Finais da Sub-18 Estão Formadas no Surf de Base 2025 em Porto de Galinhas
Quarto dia de competição tem muita emoção na definição das finais da Sub-18 e a estreia da categoria Sub-16, também seletiva para a Seleção Brasileira Júnior.
07/Mai/2025 - Assessoria de Imprensa da CBSurf - Ipojuca - Pernambuco - BrasilIpojuca, PE – 06 de maio de 2025 – O CBSurf Surf de Base 2025 teve um dia de definições importantes e novas estreias na Praia do Borete, em Porto de Galinhas. Ao todo, foram realizadas 31 baterias de 8 fases diferentes, em um dia que selou os nomes dos finalistas das grandes finais da categoria Sub-18 – tanto no masculino quanto no feminino – além da aguardada estreia da categoria Sub-16, também seletiva para a Seleção Brasileira Júnior 2026. As finais de todas as categorias serão disputadas no próximo domingo, 11 de maio.
O CBSurf Surf de Base é o principal campeonato de formação de atletas do país e define os títulos nacionais das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, além de servir como seletiva oficial para a Seleção Brasileira Júnior 2026, que representará o Brasil no Mundial da ISA. O evento também define a federação campeã por estados, com base no desempenho coletivo das equipes.
A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceria com a Federação Pernambucana de Surf (FEPESurf), com patrocínio da Prefeitura de Ipojuca e da Secretaria Especial de Esportes de Ipojuca, com apoio do prefeito Carlos Santana e do secretário Deri Costa.
> Confira neste link todos os resultados, fotos, notícias e transmissão na página do evento
A manobra de assinatura da Luara Mandelli continua levando ela para grandes finais. Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf.
LUARA MANDELLI E ALEXIA MONTEIRO COMPLETAM A FINAL FEMININA SUB-18
A grande final da categoria Sub-18 Feminino está oficialmente formada. As últimas duas vagas foram preenchidas nesta terça-feira pelas atletas Luara Mandelli (PR) e Alexia Monteiro (RS), que avançaram pela chave da repescagem e se juntam a Aysha Ratto (RJ) e Gabriely Vasque (PR), classificadas pela chave principal.
A final reúne quatro surfistas que representam o alto nível técnico da nova geração. Três delas — Aysha, Gabriely e Alexia — já integraram o Dream Tour, e Luara está confirmada na elite do circuito profissional em 2025.
Luara foi destaque ao longo de todo o evento e chegou à final da chave principal, mas caiu após uma interferência. Mostrando foco e maturidade, deu a volta por cima na repescagem:
“A gente precisa ver a repescagem como uma verdadeira segunda chance. Ontem fiquei muito triste, mas conversei com pessoas que me ajudaram a entender que ainda podia virar o jogo. Coloquei na cabeça que era só mais uma bateria. Eu vinha surfando bem, era só manter. Tô muito feliz.”
Alexia Monteiro comemorou cada avanço de bateria com os companheiros da equipe gaúcha. Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf.
Com trajetória oposta à de Luara, a gaúcha Alexia Monteiro enfrentou o caminho mais longo: perdeu na primeira bateria do evento e teve que disputar sete baterias em quatro dias. Depois de ser eliminada na primeira rodada do campeonato, ela iniciou sua caminhada pela repescagem, sem margem para erro.
Alexia, que foi 4ª colocada do Dream Tour 2024, relatou dificuldades nos primeiros eventos da temporada de 2025 por ainda se recuperar fisicamente de uma embolia pulmonar que teve no início do ano. Chegou em Pernambuco sem plena confiança física, mas com muito coração. A emoção tomou conta dela ao comentar sobre a classificação para a grande final.
“Desculpa… eu tinha falado que não ia me emocionar até chegar na final, mas foram muitas baterias. Confesso que quando perdi no primeiro round, achei que tinha acabado pra mim. Mas me mantive forte e confiante no meu surf. Meu objetivo era chegar na final, e eu consegui. Tô realmente muito feliz porque o circuito de base tem um valor especial pra mim. Fui campeã brasileira Sub-16 da base num ano difícil, e agora tô aqui de novo, representando o Rio Grande do Sul, que me acolheu com tanto carinho.”
Ryan Martins manobra com estilo e precisão para marcar boas notas. Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf.
VIRADA EMOCIONANTE DEFINE OS DOIS ÚLTIMOS FINALISTAS DA SUB-18 MASCULINO
A bateria que definiu os dois últimos classificados para a grande final da Sub-18 Masculino foi uma das mais acirradas do evento até aqui. Os quatro competidores apostaram em todas as oportunidades para construir suas notas. Cada onda podia ser decisiva — e foi exatamente o que aconteceu.
Nos minutos finais, todos os atletas conseguiram surfar boas ondas, levando a decisão ao limite. Quando o cronômetro zerou, o placar parcial apontava Kauã Carvalho (PR) e John Muller (SE) como classificados. Mas as últimas notas ainda estavam para sair, e a tensão tomou conta da praia.
A reviravolta veio: Kalani Robles (SP), que ocupava a última posição até então, subiu para primeiro lugar com um aéreo de frontside executado na junção. Ryan Martins (SC) também virou, conquistando a segunda vaga e deixando Kauã e John fora da final. A comemoração foi imediata, com gritos, abraços e emoção entre atletas, treinadores e familiares.
Kalani Robles, que no dia anterior fez o maior somatório do evento até agora, continuou a estratégia de apostar nos aéreos de frontside para vencer mais uma bateria. Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf.
Kalani, que entrou na repescagem ainda na segunda fase e disputou múltiplas baterias até aqui, vibrou com a conquista:
“Caraca, é um caminho muito difícil. E pra ser sincero, nem esperava chegar tão longe. Mas fui passando bateria por bateria, focado, mandando aéreo, fazendo manobra forte. Isso é fruto de tudo que venho treinando. Tô realmente muito feliz.”
Sobre a nota decisiva conquistada com um aéreo nos minutos finais, ele contou:
“Vi a junção chegando e pensei: ‘é agora’. E consegui voltar. Foi demais!”
Ryan Martins comemorou muito a vitória quando recebeu o resultado na areia. Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf.
Ryan, que havia sido eliminado na última fase da chave principal, aproveitou a nova chance:
“Foi bem difícil, mas eu não desanimei. Sabia que meu surf tava no pé e que, se Deus tinha me dado mais uma oportunidade, era pra dar tudo de mim. Agora é foco total. Vamos buscar esse título de campeão brasileiro!”
Com o resultado, a grande final da Sub-18 Masculino será disputada por Arthur Villar (PB), Guilherme Lemos (RJ), Kalani Robles (SP) e Ryan Martins (SC) — quatro atletas que representam não só o talento da nova geração, mas também trajetórias distintas marcadas por superação e alto rendimento.
Julia Stefani, de 13 anos, foi o grande nome do dia no feminino. Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf.
ESTREIA DA SUB-16 TRAZ NOVOS ROSTOS PARA A PRAIA DO BORETE
Após três dias de concentração total na Sub-18, a terça-feira marcou a estreia da categoria Sub-16, que também vale vaga na Seleção Brasileira Júnior 2026.
No feminino, o destaque ficou com a paulista Julia Stefani (SP), que fez o maior somatório da categoria (10.14), incluindo também a maior nota (5.17).
No masculino, Anuar Chiah (PR) teve o maior somatório com 12.16, enquanto o paulista Bryan Almeida (SP) fez a melhor nota do dia (7.33), com um aéreo reverse bem executado:
“Foi uma onda que não tinha muito potencial, mas eu consegui extrair o máximo dela. Coloquei um aéreo bem encaixado, deu certo. Tenho treinado muito esse tipo de manobra.”
Bryan Almeida é um dos grandes nomes da equipe paulista. Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf.
QUARTA-FEIRA SERÁ DA NOVÍSSIMA GERAÇÃO SUB-12
Com as finais Sub-18 definidas, os finalistas dessas categorias terão uma pausa na programação até domingo (11/05). A quarta-feira (07/05), após a realização da última bateria da Repescagem 1 Sub-16 Masculino, será dedicada à novíssima geração do surf brasileiro, com foco total na categoria Sub-12. Caso sejam realizadas todas as baterias previstas no cronograma, as grandes finais do masculino e feminino desta categoria já poderão ser definidas.
A chamada será feita bem cedo na praia às 06h30, com possível início às 07h00, para um dia longo com 38 baterias e uma expectativa de melhores condições no mar:
“Tudo indica que as ondas que eram pra ter entrado hoje devem vir amanhã”, informou Raoni Monteiro, diretor de prova do campeonato.
Cartaz Surf de Base 2025 Borete Porto de Galinhas
DETALHES DA COMPETIÇÃO, TRANSMISSÃO E PARCEIROS OFICIAIS
CBSurf Surf de Base 2025
? Data: 03 a 11 de Maio
? Local: Praia do Borete, Porto de Galinhas, Ipojuca-PE
A etapa está sendo transmitida ao vivo no YouTube pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf, com também cobertura pelo perfil @cbsurfoficial no Instagram, permitindo que os fãs do surf acompanhem cada os bastidores das disputas.
Realizado em formato de etapa única e com sistema de repescagem inspirado no Mundial Júnior da ISA, o evento conta com 248 atletas de 15 federações estaduais, disputando as categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, nos gêneros masculino e feminino. Estão em jogo os títulos nacionais individuais e por estados, além das vagas na Seleção Brasileira Júnior de 2026.
Patrocínio: Prefeitura de Ipojuca e Secretaria Especial de Esportes de Ipojuca
Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em parceria com a Federação Pernambucana de Surf (FEPESurf).
Apoio: FuWax, Surfland Brasil, Monster Energy, Sococo Brasil, LikeLike T-Shirts e Pousada Maresia Unique.