#eventos #competições #brasileiro #windsurf #kite #vento #surf 
Trairi - Ceará - Brasil

FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição - Esporte, Cultura e Sustentabilidade

George Noronha

1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Kite Wave, Kite Strapless e Wing Race. Abertas as Inscrições.

Nesta terça-feira (13/06) teve início a contagem regressiva para o GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição, o maior Festival de Boardsports Náuticos de todo o litoral cearense. Com a abertura do período de inscrições que vai até o dia 26 de junho, atletas do Ceará, do Nordeste e de todo o Brasil já iniciam as suas movimentações e articulações para se fazerem presentes ao evento que abre a Temporada de Ventos no Ceará.

O evento é válido como 1ª Etapa do CIRCUITO BRASILEIRO DE KITE WAVE (ABK), KITE STRAPLESS (ABK) E WING RACE (ABWING), além de somar pontos para o Ranking ESTADUAL DE WING RACE e KITE FOIL, REGIONAL (Região do Vale do Curu) de SURF FOIL e TT RACE, e REGATA DE JANGADAS a nível municipal.

Pelo segundo ano consecutivo o evento irá acontecer na instagramável Praia do Guajiru, no município de Trairi-CE, localizado a cerca de 150km da Capital Cearense, no Litoral Oeste do estado, entre os dias 26 de junho e 02 de julho e promete reunir os principais atletas nacionais das modalidades Kite Wave e Kite Strapless em atuação no país em um verdadeiro show de perícia e manobras radicais na etapa de abertura do certame nacional.

Mas, não serão apenas os astros nacionais que estarão presentes ao evento. Também são esperados competidores vindos de todo o litoral nordestino e cearense para as disputas do Regional de Surf Foil e TT Race, além das disputas do estadual, com as categorias Wing Race e Kite Foil, contemplando ainda os jangadeiros locais em uma disputa para saber quem é o mais rápido, provas não menos emocionantes que irão garantir doses extras de adrenalina durante todos os dias de evento.

Praia do Guajiru - A pérola do Litoral Oeste Cearense

O pano de fundo para os embates será o lindo mar verde-esmeralda da Praia do Guajiru, com suas piscinas naturais adornadas por areias branquinhas e coqueiros à beira mar, configurando um cenário paradisíaco que por si só já vale a visita e promete mais uma vez encantar a todos os visitantes e simpatizantes que estarão acompanhando o evento, seja na praia, seja através das Redes Sociais, Transmissão Ao Vivo e sites especializados.

Cultura de Praia em Destaque

E pra quem achava que as atividades do FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição ficariam restritas às ações no mar e na praia, a organização do evento está preparando uma série de atividades culturais com o objetivo de estimular o envolvimento de toda a comunidade local com os atletas, Staff, patrocinadores, apoiadores e realizadores. Durante os dias da competição os participantes e a comunidade local poderá desfrutar da rica gastronomia local com a instalação de uma Praça de Alimentação com comidas e bebidas típicas.

Também serão montados stands para a comercialização de artesanato local e souvenirs e realizadas Palestras e Oficinas em parceria com o SEBRAE e SENAC com o objetivo de potencializar desenvolvimento do comércio local não somente durante os dias de competição, mas principalmente após o evento, configurando um legado social que irá contribuir no fomento da economia local a médio e longo prazo.

A animação ficará por conta de apresentações diárias com Grupos Juninos e bandas locais, com muito forró e a energia vibrante do período de Festas Juninas compondo um dos importantes pilares do evento.

Sustentabilidade

O ponto alto do pilar sustentabilidade se dará com a realização do já tradicional Ritual das Águas Auêra-Auára, conduzido pelo Legend Marcelo Bibita. O Ritual, além de uma cerimônia de batismo, é um momento de confraternização entre atletas (tribo dos Auêra Auáras) e as pessoas das comunidades locais, visitantes e turistas e momento de comprometimento de todos na proteção das águas do planeta. A cerimônia representa a união dos povos na proteção das águas através da mensagem que está embutida no significado da palavra Auêra auára, que foi criada a partir do termo, Wêra que em nheengatu, língua compilada pelos padres jesuítas para um maior entendimento dos diversos dialetos usados para comunicação entre os povos originários, significa luz. E Auára, termo complementar que espelha um sentimento bom. O que resulta em uma expressão que pode ser traduzida como: tudo de bom que tenho no coração passando pra você e vice-versa! Isso é Auêra-Auára.

Hoje, o Ritual das Águas Auera-Auára representa o verdadeiro compromisso do homem com a preservação ambiental de todos os ecossistemas terrestres, e todos os presentes ao evento são convidados a assumirem esse compromisso fazendo parte do Ritual.

CATEGORIAS EM DISPUTA

CAMPEONATO BRASILEIRO

• Kite Wave (ABK);

• Kite Strapless (ABK);

• Wing Race (ABWING).

ESTADUAL

• Wing Race;

• Kite Foil,

REGIONAL (Região do Vale do Curu)

• Surf Foil;

• TT Race;

• Regata de Jangadas (Municipal).

SISTEMA DE INSCRIÇÕES

Todos os atletas interessados em competir no FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2 Edição, deverão efetuar as inscrições através do link https://www.ticketsports.com.br/e/FESTIVAL+GKC+VELAS+TRAIRI+2023-36378  

OBS: As inscrições se encerram dia 26/06 ou quando o limite de vagas por modalidade for atingido.

VAGAS LIMITADAS – Garanta já a sua!

Segundo Jailson Sena, CEO da GKC, o objetivo do Festival vai muito além de se realizar uma competição, ou reunir uma galera em torno do esporte. Tem muito mais a ver com o progresso e o desenvolvimento de todas as cadeias econômicas da Praia do Guajiru e seu entorno:

"Esse ano o FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI chega com o objetivo claro de fomento social. Para nós o mais importante é fazer com que todos não somente compreendam, mas se envolvam com os 3 pilares que formam a base do evento: Esporte, Cultura e Sustentabilidade. Sem esses três pilares juntos que irão garantir o sucesso do evento, pois, é preciso que tudo esteja em harmonia para que realmente os atletas, a organização, a população local e todos que estão envolvidos compreendam a importância de cada um no sucesso maior desse evento, que é o desenvolvimento sustentável da Praia do Guajiru e de todos que dela tiram o seu sustento, seja de maneira direta ou indireta. O sucesso desse projeto será observado na exata medida do comprometimento de cada um em recolher o lixo que está na praia, ou simplesmente se indignar ao ver qualquer forma de agressão à natureza, tomando sempre uma atitude ativa de enfrentamento e mudança social no tocante ao meio ambiente e às manifestações culturais dos povos litorâneos", declarou Jailson.

Sobre a Praia do Guajiru

A paradisíaca Praia do Guajiru está localizada a cerca de 150km de Fortaleza. Pertencente ao município de Trairi, a praia é famosa por seus ventos, ondas constantes e beleza inigualável! Com aproximadamente 6km de extensão, a praia costuma encantar não somente os visitantes que buscam a adrenalina de seus ventos e ondas, mas também aqueles que não abrem mão da tranquilidade em seus momentos de descanso em um clima bucólico de vila de pescadores em inesquecíveis dias em um paraíso de piscinas naturais com águas verdes e quentes o ano todo.

MAIORES INFORMAÇÕES

Jailson Sena: (85) 999941697

O FESTIVAL GKC VELAS TRAIRI - 2a Edição, CAMPEONATOS BRASILEIRO E REGIONAL DE KITESURF, é válido como Etapa de Abertura do Circuito Brasileiro 2023 de Kite Wave (ABK), Kite Strapless (ABK) e Wing Race (ABWING), Campeonatos Regionais de Surf Foil e TT Race, e Estadual de Wing Race e Kite Foil.

Patrocínios: Lennox, Grilo Boards, Acrílico COnceito, Prefeitura Municipal de Trairi, Moura Contabilidade, Plig Telecon, Pousada Vila Vagalume, Hotel Halley, Core Kiteboarding, Blue Apê, Pousada Pouso do Kite, Goener Energy, Rede Beach Resort e Restaurante Sabores da Pri.

Apoio Institucional:

SEBRAE e SENAC.

Realização:

• GKC | Guajiru Kite Center;

• KBE | Kite Brasil Eventos,

Organização:

• AMORGUA | Associação de Moradores de Guajiru;

• AKST | Associação de Kitesurf de Trairi.

Homologação:

• ABK | Associação Brasileira de Kitesurf;

• ABWING | Associação Brasileira de Wing;

• CBVELA | Confederação Brasileira de Vela;

• FVMEC | Federação de Vela e Motores do Estado do Ceará.

 

Por: George Noronha

JP-MTb.: 2808/Ce

W. Noronha Comunicação Ltda.

CNPJ: 11.386.233/0001-90

Galerias | Mais Galerias