Finalização do Semillero Olas Pro Tour 2024 contou com hegemonia brasileira
Os oito atletas líderes do ranking, entre eles dois brasileiros, agora vão para Portugal representando a equipe Sul-Americana para competir no Olas Pro Tour Europa
29/Mai/2024 - CRS ComunicaçãoApós percorrer três países – Chile, Peru e Equador – o Semillero Olas Pro Tour 2024, um dos principais circuitos de surf nas categorias de base sul-americano, foi concluído no Brasil com a sétima e última etapa. Com uma exibição de talento, os surfistas brasileiros dominaram as competições, com destaque para a única atleta estrangeira a subir ao pódio dos campeões, a peruana Brianna Barthelmess.
O evento que teve início na sexta-feira (24/05), foi finalizado no último domingo (26/05), na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, debaixo de fortes chuvas e ondas de até um metro, e contou com as categorias Subs 10, 12, 14, 16 e 18 em disputas.
Na principal categoria, Sub 18, Brianna Barthelmess, do Peru, mostrou sua superioridade nas ondas e conquistou o título de campeã na categoria feminina, levando para casa o prêmio de U$ 1.000,00. No masculino, o carioca bicampeão estadual, Gabriel Dantas, sagrou-se campeão do inédito título, também garantindo o cheque de U$ 1.000,00.
O circuito, que investiu mais de 70 mil dólares em prêmios ao longo de suas sete etapas, foi palco de emocionantes disputas nas diversas categorias. Na Sub 10, os grandes campeões foram o catarinense Guilherme Goulart e a paulista Maria Chuquer. Na Sub 12, o potiguar Matheus Jhones, radicado em São Paulo, e novamente Maria Chuquer, do Guarujá, subiram ao pódio. Na Sub 14, os paulistas Vini Palma e Paula Stefani se destacaram como os grandes vencedores. Na Sub 16, Ryan Martins, de Santa Catarina, e a carioca Lanay Thompson conquistaram os títulos e os prêmios de U$ 1.000,00 cada.
“Vimos performances impressionantes e tentamos investir numa organização exemplar. Espero que tenhamos agradado a todos em todos os países que passamos. O Semillero Olas Pro Tour 2024 reafirmou a força do surf sul-americano, promovendo um intercâmbio cultural e esportivo e revelando novos talentos que prometem brilhar nas próximas competições internacionais”, destacou Roberto Muelas, idealizador do Semillero Olas Pro Tour 2024, organizador do evento.
O Semillero Olas Pro Tour mobilizou mais de 400 participantes de lugares como Chile, Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Panamá, Nicarágua e Colômbia, fortalecendo e incentivando a nova geração de talentos do surf na região sul-americana. E não para por aqui! Os atletas que encabeçam o ranking do circuito terão mais desafios e dois brasileiros fazem parte desta equipe, Nicolas Oliveira, de São Paulo, e Guilherme Goulart, de Santa Catarina.
A partir de agora, os atletas líderes do ranking 2024, do Semillero Olas Pro Tour, no Feminino: a Colomba Melus (Sub 10 – CHI), Emma García (Sub 12 – PER), Brianna Barthelmess (Subs 14, 16 e 18 – PER). E no Masculino: Guilherme Goulart (Sub 10 – SC – Brasil), Romano Menichetti (Sub 12 – CHI), Nicolas Oliveira (Sub 14 – SP – Brasil), Thiago Passeri (Subs 16 e 18 – ARG), são os atletas que conquistaram suas vagas na equipe sul-americana e competirão no Olas Pro Tour Europa, em Portugal, evento homologado pela World Surf Cities - Rede Global de Cidades do Surf, entre os dias 6 a 14 de outubro, na Ericeira e Viana de Costelo.
“Esta viagem é a premiação principal para os melhores dos melhores, para os que lideram o ranking do circuito do ano de 2024. É a oportunidade que eles terão de mostrarem seus talentos representando a América do Sul na Europa”, finalizou Roberto Muelas.
Sobre Semillero Olas Pro Tour
O Semillero Olas Pro Tour foi um circuito de surf dedicado a promover o intercâmbio cultural e esportivo entre os atletas, sempre com o objetivo de apoiar o talento emergente no mundo do surf. Com etapas em vários países sul-americanos, o circuito oferece uma plataforma para jovens surfistas mostrarem seu potencial e competirem em um ambiente que simula os grandes eventos profissionais.
Campeões da 7ª etapa do Semillero Olas Pro Tour 2024 – Brasil
Masculino :
Sub 10
1.- Guilherme Goulart (SC – Brasil)
2.- Davi Lucca (BA – Brasil)
3.- Bernardo Pires (SP – Brasil)
4.- Beltrán Majluf (CHI)
5.- Matteo Durão (SP – Brasil)
Sub 12
1.- Matheus Jhones (RS – Brasil)
2.- Andrés Majluf (CHI)
3.- Pedro Canônico (SP – Brasil)
4.- Bernardo Pires (SP – Brasil)
Sub 14
1.- Vini Palma (SP – Brasil)
2.- Michele Demétrio (SC – Brasil)
3.- Phellype da Silva (CE – Brasil)
4.- Petrus Dantas (RJ – Brasil)
Sub 16
1.- Ryan Martins (SC – Brasil)
2.- Pablo Gabriel (RJ – Brasil)
3.- Vini Palma (SP – Brasil)
4.- Kailani Rennó (SP – Brasil)
Sub 18
1 - Gabriel Dantas (RJ – Brasil)
2 - Romeo Chavez (COL)
3 - Kailani Rennó (SP – Brasil)
4 - Thiago Passeri (ARG)
Feminino
Sub 10
1.- María Clara Chuquer (SP – Brasil)
2.- Colomba Melus (CHI)
3.- Ohana Baptista (RJ – Brasil)
4.- Clarissa Menichetti (CHI)
Sub 12
1.- María Clara Chuquer (SP – Brasil)
2.- Antonella Garcia (PER)
3.- Emma García (PER)
4.- Josefa Melus (CHI)
Sub 14
1.- Paula Stefani (SP – Brasil)
2.- Maeva Guastalla (SP – Brasil)
3.- Lanay Thompson (RJ – Brasil)
4.- Mariana Bernardino
Sub 16
1.- Lanay Thompson (RJ – Brasil)
2.- Isidora Bulto (CHI)
3.- Matilda Bulto (CHI)
4.- Brianna Barthelmess (PER – Brasil)
Sub 18
1.-Brianna Barthelmess (PER)
2.- Isidora Bulto (CHI)
3.- Victoria Muñoz (ARG)
4.- Lanay Thompson (RJ – Brasil)
Masculino
Sub 10 Masculino – Guilherme Goulart (SC – Brasil)
Sub 12 Masculino – Romano Menichetti (CHI)
Sub 14 Masculino – Nicolas Oliveira (SP – Brasil)
Subs 16 e 18 Masculino – Thiago Passeri (ARG)
Sub 12 Feminino – Emma García (PER)
Subs 14, 16 e 18 Feminino – Brianna Barthelmess (PER)
Feminino
Sub 10 Feminino – Colomba Melus (CHI)
Sub 12 Feminino – Emma García (PER)
Sub 14 Feminino – Brianna Barthelmess (PER)
Sub 16 Feminino - Victoria Muñoz (ARG)
Sub 18 Feminino – Isadora Bulto (CHI)