#surf #atletas 

Finalização do Semillero Olas Pro Tour 2024 contou com hegemonia brasileira

CRS Comunicação

Os oito atletas líderes do ranking, entre eles dois brasileiros, agora vão para Portugal representando a equipe Sul-Americana para competir no Olas Pro Tour Europa

Após percorrer três países – Chile, Peru e Equador – o Semillero Olas Pro Tour 2024, um dos principais circuitos de surf nas categorias de base sul-americano, foi concluído no Brasil com a sétima e última etapa. Com uma exibição de talento, os surfistas brasileiros dominaram as competições, com destaque para a única atleta estrangeira a subir ao pódio dos campeões, a peruana Brianna Barthelmess.

O evento que teve início na sexta-feira (24/05), foi finalizado no último domingo (26/05), na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, debaixo de fortes chuvas e ondas de até um metro, e contou com as categorias Subs 10, 12, 14, 16 e 18 em disputas.

Na principal categoria, Sub 18, Brianna Barthelmess, do Peru, mostrou sua superioridade nas ondas e conquistou o título de campeã na categoria feminina, levando para casa o prêmio de U$ 1.000,00. No masculino, o carioca bicampeão estadual, Gabriel Dantas, sagrou-se campeão do inédito título, também garantindo o cheque de U$ 1.000,00.

O circuito, que investiu mais de 70 mil dólares em prêmios ao longo de suas sete etapas, foi palco de emocionantes disputas nas diversas categorias. Na Sub 10, os grandes campeões foram o catarinense Guilherme Goulart e a paulista Maria Chuquer. Na Sub 12, o potiguar Matheus Jhones, radicado em São Paulo, e novamente Maria Chuquer, do Guarujá, subiram ao pódio. Na Sub 14, os paulistas Vini Palma e Paula Stefani se destacaram como os grandes vencedores. Na Sub 16, Ryan Martins, de Santa Catarina, e a carioca Lanay Thompson conquistaram os títulos e os prêmios de U$ 1.000,00 cada.

“Vimos performances impressionantes e tentamos investir numa organização exemplar. Espero que tenhamos agradado a todos em todos os países que passamos. O Semillero Olas Pro Tour 2024 reafirmou a força do surf sul-americano, promovendo um intercâmbio cultural e esportivo e revelando novos talentos que prometem brilhar nas próximas competições internacionais”, destacou Roberto Muelas, idealizador do Semillero Olas Pro Tour 2024, organizador do evento.

O Semillero Olas Pro Tour mobilizou mais de 400 participantes de lugares como Chile, Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Panamá, Nicarágua e Colômbia, fortalecendo e incentivando a nova geração de talentos do surf na região sul-americana. E não para por aqui! Os atletas que encabeçam o ranking do circuito terão mais desafios e dois brasileiros fazem parte desta equipe, Nicolas Oliveira, de São Paulo, e Guilherme Goulart, de Santa Catarina.

A partir de agora, os atletas líderes do ranking 2024, do Semillero Olas Pro Tour, no Feminino: a Colomba Melus (Sub 10 – CHI), Emma García (Sub 12 – PER), Brianna Barthelmess (Subs 14, 16 e 18 – PER). E no Masculino: Guilherme Goulart (Sub 10 – SC – Brasil), Romano Menichetti (Sub 12 – CHI), Nicolas Oliveira (Sub 14 – SP – Brasil), Thiago Passeri (Subs 16 e 18 – ARG), são os atletas que conquistaram suas vagas na equipe sul-americana e competirão no Olas Pro Tour Europa, em Portugal, evento homologado pela World Surf Cities - Rede Global de Cidades do Surf, entre os dias 6 a 14 de outubro, na Ericeira e Viana de Costelo.

“Esta viagem é a premiação principal para os melhores dos melhores, para os que lideram o ranking do circuito do ano de 2024. É a oportunidade que eles terão de mostrarem seus talentos representando a América do Sul na Europa”, finalizou Roberto Muelas.

Sobre Semillero Olas Pro Tour

O Semillero Olas Pro Tour foi um circuito de surf dedicado a promover o intercâmbio cultural e esportivo entre os atletas, sempre com o objetivo de apoiar o talento emergente no mundo do surf. Com etapas em vários países sul-americanos, o circuito oferece uma plataforma para jovens surfistas mostrarem seu potencial e competirem em um ambiente que simula os grandes eventos profissionais.

 Campeões da 7ª etapa do Semillero Olas Pro Tour 2024 – Brasil

Masculino :

Sub 10

1.- Guilherme Goulart (SC – Brasil)

2.- Davi Lucca (BA – Brasil)

3.- Bernardo Pires (SP – Brasil)

4.- Beltrán Majluf (CHI)

5.- Matteo Durão (SP – Brasil)

Sub 12

1.- Matheus Jhones (RS – Brasil)

2.- Andrés Majluf (CHI)

3.- Pedro Canônico (SP – Brasil)

4.- Bernardo Pires (SP – Brasil)

Sub 14

1.- Vini Palma (SP – Brasil)

2.- Michele Demétrio (SC – Brasil)

3.- Phellype da Silva (CE – Brasil)

4.- Petrus Dantas (RJ – Brasil)

Sub 16

1.- Ryan Martins (SC – Brasil)

2.- Pablo Gabriel (RJ – Brasil)

3.- Vini Palma (SP – Brasil)

4.- Kailani Rennó (SP – Brasil)

Sub 18

1 - Gabriel Dantas (RJ – Brasil)

2 - Romeo Chavez (COL)

3 - Kailani Rennó (SP – Brasil)

4 - Thiago Passeri (ARG)

Feminino

Sub 10

1.- María Clara Chuquer (SP – Brasil)

2.- Colomba Melus (CHI)

3.- Ohana Baptista (RJ – Brasil)

4.- Clarissa Menichetti (CHI)

Sub 12

1.- María Clara Chuquer (SP – Brasil)

2.- Antonella Garcia (PER)

3.- Emma García (PER)

4.- Josefa Melus (CHI)

Sub 14

1.- Paula Stefani (SP – Brasil)

2.- Maeva Guastalla (SP – Brasil)

3.- Lanay Thompson (RJ – Brasil)

4.- Mariana Bernardino

Sub 16

1.- Lanay Thompson (RJ – Brasil)

2.- Isidora Bulto (CHI)

3.- Matilda Bulto (CHI)

4.- Brianna Barthelmess (PER – Brasil)

Sub 18

1.-Brianna Barthelmess (PER)

2.- Isidora Bulto (CHI)

3.- Victoria Muñoz (ARG)

4.- Lanay Thompson (RJ – Brasil)

Líderes do Ranking 2024 – Circuito Semillero Olas Pro Tour


Masculino

Sub 10 Masculino – Guilherme Goulart (SC – Brasil)

Sub 12 Masculino – Romano Menichetti (CHI)

Sub 14 Masculino – Nicolas Oliveira (SP – Brasil)

Subs 16 e 18 Masculino – Thiago Passeri (ARG)

 

Feminino

Sub 10 Feminino – Colomba Melus (CHI)

Sub 12 Feminino – Emma García (PER)

Subs 14, 16 e 18 Feminino – Brianna Barthelmess (PER)

Feminino

Sub 10 Feminino – Colomba Melus (CHI)

Sub 12 Feminino – Emma García (PER)

Sub 14 Feminino – Brianna Barthelmess (PER)

Sub 16 Feminino - Victoria Muñoz (ARG)

Sub 18 Feminino – Isadora Bulto (CHI)