#eventos #competições #brasileiro #kite #notícias #vento 
Trairi - Ceará - Brasil

FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição - Esporte, Cultura e Sustentabilidade

George Noronha

1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Kite Wave, Kite Strapless e Wing Race. Início das disputas na água marcam o 4o dia de evento.

O quarto dia do GKC VELAS TRAIRI-2a Edição, o maior Festival de Boardsports Náuticos de todo o litoral cearense, foi marcado pelo início das disputas dentro d'água. O grande destaque ficou por conta da apresentação do campeão brasileiro e vencedor da categoria Kite Wave do ano passado, Artur dos Santos, o Bodinho. Mostrando muita técnica e atitude, o cearense deu um show nas ondas do Guajiru e mostrou a todos os oponentes que não está de brincadeira e com sede de vitória. Mas, ele não foi o único protagonista do dia. Elias Seadi e Jailson Sena também arrebentaram nas ondas e deram seu show à parte. Entre as mulheres o show foi comandado por Kesiane Rodrigues e Maria Serena que mostraram muita técnica e atitude nas ondas da paradisíaca praia do Guajiru.

Fora d'água o destaque do dia foi o Ritual das Águas Auêra Auára, com Marcelo Bibita. O Ritual das Águas é uma cerimônia onde todos os atletas, comunidade, visitantes e staff reafirmam seu compromisso com a preservação e o cuidado de todas as águas do planeta, bem como a preservação de todo o planeta. Além de uma cerimônia de batismo, o Ritual é um momento de confraternização entre atletas (tribo dos Auêra Auáras) e os convidados com o objetivo de comprometimento de todos na proteção das águas do planeta. A cerimônia representa a união dos povos na proteção das águas através da mensagem que está embutida no significado da palavra Auêra auára, que foi criada a partir do termo, Wêra que em nheengatu, língua compilada pelos padres jesuítas para um maior entendimento dos diversos dialetos usados para comunicação entre os povos originários, significa luz. E Auára, termo complementar que espelha um sentimento bom. O que resulta em uma expressão que pode ser traduzida como: tudo de bom que tenho no coração passando pra você e vice-versa! Isso é Auêra-Auára.

Atualmente, o Ritual das Águas Auera-Auára representa o verdadeiro compromisso do homem com a preservação ambiental de todos os ecossistemas terrestres, e todos os presentes ao evento são convidados a assumirem esse compromisso fazendo parte do Ritual.

Cultura Junina

Outras ações fora d'água têm atraído muitas pessoas para o evento, como a Feira de Empreendedores Locais, as apresentações de grupos de quadrilhas juninas, música regional, Reizado, etc.

Praia do Guajiru - A pérola do Litoral Oeste Cearense

O pano de fundo para os embates será o lindo mar verde-esmeralda da Praia do Guajiru, com suas piscinas naturais adornadas por areias branquinhas e coqueiros à beira mar, configurando um cenário paradisíaco que por si só já vale a visita e promete mais uma vez encantar a todos os visitantes e simpatizantes que estarão acompanhando o evento, seja na praia, seja através das Redes Sociais, Transmissão Ao Vivo e sites especializados.

Cultura de Praia em Destaque

E pra quem achava que as atividades do FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição ficariam restritas às ações no mar e na praia, a organização do evento está preparando uma série de atividades culturais com o objetivo de estimular o envolvimento de toda a comunidade local com os atletas, Staff, patrocinadores, apoiadores e realizadores. Durante os dias da competição os participantes e a comunidade local poderá desfrutar da rica gastronomia local com a instalação de uma Praça de Alimentação com comidas e bebidas típicas.

Também serão montados stands para a comercialização de artesanato local e souvenirs e realizadas Palestras e Oficinas em parceria com o SEBRAE e SENAC com o objetivo de potencializar desenvolvimento do comércio local não somente durante os dias de competição, mas principalmente após o evento, configurando um legado social que irá contribuir no fomento da economia local a médio e longo prazo.

A animação ficará por conta de apresentações diárias com Grupos Juninos e bandas locais, com muito forró e a energia vibrante do período de Festas Juninas compondo um dos importantes pilares do evento.

Sustentabilidade

O ponto alto do pilar sustentabilidade se dará com a realização do já tradicional Ritual das Águas Auêra-Auára, conduzido pelo Legend Marcelo Bibita. O Ritual, além de uma cerimônia de batismo, é um momento de confraternização entre atletas (tribo dos Auêra Auáras) e as pessoas das comunidades locais, visitantes e turistas e momento de comprometimento de todos na proteção das águas do planeta. A cerimônia representa a união dos povos na proteção das águas através da mensagem que está embutida no significado da palavra Auêra auára, que foi criada a partir do termo, Wêra que em nheengatu, língua compilada pelos padres jesuítas para um maior entendimento dos diversos dialetos usados para comunicação entre os povos originários, significa luz. E Auára, termo complementar que espelha um sentimento bom. O que resulta em uma expressão que pode ser traduzida como: tudo de bom que tenho no coração passando pra você e vice-versa! Isso é Auêra-Auára.

Hoje, o Ritual das Águas Auera-Auára representa o verdadeiro compromisso do homem com a preservação ambiental de todos os ecossistemas terrestres, e todos os presentes ao evento são convidados a assumirem esse compromisso fazendo parte do Ritual.

SEXTOU

Nesta sexta-feira (30) muitas atividades estão previstas para os visitantes já irem sentindo o gostinho do fim de semana. Limpeza de Praia, Disputas Eletrizantes na água, Regata, Música ao Vivo, Quadrilhas Juninas e muito mais. Confira o Cronograma completo.

CATEGORIAS EM DISPUTA

CAMPEONATO BRASILEIRO

• Kite Wave (ABK);

• Kite Strapless (ABK);

• Wing Race (ABWING).

ESTADUAL

• Wing Race;

• Kite Foil,

REGIONAL (Região do Vale do Curu)

• Surf Foil;

• TT Race;

• Regata de Jangadas (Municipal).

Segundo Jailson Sena, CEO da GKC, o objetivo do Festival vai muito além de se realizar uma competição, ou reunir uma galera em torno do esporte. Tem muito mais a ver com o progresso e o desenvolvimento de todas as cadeias econômicas da Praia do Guajiru e seu entorno:

"Esse ano o FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI chega com o objetivo claro de fomento social. Para nós o mais importante é fazer com que todos não somente compreendam, mas se envolvam com os 3 pilares que formam a base do evento: Esporte, Cultura e Sustentabilidade. Sem esses três pilares juntos que irão garantir o sucesso do evento, pois, é preciso que tudo esteja em harmonia para que realmente os atletas, a organização, a população local e todos que estão envolvidos compreendam a importância de cada um no sucesso maior desse evento, que é o desenvolvimento sustentável da Praia do Guajiru e de todos que dela tiram o seu sustento, seja de maneira direta ou indireta. O sucesso desse projeto será observado na exata medida do comprometimento de cada um em recolher o lixo que está na praia, ou simplesmente se indignar ao ver qualquer forma de agressão à natureza, tomando sempre uma atitude ativa de enfrentamento e mudança social no tocante ao meio ambiente e às manifestações culturais dos povos litorâneos", declarou Jailson.

CRONOGRAMA

30/06 - SEXTA-FEIRA

8h - AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIA;

9h - Disputas dos Campeonatos Regionais e Brasileiro da ABK;

11h - REGATAS DO DIA;

17h - SUNSET - Jefter do Sax;

18h - PROJETO ESTRELAS DO MAR - ZÉ RODRIGUES E A BANDA INVISÍVEL;

19h - QUADRILHAS JUNINAS;

20h - MATHEUS OLIVEIRA - Apresentação Musical.

01/07 - SÁBADO

8h - Disputas dos Campeonatos Regionais e Brasileiro da ABK;

10h - REGATAS DO DIA;

17h - SUNSET - Jefter do Sax;

18h - REIZADO BOI TRAIRI;

19h - QUADRILHAS JUNINAS;

20h - CARLINE RODRIGUES - Apresentação Musical.

02/07 - DOMINGO

8h - FINAIS dos Campeonatos Regionais e Brasileiro da ABK;

11h - REGATAS DO DIA;

15h - CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO - Jefter do Sax;

16h - ENCERRAMENTO.

*Cronograma Sujeito a Alterações.

Sobre a Praia do Guajiru

A paradisíaca Praia do Guajiru está localizada a cerca de 150km de Fortaleza. Pertencente ao município de Trairi, a praia é famosa por seus ventos, ondas constantes e beleza inigualável! Com aproximadamente 6km de extensão, a praia costuma encantar não somente os visitantes que buscam a adrenalina de seus ventos e ondas, mas também aqueles que não abrem mão da tranquilidade em seus momentos de descanso em um clima bucólico de vila de pescadores em inesquecíveis dias em um paraíso de piscinas naturais com águas verdes e quentes o ano todo.

MAIORES INFORMAÇÕES

Jailson Sena: (85) 999941697

O FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição, CAMPEONATOS BRASILEIRO E REGIONAL DE KITESURF, é válido como Etapa de Abertura do Circuito Brasileiro 2023 de Kite Wave (ABK), Kite Strapless (ABK) e Wing Race (ABWING), Campeonatos Regionais de Surf Foil e TT Race, e Estadual de Wing Race e Kite Foil.

REALIZAÇÃO:

@GKC_WATERSPORTS

@KITEBRASILEVENTOS

PATROCINADORES OFICIAIS:

#reciclasolarcocacola

@escbrand

@l.n.n.x

@griloboards

@acrilico.conceito

@prefeituratrairi

@mouracontabilidade_oficial

@janelasdomar

PATROCÍNIO OURO:

@pligtelecom

@vilavagalume

@zorahbeachhotel

PATROCÍNIO PRATA:

@goenerbr

@blue_ape_flecheiras

@halley_kiteshop

@pousodokite

@saboresdaprirestaurante

@adelcocobrasil

@cia_das_algas

@lacasadipietrapousada

@lavanderia_expresso_trairi

@surfvillagepousada

@bravabrazildistribuidora

@eretz55

PATROCÍNIO BRONZE:

@pousadavillaaurora

@nicetraveloficial

APOIOS:

@rotarustica_eucalipto

@guajirucompimenta_

@jardimflecheiras

@reidopeixe_restobar

@jangadasflecheiras

@camurubeach

@quasetudo_construcoes

@cafeteriamanuuchoa

@ortobom_trairi

@clubedapranchaguajiru

#guajiruconstrucoes

INSTITUCIONAL:

@sebraece

@cbvelaoficial

@abkoficial

@associaobrasileiradewing

@fvmec

@amorguajiru

@associacao_kite_surf_trairi_

Galerias | Mais Galerias