Filme da vida do surfista cego Derek Rabelo estreia em março: 'Um sonho'

'Além da visão', que conta a trajetória do capixaba Derek Rabelo em ondas como a de Pipeline estreia no dia 7 de março em San Clemente, na Califórnia, Estados Unidos

07/Fev/2014 - Thierry Gozzer - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

A história do surfista brasileiro Derek Rabelo ganhou o mundo. E agora, enfim, terá sua estreia nas telonas. Depois de emocionar ídolos do surfe com sua história de vida e superação, o capixaba, que nasceu com deficiência visual e nem por isso desistiu do surfe, irá acompanhar de perto a realização de outro sonho. O documentário "Além da Visão", filmado por Bruno e por Luiz Werneck em parceria com a Walking On Water Films, de Bryan Jennings, terá sua pré-estreia no dia 7 de março, em San Clemente, na Califórnia, Estados Unidos. O lançamento para o público será em 14 de março, também nos Estados Unidos. A trama, filmada de forma independente e através do apoio de patrocinadores e doações, conta a trajetória de Derek desde Guarapari, cidade em que nasceu no Espírito Santo e onde começou a surfar, passando pelo dia em que "domou" Pipeline e encantou a lenda e 11 vezes campeão mundial Kelly Slater.

- Eu fico super feliz por que depois de dois anos de trabalho de toda a equipe o filme está estreando. Esperamos que todos que assistam o filme gostem e vejam que quando começou era um projeto de 20 minutos que virou um documentário de longa-metragem. Ainda não me acostumei com a ideia de saber que estou nas telas de cinema, mas vamos ver como vai ser agora para valer, no lançamento - diz o surfista.

Hoje com 21 anos, Derek nasceu com a deficiência visual. Seu pai, apaixonado pelo esporte, tinha o sonho de ver o filho brilhar profissionalmente no surfe, tanto é que deu seu nome de Derek em homenagem ao campeão mundial em 1993 Derek Ho, do Havaí. Aos 17 anos, já surfando junto dos amigos, Derek resolveu anos depois se aventurar em Pipeline. Para isso, contou com a ajuda do amigo também do Espírito Santo, Magno Oliveira, bodyboarder. Durante as gravações de "Além da Visão", Derek surfou ao lado de lendas como Kelly Slater, Damien Hobgood, Rob Machado, Lakey Peterson, Taj Burrow, Joel Parkison, Adriano de Souza, Laird Hamilton e outros. Também surfou fora das gravações com Gabriel Medina, Pedro Scooby e Mick Fanning.

- Derek Rabelo inspirou-me a viver pela fé e não pela visão. O filme Além da Visão vai impactar essa geração - disse Bethany em depoimento ao longa.

O filme será exibido nos Estados Unidos e tem sessões confirmadas em Malibu, Morro Bay e San Clemente, todas na Califórnia. A história lembra muito a do documentário da surfista Bethany Hamilton "The Heart of a Soul Surfer", que também participa do filme. Conhecida mundialmente, Hamilton perdeu o braço esquerdo após o ataque de um tubarão e nem por isso perdeu o amor pelo surfe. Seu documentário deu origem ao filme "Soul Surfer", que arrecadou US$ 45 milhões em bilheteria através da Sony Pictures.

A equipe do filme ainda busca apoios para fazer com que o documentário rode o mundo. Através do site oficial, a Walking On Filmes busca parceiros com interesse em sediar sessões do filme em sua cidade. Lançada em 1995, a empresa produz filmes de forma independente e já teve mais de 500 mil espectadores em espaços ao ar livre. O sonho de Derek é ver o filme ter a mesma trajetória do longa da amiga Bethany Hamilton.

- Eu tenho essa vontade. Se for da vontade de Deus, é o que esperamos. Acredito que isso também tem chance de acontecer com o meu filme, pode ser que sim. Quem sabe? - finaliza Derek.