#política 

Federação de Surf responsabiliza Governo por ausência no Brasileiro

O presidente da Federação Paraibana de Surf (PBSurf), Alexandre Palitot, divulgou nota nesta quinta-feira, informando que a Paraíba está fora da briga pelo título do Circuito Brasileiro de Surf de Seleções.

09/Out/2011 - globoesporte.com - João Pessoa - Paraíba - Brasil

Além disso, ele responsabilizou a Secretaria de Juventude Esporte e Lazer do Estado (Sejel) pela ausência na última etapa da temporada 2011, que começa neste sexta-feira, na Praia do Quintão, na cidade de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul.

Segundo a nota, o não cumprimento da lei Faz Esporte para o ano de 2011 e a falta de apoio da Secretaria e da Casa Civil do Governo do Estado para o transporte da seleção foram as razões da ausência do time paraibano em Palmares do Sul.

Palitot informou ainda, que por conta disso a Paraíba ficará sem representatividade no esporte e perde o direito de realizar eventos nacionais no ano de 2012. Para o presidente da PBSurf, o estado ainda perde a posição entre as quatro melhores seleções e atletas como Yorrana e José Francisco ficam sem a oportunidade de subirem no ranking com vistas a ter o benefício do Bolsa Atleta.

- Nesta última etapa, no Rio Grande do Sul, será realizada uma assembleia geral da Confederação Brasileira de Surf, na qual somos candidatos a realizar em 2012 uma das etapas do Circuito Brasileiro amador, bem como outros produtos da CBS. A presença na assembleia é prerrogativa para disputarmos com outros estados – disse o Presidente da Federação Paraibana de Surf.

A reportagem entrou em contato com o secretário da Sejel, Fábio Maia. Ele revelou que em 2010 não houve análise dos projetos das federações para o programa Faz Esporte.

Em reunião recente com os dirigentes das entidades que representam as modalidades no estado, ficou acordado que o edital do projeto Faz Esporte deste ano poderia ser publicado nos próximos dias do mês de outubro. O secretário disse ainda que uma comissão, presidida pelo secretário executivo Zé Marco, irá analisar até dezembro de 2011 todos os projetos da federações estaduais para o ano que vem.

Quanto à PBSurf, Fábio Maia revelou que a dificuldade financeira impossibilitou o apoio à seleção paraibana que iria representar o estado no Circuito Brasileiro de Surf, no Rio Grande do Sul. No entanto, Fábio Maia se colocou à disposição para discutir a possibilidade de a Paraíba sediar competições de surfe para a próxima temporada.

O Circuito de Surf de Seleções

O Circuito Brasileiro de Surf é uma competição de seleções, na qual os surfistas buscam o título nacional individual. Neste ano foram três etapas: no Ceará, a Paraíba foi vice-campeã; na etapa de Salvador, na Bahia, os paraibanos ficaram em terceiro; e em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, ficou com o quarto lugar.