#tubarões #comportamento 

Ex-surfista ganha próteses para substituir mãos mutiladas

DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Uma decisão inédita da justiça deu ao ex-surfista Charles Heitor Barbosa Pires, de 34 anos, o direito de ganhar duas próteses para substituir suas duas mãos, arrancadas durante um ataque de tubarão no ano de 1999

O equipamento importado que custou R$654 mil, já chegou ao Recife, mas ainda precisa de alguns ajustes. Quando o encaixe estiver perfeito, Charles terá de volta todos os movimentos dos 10 dedos, perdidos há 13 anos.

O processo foi movido pelo ex-surfista depois que ele começou a estudar direito. O advogado de Charles se baseou no cumprimento à Constituição Federal que diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

O ataque sofrido por Charles aconteceu no dia 1º de maio de 1999 na Praia de Boa Viagem. Chovia muito e o mar estava turvo. Na luta pela sobrevivência, Charles, que tinha 21 anos na época, teve as duas mãos mutiladas.

De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Ataques de Tubarão. desde 1995 a prática do surf é proibida no Recife. Desde então foram registrados 55 casos, com 20 mortes.