Festival de Surf Histórico na China Chega ao Fim Após 8 Dias
Projetos de um festival maior e melhor para 2013 estão bem encaminhados
18/Jan/2012 - Arthur Andrade - Surfguru - ChinaDepois de oito dias memoráveis de surf, comida, entretenimento e criar novas amizades, o Hainan Wanning Riyue Bay Festival Internacional de Surf apresentado por Quiksilver, e organizado pela ISA, chegou ao fim. O primeiro grande evento de surf na China foi um sucesso total e a ISA está confiante de que voltará a Riyue Bay em 2013.
"Sem dúvida, posso dizer que a China fez uma grande entrada na família do surf. Com a chegada do primeiro festival de surf da ISA e ASP na história, a China já teve um impacto permanente no surf mundial", disse Fernando Aguerre, presidente da ISA, em seu discurso de encerramento. "Mais importante, este Festival de Surf assinalou a chegada da China ao surf e sua cultura lifestyle poderosa e influente. É minha esperança pessoal e desejo que a China abrace a cultura surf e praia, como parte da cultura já muito rica da China. "
O Festival de dois eventos foi a execução do sonho de Aguerre, como parte de sua missão global para difundir o surf e o espírito aloha a todo o mundo. Para cumprir esse sonho foi necessário encontrar os parceiros certos para trazê-lo à fruição. O evento histórico foi produzido em cooperação com importantes meios de comunicação chineses e parceiro de esportes, Womei Media, e apoiado pelos governos da província de Hainan e da Cidade de Wanning. O Festival foi apresentado pela Quiksilver.
"A Quiksilver está na China há 10 anos e agora estamos comprometidos com o desenvolvimento do esporte dentro desta região", disse Greg Healy, presidente da Quiksilver Ásia-Pacífico, que participou da Cerimônia de Abertura da ISA e do primeiro evento do Festival , o ISA China Cup. "Depois de trazer eventos tão surpreendentes para a China como o de skate onde Danny Way pulou sobre a Grande Muralha na MegaRamp em 2005, foi um ajuste natural para nós trazermos um grande evento de surf para a região. O evento foi uma vitrine absoluta de possibilidades que a China tem dentro do mundo do surf e estamos muito entusiasmados por fazer parte dela. Todos os elementos se juntaram perfeitamente para entregar um evento fantástico com alto desempenho surf no seu melhor, em ondas de classe mundial. A singularidade do formato combinado de eventos ISA e ASP tornou ainda mais emocionante para os espectadores. Agora é evidente que a China pode oferecer o nosso esporte e estamos ansiosos para desenvolver o surf na China. "
O Festival abriu em grande estilo, com uma Cerimônia de Abertura elaborada e produzida na Cidade de Wanning, completo, com múltiplas coreografias, performances musicais, um show de fogos de artifício espetacular, e um jantar gourmet para os competidores, oficiais do evento, e líderes do governo chinês, incluindo o secretário da Província de Hainan, a mais alta classificação oficial na província.
No ISA China Cup, 8 nações competiram para qualificação individual e da equipe. Mulheres na Open, Sofia Mulanovich do Peru, foi dominante a partir do dia 1 ao dia 3, conquistando o ouro. Open dos homens, Heath Joske colocou um excelente surf em prática na final, assegurando a medalha de ouro individual e fazendo a Austrália levar a medalha de ouro de equipes, junto com o troféu do ISA China Cup.
"Fiquei amarradão quando recebi a chamada para este evento porque nunca pensei que viria para a China, então eu estava muito bombeado para realmente verificar o lugar e ver o que se tratava", Joske disse, após sua vitória. "Para conseguir uma vitória no evento inaugural, um evento histórico - Estou amarradão".
No Hainan Classic, evento ASP 4-Star organizado pela ISA, surfistas de 19 países competiram por um pedaço dos $ 95.000 distribuídos. Embora muitas contestações dos concorrentes que haveria pouco em termos de diversão, surf contestável, no dia 1 a onda quebrou uma esquerda com quase 200 metros de comprimento em Riyue Bay e assim cumprimentou os surfistas. Até o dia final, Glenn Hall, o irlandês solitário no evento, segurou e levantou o troféu do dragão de jade e levou os $ 15.000 para casa.
"A China tem sido incrível, eu estava sinceramente feliz por vir aqui, independentemente da competição, mas vir aqui me divertir, as ondas sem crowd, foi ótimo. Os Primeiros dois dias funcionaram com ondas de dois pés bem divertidas, em seguida, chegaram a quatro pés e então as condições ficaram melhores, tem sido uma boa semana ", disse Hall, depois da sua vitória, que foi a com maior audiência do irlandês num evento da ASP. "estou animado, tem sido a mais divertida semana de surf, de modo a ter uma vitória e um cheque, é incrível."
Mas o Festival não foi apenas sobre quem estava ganhando troféus e cheques grandes, ou mesmo sobre quem estava recebendo os melhores scores (Marc Lacomare (FRA), com seu 10 Perfeito, o primeiro na história do surf profissional na China), este evento uma oportunidade de propagação de um esporte para uma parte do mundo onde ele ainda não tinha sido dada a oportunidade de crescer. Este evento foi sobre pessoas como Yu Miao, mais conhecido como "Jack", que surfou no Heat 6 do primeiro round do Hainan Classic. Jack foi o primeiro surfista chinês do sexo masculino a competir em um evento da ASP.
"Eu vim para esta ilha há dois anos e não havia ninguém, só eu e alguns outros amigos, e no máximo 3 ou 4 pessoas na água, e agora vejo tantas pessoas, mas está ficando tão popular, é emocionante estar envolvido e ver o surf começando a crescer na China ", disse Jack.
Desde o dia 1, os organizadores chineses mostraram uma hospitalidade tremenda. Eles apresentaram um pacote Festival completo, que incluiu um conjunto diversificado de espectáculos musicais, um desfile de moda, e o "Taste of Hainan", que incluiu vários pratos locais. Além disso, a onda de Hainan foi até chamada de "Kirra left!".
"O mundo inteiro viu o prazer das ondas maravilhosas e do surf na China. É a intenção da ISA, voltar a Hainan, para Riyue Bay no início do próximo ano, com a segunda edição do Festival de Surf, e continuar nossa parceria com Womei e República Popular da China ", disse Aguerre. "Quando os surfistas chegaram à China mais de uma semana atrás, nós não estávamos preparados para a recepção formidável e calorosa que recebemos. Amanhã vamos todos voltar para casa como embaixadores da China e seu povo maravilhoso. Xie xie-China, xie xie-Hainan, Wanning xie xie-".