#associações #política 

Favela Surf Clube terá parceria com a Nike

Bruno Municelli

Nike anuncia parceria com o ‘Favela Surf Clube’. Projeto com 20 anos de história oferece oportunidade a crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda.

Meninos e meninas das comunidades Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, que aprendem a surfar no projeto Favela Surf Clube, tem a partir de agora um estímulo a mais para deslizar nas ondas da Praia do Arpoador.

A nova parceria com a Nike fortalece a organização do projeto, que oferece aulas gratuitas de surfe para crianças e adolescentes, reafirma a missão da marca em contribuir com o acesso ao esporte como meio de transformação, e promove a integração de bairros como Arpoador e Ipanema com as comunidades do Cantagalo.

A parceria com um dos mais tradicionais projetos cariocas é de longa duração. O Favela Surf Clube surgiu em março de 1988 e hoje conta com mais de 200 alunos cadastrados para as aulas de surfe no Arpoador. “Estamos muito felizes com a concretização dessa parceria que contribui para o fortalecimento do surfe, e principalmente, com a possibilidade de oferecer as crianças e adolescentes uma oportunidade de aprendizado através do esporte”, ressalta João Chueiri, gerente de marketing Rio.

Alexandre Pretão, um dos fundadores e hoje presidente do Favela Surf Clube, considera o acerto com a Nike um divisor de águas: “Essa parceria veio no momento certo porque, além de ser um acordo de longo prazo, a Nike acreditou no ‘Favela ‘ e nos benefícios que o esporte pode trazer à vida das pessoas”.

Aos 22 anos, Fabiano da Silva Pereira, que hoje faz parte do time de instrutores, subiu na prancha pela primeira vez aos 8 anos como aluno do projeto e sabe muito bem o poder de transformação de iniciativas como essa na vida dos seus alunos. “Muita coisa passa na minha cabeça quando penso que estou ajudando esse garotos. Volto no tempo e me vejo no lugar deles. Estar aqui é meu ponto de equilíbrio”, diz.

Aluna do projeto desde os 9 anos, Joyce Rocha de Oliveira, de 16, sonha tornar-se uma das melhores surfistas do mundo e disputar o circuito mundial. “O projeto me abriu um horizonte que quero seguir como profissão. Sei que a oportunidade vai surgir e eu tenho que estar preparada”, afirma a jovem atleta que já disputou campeonatos estaduais.

A parceria com o Favela Surf Clube é mais uma ação de valorização do esporte tão praticado pelos cariocas. Em junho do ano passado, a Nike em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro e com a Rio Luz, reformou a iluminação da Praia do Arpoador para garantir a prática do surfe noturno com toda segurança.

Projetos

O apoio ao Favela Surf Clube faz parte de um amplo projeto de apoio e de incentivo à prática do esporte às comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. Além da nova iluminação do Arpoador, a Nike inaugurou o Skate Park quadra da Lagoa em janeiro de 2012. Antes usado como pista de skate improvisada, o espaço foi totalmente revitalizado em conjunto com a Prefeitura do Rio e os skatistas locais.

Mais recentemente, no lançamento das camisas da Seleção Brasileira, a Nike oficializou uma parceria com o time de futebol Viaduto F.C, de Madureira. Mais uma vez o propósito do acordo foi conectar a paixão pelo futebol à identidade das comunidades em um programa de inclusão social por meio do esporte.

Links Relacionados:

reportagem original