#competições #bodyboarding 

Florianópolis dá largada ao SC Bodyboarding Tour 2025 com show de manobras e estrelas nacionais

27/Mar/2025 - Alice Mendes - Navegantes - Santa Catarina - Brasil
Hermano Castro. Foto de Tómina Adorian

Primeira etapa na Praia do Matadeiro reuniu lendas do esporte, talentos promissores e a única nota 10 do evento, abrindo com estilo a temporada do circuito catarinense de bodyboard

Florianópolis, SC - Floripa foi o palco de abertura do SC Bodyboarding Tour 2025, que teve sua primeira etapa realizada nos dias 22 e 23 de março, na Praia do Matadeiro, ao sul da ilha. Apresentado pela ArcelorMittal, o evento reuniu atletas de vários estados e contou com performances de alto nível, marcando com intensidade o início da temporada.

O sábado começou com ondas na casa do meio metro e boa formação, permitindo aos competidores boas execuções de manobras. Conforme a maré foi mudando, os atletas precisaram se adaptar às novas condições, enfrentando algumas baterias desafiadoras que exigiram estratégia, técnica e leitura de onda.

  Com a presença de lendas do bodyboard nacional, como Eder Luciano (SC), Gugu Barcellos (RJ), Marlus Joca (CE), Paola Simão (RJ), Joselani Amorin (RS), Mayra Gonçalves (PR) e Cris Silva (SC), o evento teve um nível técnico elevado desde a primeira fase.

Da promessa à nota perfeita

Um dos momentos mais marcantes foi protagonizado por Natanael Bueno (PR), que com apenas quatro meses de prática no bodyboard e estreando em competições, pegou a maior onda do evento durante a semifinal da categoria Iniciantes. A cena arrancou aplausos e comentários como “parecia que ele desceu um prédio”, segundo os competidores na areia. Apesar da nota não ter sido suficiente para a classificação, a coragem do jovem atleta chamou atenção.

O ápice técnico do fim de semana ficou por conta do catarinense e Top 5 mundial Eder Luciano, que recebeu a única nota 10 do evento ao completar um ARS (Air Roll Spin) seguido de um rolo. A manobra arrancou gritos do público e total aprovação dos juízes. Na final da categoria PRO Masculino, Eder superou Hermano Costa (RJ) com uma somatória de 14.75, garantindo a vitória com 3.25 pontos de vantagem.

Veja o 10 de Eder Luciano no Instagram aqui.

Tradição e vitórias no feminino

No feminino, o domínio catarinense veio com sabor familiar: a local do pico e presidente da Federação Catarinense de Bodyboard (FECAB), Cris Silva, venceu a categoria Master Feminino, somando 12.25 pontos. Na categoria Open Feminino, sua filha, Doris Melo, campeã catarinense Open em 2024, também levou a melhor, começando 2025 com o pé direito.

Confira os campeões da 1ª etapa do SC Bodyboarding Tour 2025:

PRO Masculino

Eder Luciano (SC)

Hermano Castro (RJ)

Gabriel Castro (CE)

André Luiz (RJ)

PRO Feminino

Joselani Amorim (RS)

Mayra Gonçalves (PR)

Francis Aoto (PR)

Paola Simão (RJ)

Open Masculino

Gustavo Barreto (RJ)

Nathan Henrique (PR)

Paulo Henrique (SC)

Luis Antônio Pittol (SC)

Open Feminino

Doris Melo (SC)

Mayra Gonçalves (PR)

Joana Pereira (SC)

Marta Andrade (RS)

Master Feminino

Cris Silva (SC)

Perola de Souza (PR)

Naiara Stringhini (SC)

Alé Nahra (SC)

Master Masculino

Paulo Henrique (PR)

Gugu Barcelos (RJ)

Flávio Henrique (PR)

Marlon José (PR)

Legends

Marlus Joca (CE)

Gugu Barcelos (RJ)

Djan Porrua de Freitas (SC)

Ronaldo Figueiredo (SC)

Iniciantes

Antônio Paris (PR)

Pedro Henrique Dorneles (PR)

Alan Cauan dos Santos (PR)

Matheus Lima (SC)

Sub 14 Mista

José Fernando Paris (PR)

Natanael Bueno (PR)

Ryan Brayan (PR)

Nauan Arthoff (SC)

Próxima parada: Navegantes

A expectativa agora é para a segunda etapa do SC Bodyboarding Tour 2025, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, na cidade de Navegantes. Com o alto nível apresentado na abertura, a disputa pelo ranking promete seguir acirrada.