#wqs #competições #surf 
Salvador - Bahia - Brasil

Fernandez e Rudá disputam provas do mundial de surfe na Europa

Yordan Bosco

Em busca de dólares e de pontos no circuito que dá acesso à elite do surf mundial de 2013, os baianos participam de seis provas no Velho Mundo

Os surfistas baianos Marco Fernandez, 20, e Rudá Carvalho, 24, chegaram hoje em Newquay, na Inglaterra, e amanhã já entram nas águas de Fistral Beach, para disputarem o Relentless Boardmasters in Association with Vans. O evento, seis estrelas, é válido pelo circito de acesso à elite do surf mundial de 2013, distribui US$ 155 mil dá início à ‘perna’ de verão europeia, que contará com mais cinco eventos até setembro.

Fernandez e Rudá fazem parte de um grupo seleto de surfistas brasileiros que percorrem diversos lugares do planeta para participar das provas do mundial. A dupla já esteve este ano na Austrália, EUA, El Salvador, Peru, África do Sul, entre outros lugares, para competir e produzir material publicitário para os patrocinadores. Além da Inglaterra, eles vão competir na França, na Espanha e em Portugal.

“A ‘perna’ da Europa é uma boa oportunidades para nós, brasileiros, conquistarmos bons resultados. Lá possuem ondas de fundo de areia, bem parecidas com as que treinamos todos os dias por aqui. Todos os anos os brasileiros praticamente dominam essas competições”, explica Rudá Carvalho, que é patrocinado pela Smolder.

“Estou treinando muito e fazendo trabalho funcional. Portanto estou preparado e querendo muito trazer bons resultados”, acrescenta o atleta ilheense, que venceu, em junho, a abertura do circuito baiano profissional.

Marco Fernandez, patrocinado pela Maresia, também partiu confiante para o Velho Mundo. Ele, que chegou da África do Sul há menos de um mês, é uma das grandes promessas do surf brasileiro e já representou o país em três mundiais amadores e em dois mundiais profissional sub-20. “Este é um ano que tenho viajado e competido bastante. Tenho acumulado muita experiência e me habituado cada vez no circuito mundial. Espero voltar feliz da Europa”, acredita o surfista de Arembepe (Camaçari).

Provas que Fernandez e Rudá* participam:

1º evento - 07 a 12/08 - 6 estrelas - Newquay, Inglaterra

2º evento - 15 a 19/08 - 5 estrelas - Lacanau, França

3º evento - 29 a 02/09 - 6 estrelas - Zarautz, Espanha

4º evento - 05 a 09/09 - 6 estrelas - Açores, Portugal

5º evento - 12 a 16/09 - 3 estrelas - Pantin, Espanha

6º evento - 18 a 23/09 - 6 estrelas - Ilhas Canárias, Espanha

* Ruda volta depois do 4° evento (não vai para o 5° e 6°) e Fernandez participa de todas provas

Galerias | Mais Galerias