento para es

Gráfico do vento para Vila Velha-ES

Bahia

Na BA, a ondulação só chega a partir de amanhã (quinta-feira, 23/09) com o swell de sul-sudeste encostando no estado. As ondas vão chegar a 2,5m com 7 segundos de período e rapidamente o período sobe para 14 segundos na sexta-feira (24/09). Vai ter bastante energia chegando com as ondas durante essa ondulação e o vento sudeste deve estar presente nos dois dias, sendo importante checar a previsão do pico escolhido para pegar a melhor hora.

Já no sábado (25/09), a ondulação deve ficar com 2,1m e 12 segundos de período ainda de sul-sudeste. Assim como no domingo (26/09), quando o mar sobe levemente para 2,3m antes de começar a  perder força, com tamanho e período diminuindo. O vento sudeste ameniza no sábado e pode atrapalhar menos a formação das ondas. Já no domingo, ele roda para leste-nordeste e é importante ficar ligado nesse movimento para escolher as melhores condições. 

mapa de periodo e espectral para ba

Mapa do período e espectral do dia 24/09  para Salvador.

Sergipe

Em SE, as ondas só chegam na sexta-feira (24/09), mas o mar reage bem rápido. Durante o dia, ele já chega a 2,9m com 13 segundos de período vindos de sul-sudeste. O vento sudeste moderado pode atrapalhar um pouco a formação, mas já no sábado (25/09) ele roda para leste e pode ser que sua influência seja menor. As ondas seguirão bem fortes com 2,7m e 13 segundos de período. 

No domingo (26/09), a ondulação de sul-sudeste começa a perder força, mas o mar se mantém com 2,5m e 13 segundos de período durante o dia. O vento de leste-nordeste pela manhã pode ajudar na formação das ondas em alguns picos antes de virar para leste à tarde. Na segunda -feira (27/09), as vagas de leste-sudeste passam a ser predominantes no oceano.

grafico de altura das ondas para se

Gráfico da altura das ondas para Aracaju-SE.

gráficos e vento para se

Gráfico do vento para Aracaju-SE

Alagoas

Em AL, a ondulação também sobe apenas na sexta-feira (24/09), reagindo bem ao longo do dia. As ondas saem de 1,6m para 2,8m no fim do dia com 13 segundos de período vindos de sul. No sábado (25/09), as condições devem ser bem parecidas, mas a ondulação roda um pouco para sul-sudeste. Nos dois dias devemos ter um vento moderado de sudeste/ leste durante que pode atrapalhar um pouco a formação das ondas.

Já no domingo (26/09), as vagas de leste-sudeste começam a se intensificar no litoral alagoano e deixam o mar um pouco balançado junto com a ondulação de sul. Ainda devemos ter ondas grandes, com 2,5m chegando, mas com uma formação um pouco pior. Já na segunda-feira (27/09), as vagas se tornam ondulação primária e dão um novo gás as ondas, mas com condições diferentes do fim de semana. O vento moderado do quadrante leste deve seguir predominando no estado nesses dois dias.

mapa de periodo e espectral para algaoas

Mapa do período e espectral do dia 26/09 para Maceió.

Pernambuco

Em PE, a ondulação vai subindo conforme a sexta-feira (24/09) for passando. Assim como nos outros estados do NE, a ondulação deve subir bem rápido. Na sexta-feira, teremos 2,4m com 13 segundos de período vindos de sul. Já no sábado (25/09), as ondas sobem um pouco para 2,5m com 14 segundos de período ainda de sul e promete ser o pico do swell. O vento de sudeste/ leste-sudeste ao longo dos dias pode ser um problema, por isso é importante ficar ligado na previsão do seu pico para pegar a melhor hora do dia. 

No domingo (26/09), a ondulação vai se manter com 2,5m, mas o período desce para 13 segundos de manhã e para 12 à tarde ainda vindo de sul. Já na segunda-feira (27/09), as vagas de leste-sudeste se tornam a ondulação primária, assim como deve rolar em Alagoas. Com isso, o mar pode chegar a 2,8m com 8 segundos de período de leste-sudeste, o vento sudeste tambem deve ser uma constante nesses dois dias. 

gráficos e altura das ondas para pe

Gráfico da altura das ondas para Recife-PE

grafico de vento para pe

Gráfico do vento para Recife-PE

Fernando de Noronha

O nosso paraíso também será contemplado com ondas nos próximos dias. A ondulação de sul encosta na ilha e pode fazer com que role algumas ondas na Quixabinha a partir de sábado, dia 25/09. O swell terá boa energia e potência, com 2,1m com 14 segundos de período. Além disso, uma outra ondulação de norte pode fazer render bons momentos no Boldró com o fundo de pedra. 

No domingo (26/09), a ondulação de sul começa a diminuir, mas segue com bastante influência no mar do arquipélago. Ainda teremos os mesmos 2,1m com 13 segundos de período de sul e o swell de norte fica ainda mais forte! Na segunda-feira (27/09), a expectativa também é muito boa para o Boldró, com o pico do swell de norte e na Quixabinha, com o fim do swell de sul passando pela ilha, já bem alinhado de sudeste. 

O vento sudeste de moderado a intenso deve ser constante ao longo de todos os dias da janela do swell, então vale ficar de olho em cada pico para pegar a melhor hora das ondas. 

mapa de periodo e espectral para noronha

Mapa do período e espectral do dia 25/09 para Noronha.

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias