#organização 
Rio Grande do Sul - Brasil

FGSurf busca melhoria das comunidades litorâneas do RS

Gabriel de Mello

Reunião marcou mais um passo em busca de qualidade de vida para pescadores do Rio Grande do Sul

A Federação Gaúcha de Surf (FGSurf) e a Cooperativa dos Pescadores Artesanais de Imbé realizaram uma visita a direção da administrativa da Emater (RS) para solicitar o apoio da entidade na busca de melhoria na renda dos trabalhadores e produtores rurais do litoral gaúcho, através do acompanhamento da instituição. Os representantes dos atletas e dos pescadores foram recebidos pelo diretor, Cilon Fialho, na manha desta quarta-feira (15/09) na sede da Emater (RS).

Na ocasião, Fialho ressaltou a importância desta visita e apresentou a missão da Emater (RS). “Nós estamos aqui para auxiliar os produtores a desenvolverem a economia do Estado”, declaou. A intenção da FGSurf é que o resultado desta visita traga para os pescadores mudanças para suas famílias, aumentando suas rendas e desenvolvendo a cadeia produtiva do pescado e consequentemente fortaleça a economia do litoral.

A Federação Gaúcha de Surf busca em seu trabalho afinar a parceria com as comunidades do Litoral, como os pescadores, e entidades que de alguma maneira estão ligadas a região. Este tipo de ação integra o conjunto tarefas que a FGSurf adotou para melhorar a relação e também a qualidade de vida das pessoas que tem seu sustento garantido através da pesca. “Entendemos que a pesca é um meio de subsistência das comunidades litorâneas e estamos lutando para melhorar esta realidade. Da forma como é feita hoje, a pesca com cabos fixos, o pescador somente sobrevive”, comentou Orlando Carvalho, presidente da FGSurf.

Com estas parcerias a Federação Gaúcha de Surf busca que em curto prazo possa aumentar as áreas seguras para a prática de esportes náuticos, minimizando os riscos de o Rio Grande do Sul protagonizar mais uma morte de atletas preso em redes e cabos.

Estiveram presentes na visita, que foi articulada pelo deputado Luis Augusto Lara, Luis Carlos Pereira e Deivis Blanke, representando a Cooperativa dos Pescadores; o vice-presidente da FGSurf, Nelson Guarda; além de Orlando Carvalho e Cilon Fialho.

Galerias | Mais Galerias