#vento #competições #eventos #brasileiro #associações #notícias 
Trairi - Ceará - Brasil

FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição - Esporte, Cultura e Sustentabilidade

George Noronha

1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Kite Wave, Kite Strapless e Wing Race. Definidos os líderes do Ranking Nacional.

Foi encerrado neste domingo (02) o GKC VELAS TRAIRI-2a Edição, o maior Festival de Boardsports Náuticos de todo o litoral cearense. O evento consagrou os líderes dos Circuitos Brasileiros, Cearense e Regional e foi marcado por duelos eletrizantes entre os melhores atletas das modalidades em disputa, incluindo-se aí, os jangadeiros, que deram um show a parte no mar, com suas jangadas, mostrando a todos a riqueza da cultura cearense dos ventos e dos mares.

Entre os competidores das categorias nacionais o grande campeão da Kite Wave foi o atleta cearense Artur dos Santos. Esbanjando técnica e estilo, Bodinho, como é mais conhecido, entrou para defender o título do ano passado, vencido por ele. Contudo, Artur dos Santos não teve vida fácil com o local da praia do Paracuru, Emmanuel Sousa vendendo caro a derrota, mas acabando na segunda colocação. Completando o pódio na terceira colocação ficou carioca Bruno Laurentis. Acostumado às ondas e aos ventos cearenses Bruno mostrou que está em grande forma e garantiu um honroso lugar no pódio.

Entre as mulheres a grande campeão foi Kesiane Rodrigues, que não se intimidou com a presença de grandes nomes da modalidade e comemorou muito a vitória. Na segunda colocação ficou Maria Serena e completando o pódio, na terceira colocação, ficou a fera da Praia do Cumbuco, Estefânia Rosa.

Na Wing Foil Race, a Fórmula 1 do Wing, o lugar mais alto do pódio ficou com o atleta Rodrigo Morais, com o multicampeão Fernando Mizo em segundo. Na terceira colocação ficou Rafael Rodrigues. Entre as mulheres, Rocio Reigert foi o grande nome do evento, vencendo duas categorias, uma delas a Wing Foil Race. Em segundo ficou Lidiane Sanders e em terceiro lugar ficou Letícia Nakiri.

CIRCUITO CEARENSE

Entre as modalidades válidas pelo Circuito Cearense, o topo do pódio da categoria Kite Foil Masculino ficou com o atleta do Cumbuco Gerlano Torres, com Luis Paulo em segundo e Rafael Tafuri em terceiro. Entre as mulheres a grande campeão da categoria foi a veterana Suyane Bezerra.

REGIONAL

Entre as categorias válidas pelo Regional, na Surf Foil Masculino o vencedor foi Fernando Mizo, com o cearense Levy Lenz em segundo e Cláudio Chain na terceira colocação. Entre as mulheres a grande campeã foi Rocio Reigert, com Lidiane Sanders na segunda colocação e

Letícia Nakiri completando o pódio na terceira colocação.

Na TT Race Feminino a grande campeão foi a atleta Liege Laurentino com a representante do Cumbuco, Estefânia Rosa, em segundo, e Bianca Burgos em terceiro. Entre os homens, o grande campeão da categoria foi Rafael Tafuri, com Elias Seadi em segundo e o atleta local Michel Marcelino na terceira colocação.

Jangadas ao Mar

Mesmo com a presença de alguns dos maiores atletas do Brasil no Kite, Wing e Foil, os grandes mestres dos ventos, os jangadeiros, foram reverenciados por todos. Desbravadores dos mares, com tecnologias rústicas e artesanais, esses "Dragões do Mar" deram um verdadeiro show de conhecimento e experiência no oceano. Velas ao vento e todos os presentes emocionados com o espetáculo daqueles que sempre souberam aproveitar a energia dos ventos nos "Verdes Mares Bravios" do Ceará... Raimundinho e Clailton foram os grandes vencedores da Regata. Mas, os verdadeiros campeões são todos aqueles que conseguem aproveitar a força e a potência dessa dádiva divina chamada vento. Que mesmo ninguém podendo vê-lo, é capaz de mover grandes navegações, garantir o alimento para milhares de famílias litorâneas, criar ídolos, impulsionar economias e principalmente, transformar vidas.

SOCIAL

Com uma ampla gama de Palestras visando estimular uma melhor Formação e Qualificação na prestação de serviços no trade turístico local e valorizando o Empreendedorismo Social, o Festival GKC Velas Trairi inova ao integrar às atividades esportivas, um amplo espectro temas importantes para o crescimento e desenvolvimento da cadeia do turismo local. As palestras abordaram desde a Formalização de Negócios e Empreendedores, até o Impacto Ambiental do Descarte do Lixo, passando pela Manipulação de Alimentos. Atendimento ao Cliente, Turismo como Motor Econômico, Elaboração de Produtos e Serviços Turísticos etc. Tudo voltado para a capacitação e qualificação da mão de obra local e como já foi dito, para o incentivo ao empreendedorismo.

CULTURA, MÚSICA E GASTRONOMIA

E se durante o dia as ações se alternavam entre as disputas na água e as palestras na praia, a partir do por do sol o pilar Cultura entrava em cena com toda sua força. Primeiro com o tradicional Sunset diário e a apresentação do saxofonista Jefte do Sax, para encerrar os trabalhos na água, seguido de bandas de música regional e apresentações de grupos juninos. Tudo isso regado a muita comida típica na feira montada ao lado da estrutura do evento.

MEIO AMBIENTE

Além da pegada social, o Festival GKC Velas Trairi também abrigou uma ampla gama de atividades voltadas para o eixo meio ambiente e sustentabilidade: Ritual das Águas Auêra-Auara, com Maecelo Bibita, Palestras com os ativistas Ambientais André Comaru e Carlos Careca, que entre as ações construíram brinquedos com material reciclado, fizeram uma escultura de areia de

uma tartaruga com aplicações de garrafas de cerveja descartadas na praia e outros resíduos sólidos, limpeza de praia, ativações de coleta seletiva e muitas ações de caráter ambiental.

Transmissão das Notas ao Vivo

Você pode conferir todos os resultados e as notas de todas as baterias do evento através do link:

https://liveheats.com.br/events/143696

Para Jailson Sena, idealizador do evento, a 2a Edição do GKC Velas Trairi foi um sucesso ainda maior que o primeiro. Sobretudo pelo engajamento da comunidade local:

"Pra mim o Festival sempre foi muito mais que um campeonato. É uma oportunidade da comunidade local ter acesso não só a grandes ídolos do esporte, como também a informações importantes através de pessoas que são referência quando o assunto é turismo. A parceria com o SEBRAE-CE e os demais colaboradores que vieram com o objetivo de potencializar o desenvolvimento dessa comunidade, para nós é tão importante quanto a presença dos campeões brasileiros e estaduais da competição. Cada um que veio aqui e deu um pouco de seu trabalho, de seu amor por essa comunidade, pode se considerar um vencedor. Cada brincante dos grupos de quadrilha, cada músico que se presentou, cada pessoa que ajudou a recolher um lixo da praia, enfim, todo muito foi importante para que tudo acontecesse. Nesse evento não existe ninguém melhor que ninguém. Todo mundo é importante para que tudo dê certo. E hoje, mesmo exausto de tanto trabalho, eu posso dizer que estou orgulhoso da comunidade (Guajiru) e da tribo (Kitesurf) que faço parte. Sabemos que podemos fazer ainda melhor e é por isso que eu agradeço a todos e me despeço já dizendo: até o ano que vem!", declarou Jailson.

Praia do Guajiru - A pérola do Litoral Oeste Cearense

O pano de fundo para toda essa interação foi o lindo mar verde-esmeralda da Praia do Guajiru, com suas piscinas naturais adornadas por areias branquinhas e coqueiros à beira mar, que configura um cenário paradisíaco que por si só já vale a visita.

Localizada a cerca de 150km de Fortaleza e pertencente ao município de Trairi, a praia é famosa por seus ventos, ondas constantes e beleza inigualável! Com aproximadamente 6km de extensão, a praia costuma encantar não somente os visitantes que buscam a adrenalina de seus ventos e ondas, mas também aqueles que não abrem mão da tranquilidade em seus momentos de descanso em um clima bucólico de vila de pescadores em inesquecíveis dias em um paraíso de piscinas naturais com águas verdes e quentes o ano todo.

MAIORES INFORMAÇÕES

Jailson Sena: (85) 999941697

O FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição, CAMPEONATOS BRASILEIRO E

REGIONAL DE KITESURF, foi válido como Etapa de Abertura do Circuito Brasileiro 2023 de Kite Wave (ABK), Kite Strapless (ABK) e Wing Race (ABWING), Campeonatos Regionais de Surf Foil e TT Race, e Estadual de Wing Race e Kite Foil.

RESULTADOS

KITE WAVE Masculino - Brasileiro

1o Artur dos Santos Morais (Bodinho)

2o Luiz Emmanuel Sousa Nascimento

3o Bruno Laurentis

KITE WAVE Feminino - Brasileiro

1a Kesiane Rodrigues

2a Maria Serena Luz Foianini

3a Estefânia Rosa

FREESTYLE STRAPLESS Masculino - Brasileiro

1o Alan Trancard

2o Nathanael Nascimento

3o Luiz Emmanuel Sousa Nascimento

WING FOIL RACE Masculino Flotilha

1o Rodrigo Morais

2o Fernando Mizu

3o Rafael Rodrigues

WING FOIL RACE Feminino Flotilha

1a Rocio Reigert

2a Lidiane Sanders

3a Letícia Nakiri

KITE FOIL Masculino Fleet - Circuito Cearense

1o Gerlano Torres

2o Luis Paulo

3o Rafael Tafuri

KITE FOIL Feminino Fleet - Circuito Cearense

1a Suyane Bezerra

SURF FOIL Masculino - Regional

1o Fernando Mizo

2o Levy Lenz

3o Cláudio Chain

SURF FOIL Feminino - Regional

1a Rocio Reigert

2a Lidiane Viana Sanders

3a Letícia Nakiri

TT Race Feminino - Regional

1a Liege Laurentino

2a Estefânia Rosa

3a Bianca Burgos

TT Race Masculino - Regional

1o Rafael Tafuri

2o Elias Seadi

3o Michel Marcelino

REGATA Jangadas e Paquetes - Overall - Regional

1o Plig Telecom - Raimundinho e Clailton

2o Lennox Brasil

3o Zorah Beach

4o Acrílico Conceito

5o ESC

6o Vila Vagalume

7o Grilo Boards

8o Solar Coca-Cola

REALIZAÇÃO:

@GKC_WATERSPORTS

@KITEBRASILEVENTOS

PATROCINADORES OFICIAIS:

#reciclasolarcocacola

@escbrand

@l.n.n.x

@griloboards

@acrilico.conceito

@prefeituratrairi

@mouracontabilidade_oficial

@janelasdomar

PATROCÍNIO OURO:

@pligtelecom

@vilavagalume

@zorahbeachhotel

PATROCÍNIO PRATA:

@goenerbr

@blue_ape_flecheiras

@halley_kiteshop

@pousodokite

@saboresdaprirestaurante

@adelcocobrasil

@cia_das_algas

@lacasadipietrapousada

@lavanderia_expresso_trairi

@surfvillagepousada

@bravabrazildistribuidora

@eretz55

PATROCÍNIO BRONZE:

@pousadavillaaurora

@nicetraveloficial

APOIOS:

@rotarustica_eucalipto

@guajirucompimenta_

@jardimflecheiras

@reidopeixe_restobar

@jangadasflecheiras

@camurubeach

@quasetudo_construcoes

@cafeteriamanuuchoa

@ortobom_trairi

@clubedapranchaguajiru

#guajiruconstrucoes

INSTITUCIONAL:

@sebraece

@cbvelaoficial

@abkoficial

@associaobrasileiradewing

@fvmec

@amorguajiru

@associacao_kite_surf_trairi_

Galerias | Mais Galerias