#wqs #competições #surf 

Final fluminense nas maravilhosas ondas de Noronha

16/Fev/2009 - Chico Padilha - Fernando de Noronha (PE) - Brasil

Quem viu Bruno Santos passar de bugre rumo as ondas da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, no final de tarde do domingo passado, talvez não imaginasse que o atleta de Niterói, Rio de Janeiro, conquistara poucas horas antes ao Hang Loose Pro Contest, mais uma vez realizado nas excelentes ondas da própria "Cacimba", onde a competição completou dez edições realizadas consecutivamente , distribuiu 120 mil dólares e valeu ao campeão Bruno Santos 2000 pontos no World Qualifying Series, o WQS, a divisão mundial de acesso à elite, o World Championship Tour, de sigla WCT.

Bruno com a vitória de 2000 pontos é o novo líder do WQS seguido de Darrel Goodrum, agora com 1970 pontos na soma de etapa em seu país que a Flórida recebeue da competição que Fernando de Noronha sediou até este domingo , quando então a previsão da melhora das ondas em relação aos dois dias anteriores se confirmou e notas excelentes voltaram a se repetir, a melhor delas com Bruno Santos, autor de 9,9 pontos em onda surfada nos trinta minutos finais, por pouco não igualando ao dez alcançado nos dias antes pelos dois terceiros colocados do Hang Loose 2009, Marcelo Trekinho, da cidade do Rio de Janeiro, e Marco Polo, de Florianópolis, os quais foram superados nas semifinais respectivamente pelo vice campeão e então defensor do título Raoni Monteiro, de Saquarema na região dos lagos fluminenses, e pelo campeão da prova.

Vitória estimulante O niteroiense Bruno Santos declarou " Pretendia este ano disputar uns poucos eventos e me dedicar a viagens e outras ações, mas um bom começo de temporada assim certamente levará a, com meus patrocinadores, repensar as minhas metas. Noronha é o lugar no qual mais eu gosto de competir" concluiu Bruno que na folga do sábado realizou passeio de barco em companhia da mulher e da filha Sofia, de pouco mais de um ano e que - indiferente às disputas, desfilava seu carisma e energia se dividindo entre as areias e a parte mais rasa do mar da Cacimba do Padre, já cotada para em 2010 comemorar em Fernando de Noronha uma década de Hang Loose com a edição sendo válida pelo WCT e trazendo ao seu próximo verão de ondas tubulares os melhores surfistas do planeta quando então, se depender do que foi visto na Cacimba do Padre, muitos deles serão brazucas que tentarão repetir as mais recentes vitórias internacionais de Bruno Santos, a da etapa do WCT 2008 no Tahiti, e a conquistada no Hang Loose Pro Contest 2009, na mais "havaiana" das ondas brasileiras, as da maravilha da natureza chamada Fernando de Noronha.

Pertos do pódio Patrick Tamberg com nono lugar, Sergio Lima, em décimo sétimo, estes foram os maiores destaques noronhenses, cujo campeão máster Caia de Sousa, avançando à segunda fase foi outro representante destacado.

Caia Sousa esteve presente no pódio na condição de presidente da Associação de surf da ilha, ele entregou troféu - uma xilogravura do artista J.Borges, e cheque a um dos quatro finalistas, ocasião em que ressaltou a importância para o surf ilhéu que representa o cada vez mais importante intercâmbio, ressaltando também as seletivas exclusivas para os surfistas nativos, as quais foram o meio de acesso de surfistas como Sergio Lima, Felipe Hudson e Dudu Sousa.

Vale ressaltar que Patrick Tamberg, o maior expoente do surf de Fernando de Noronha, tem pretensões de se manter competindo na divisão de acesso mundial mas se ressente da falta de um patrocínio.

Segundo Rildo Iaponan, um dos mais atuantes do surf na ilha e incentivador de Patrick, já em 2008 o atleta não contou com apoio total do seu agora ex-patrocinador, o qual ventilou a hipótese de renovar o contrato apenas na segunda metade do ano, o que foi descartado por Tamberg, pois ele, um atleta de ponta, quer acelerar rumo a tubos e pódios, estes que no Hang Loose 2009 chegou muito perto de ser conquistado por ele e por outros surfistas a exemplo dos pernambucanos ambos quinto colocados Ian Gouveia, ainda amador, e Bernardo "Pig" Miranda, que chegou perto de repetir ao pódio de 2005 quando foi terceiro nos perfeitos tubos noronhenses.

Destino diferenciado

A possível entrada de Fernando de Noronha no seleto clube de palcos de provas do World Championship Tour (WCT) a colocará em um mais seleto grupo, os de ilhas que recebem o circuito, e são o Havaí, o Taití, e as ilhas Fiji, as mais lembradas no planeta quando se trata de paraísos com ondas, e as quais Fernando de Noronha, maravilha da natureza, não fica nada a dever não só em beleza quanto em condições para que a passagem da elite do surf para nela competir se perpetue, a exemplo do Hang Loose Pro, o mais tradicional, e de melhores ondas, evento do surf mundial no Brasil.

Depois de completar 10 anos de sucesso no WQS, a meta agora é tentar transformar o Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha em uma das etapas do ASP World Tour já a partir do ano que vem. "Vamos tentar de todo jeito o WCT, já temos o aval do Governo de Pernambuco, do patrocinador principal que é a Hang Loose, da Administração de Fernando de Noronha e aqui é um lugar que preenche todos os requisitos. Tivemos muitos tubos durante toda a semana, hoje, mesmo um pouco menor, eles estavam aí, então vamos trabalhar para dar o merecido valor a este evento que é um dos mais tradicionais do mundo e feito no verdadeiro Maracanã do surfe brasileiro, que é Fernando de Noronha", disse Geraldo Cavalcanti, presidente da Associação Nordestina de Surf (ANS) e um dos organizadores do Hang Loose Pro Contest desde que ele mudou para o estado de Pernambuco em 1996, até chegar em Noronha no ano 2000.

O diretor-presidente da Hang Loose, Álfio Lagnado, que atua como diretor de prova do campeonato, também confirmou a intenção: "É o sonho que a gente vai continuar batalhando. Se não der no ano que vem, vamos tentar para o próximo e assim vamos tentando até conseguir. O evento este ano deu altos tubos, o lugar é fantástico, uma beleza natural maravilhosa e acredito que Noronha tem tudo o que a ASP procura para as etapas do WCT. Todo mundo viu um show de surfe desde as primeiras baterias e parabéns a todos os urfistas, juízes, enfim, todos que se envolveram para o sucesso do evento. Ano que vem tem mais!"

Com patrocínio exclusivo da Hang Loose, a 10ª. edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha contou com importante parceria doGoverno do Estado de Pernambuco (por intermédio da Empetur –Secretaria de Turismo) e Administração de Fernando de Noronha, ProjetoTamar, Napali Supatech Ribstop, além do co-patrocínio das lojas StarPoint, Central Surf, Overboard, Bleat, Hot Water, Sthill, KYW, WQSurf,Bali Surf Shop, Star Surf, Tchuk Jhones e Surfstore. O eventohomologado pela ASP South America como terceira etapa do WQS, foirealizado também com apoio da Federação Pernambucana de Surf,Associação Nordestina de Surf (ANS), Gráfica Formags.