#ataques 
Nova Gales do Sul - Austrália

Foca Aterroriza Surfistas na Austrália

Sarah Swain - Manly Daily

Na cidade de Manly dois surfistas foram derrubados de suas pranchas e um surfista foi mordido no braço por uma foca irritada

Nathan Shepherd estava surfando na praia de Shelly, em Manly, na Austrália, quando o pinípede saltou para fora da água e grampeou o seu braço, lhe causando feridas profundas que precisaram de cirurgia. Ele disse que achava legal estar surfando com uma foca, até quando ela se voltou contra ele e o atacou.

"Eu pensei que era incrível estar lá fora com uma foca", disse ele ao Daily Telegraph. "Ele estava nadando bem perto de mim. Ele nadou muito rápido - ela pulou para fora da água e me mordeu no braço. Tentei colocar a prancha entre mim e a foca, e depois voltei para a prancha e remei para terra."

A foca foi então em direção a um par de surfistas, os derrubando de suas pranchas. As pranchas de surf, ambas do tipo soft top sustentaram marcas de mordida.

Peter Fitzhardinge foi um dos surfistas cuja prancha ficou danificada. "Eu subi na prancha e comecei a remar para a praia, mas ela ficou agarrada na parte de trás da prancha - Eu podia sentir esse peso morto", ele disse ao Telegraph. "Ela me seguiu até a praia. Eu saí da prancha e depois ela ficou encalhada na praia."

A patrulheira da Surf Life Saving, Victoria O'Halloran disse ao Telegraph que uma vez que a foca encalha, ela tenta manter as pessoas longe dela. "Ela estava incrivelmente agressiva. Eu nunca vi nada parecido".

Quantas vezes as focas e os leões marinhos atacam os surfistas? Raramente. Há relatos ocasionais de comportamento extremamente agressivos destes pinípedes com os surfistas, e este tipo de comportamento tem sido (um pouco espontaneamente) ligado a época de acasalamento e disputas de território. A única coisa que os peritos vão confirmar é que as focas e leões marinhos são animais selvagens e nós não entendemos completamente o seu comportamento. Ou, para colocar em palavras de um surfista local, "eles são basicamente cães selvagens, mas com nadadeiras."

Fonte: Daily Telegraph

Galerias | Mais Galerias