#surf #mergulho #natação 
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Florianópolis recebe curso de apneia para surfistas

Sergio Toledo

O Curso de Apneia Para Surfistas chega a Florianópolis no próximo dia 31 de agosto. O curso, realizado em dois dias, ocorre na Academia Sotália, no Campeche, no sábado (31/8), das 8h30 às 18h30, e na Praia do Novo Campeche, no domingo (1/9), das 9h às 12h

O Curso de Apneia Para Surfistas chega a Florianópolis no próximo dia 31 de agosto. O curso, realizado em dois dias, ocorre na Academia Sotália, no Campeche, no sábado (31/8), das 8h30 às 18h30, e na Praia do Novo Campeche, no domingo (1/9), das 9h às 12h.

Na ocasião, o instrutor Christian Dequeker apresenta seu método de treinamento MSR (Método de Simulação da Realidade), direcionado a todos os amantes dos esportes náuticos, radicais e de alta performance atlética. O curso é indicado para iniciantes e profissionais em qualquer condição física, não importando o nível.

O curso, que acontece nos finais de semana de forma itinerante por todo Brasil, é dividido em três partes: teórica, prática na piscina e prática no mar. “O objetivo é manter o aluno mais calmo, confiante e tranquilo nos momentos de maior dificuldade. Segurança no mar é essencial sempre”, diz o instrutor Christian Dequeker.

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, os florianopolitanos terão a oportunidade de aprender técnicas de respiração, como melhorar o tempo de apneia, como aumentar a capacidade pulmonar, ampliar a consciência corporal, técnicas de natação no mar, dicas de leitura do mar, entre outros ensinamentos.

O curso pode ser realizado por todos que praticam surf, stand-up, kite, wakeboard, bodyboard, bodysurf, triatlon, vela, natação, entre outros esportes aquáticos. “A apneia é uma técnica de mergulho usada para permanecer por muito tempo debaixo da água, apenas com a respiração do pulmão. Lidar com situações adversas no mar faz parte do universo de todos atletas dos esportes de água”, conta o instrutor.

Os benefícios destacados por quem já fez o curso são aumento do fôlego e resistência; ganho de segurança, tranquilidade e confiança; controle de medo e ansiedade em momentos de stress, melhora da performance e recuperação após esforço intenso.

Pelas mãos de Christian já passaram diversos atletas de renome, incluindo três surfistas do circuito mundial: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Deivid Silva. Também já treinaram com Christian nomes como Fabio Gouveia, Guga Arruda, Lucas Chumbinho, Nicole Pacelli, Alana Pacelli, Marcio Freire, Junior Faria, Romeu Bruno, Sylvio Mancusi, Dê da Barra, Luis Roberto Formiga, Danilo Costa, Henrique Pistilli, Suelen Naraisa, Armando Daltro, Andrea Lopes, Gabriel Pastori, Claudia Gonçalves e muitos outros surfistas amadores e profissionais. Além de preparar alpinistas para o Everest e de treinar o ultramaratonista recordista Luciano Prado dos Santos.

Christian é formado em educação física e foi duas vezes recordista brasileiro em freediving (1999-apnéia dinâmica; 2003-apneia em mergulho profundo) e 5º lugar com a equipe brasileira no campeonato mundial de mergulho livre na Espanha, em 2001.  Também é formado pela K38 em resgate com moto aquática e é professor dos atletas em formação do Instituto Gabriel Medina, em Mareisas (SP), onde ministra aulas de apneia, respiração e sobrevivência no mar.

As vagas para o curso são limitadas para 40 participantes apenas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Apneia Surf Brasil.

Curso de Apneia para Surfistas em Florianópolis

31 de agosto e 1º de setembro | das 8h30 às 18h30, no sábado, e das 9h às 12h, no domingo

Academia Sotália (Av Pequeno Príncipe 231 – Campeche) e Praia do Novo Campeche

Informações e inscrições  https://www.apneiasurfbrasil.com.br/

Galerias | Mais Galerias