#competições #surf #inclusão #eventos #atletas 
Pernambuco - Brasil

Evento inclusivo entra para a história

Damangar

CBSURF Maracaipe Surf Adaptado - de 14 à 18 de setembro – Maracaipe /PE

Maracaipe, palco de grandes eventos do surf nacional, foi o lugar escolhido para receber mais um evento que promete ser um exemplo, não apenas para o surf, mas para todos os demais esportes que ainda não levantaram a bandeira da inclusão.  O CBSURF Maracaipe Surf Adaptado é a primeira seletiva do brasileiro de parasurf, um circuito que inclui os surfistas portadores de limitações físicas na força competitiva nacional.

Para tanto, está sendo erguida uma estrutura não apenas digna dos eventos do surf profissional, mas também equipada para influenciar tudo que já se fez até hoje para todas as modalidades.  A CBSURF está indo muito além das rampinhas de acesso. Por padrão o evento terá vídeos publicitários com legendas e tradução em libras, placas informativas em braile, cadeiras anfíbias e calçada sensorial e muitos outros equipamentos incluídos na rotina para tornar ampla e irrestrita a participação de surfistas e visitantes portadores de limitações físicas.  Tudo isso com o Know-how da Faculdade UNINASSAU, especialista também nesse assunto.

As competições foram organizadas por uma junta médica que categorizou as baterias segundo as especificidades de cada atleta. Essa organização garante que os parasurfistas possam competir em condições de igualdade contra adversários que tem as mesmas potencias e dificuldades. Foram 09 categorias no Masculino e 03 categorias no Feminino.

Além das competições, a agenda de atividades terá também as palestras do ícone do surf mundial Carlos Burle*. Esse pernambucano recordista mundial de ondas gigantes empresta a sua experiência através das palestra baseada no seu livro “Profissão Surfista”. Uma aclamada palestra baseada num verdadeiro best-seller para quem ama o surf e para quem buscar ultrapassar seus próprios limites.

Ainda na agenda de palestras, o CBSURF Maracaipe Surf Adaptado recebe o competidor e também big rider Derik Rabelo*. Ele que é portador de cegueira total causada por um glaucoma congênito, viaja o mundo em busca das melhores ondas e provando para as pessoas que não há limites reais quando você realmente se sente capaz de buscar os seus sonhos. Derek é um dos jovens esportistas mais inspiradores do mundo.

A sequência de palestras conta ainda com a experiência de um dos mais brilhantes representantes do Brasil no Parasurf. Davisinho Radical fala de seus desafios e conquistas no mundo das competições.

A parte cultural do evento fica por conta do show de outra lenda do surf. Teco Padaratz se apresenta com o seu trabalho autoral e o melhor da surf music para mostrar que além de Presidente da Confederação Brasileira de Surf, ele também manda muito bem traduzindo em música essa nova fase do surf brasileiro.

Um grande evento para o Surf Adaptado é um sonho nutrido há muitos anos pelos que hoje integram a nova direção da CBSURF.  A gestão Teco Padaratz assumiu há apenas alguns meses e já realizou o que até o ano passado não passavam de sonhos distantes, como é o caso de um evento de surf adaptado deste porte.

A intensão é manter os padrões de inclusão e acessibilidade estabelecidos no CBSURF Maracaipe Surf Adaptado em todos os demais eventos de todas as categorias, possibilitando que portadores de limitações físicas possam tem acesso amplo as transmissões ao vivo, informações técnicas, publicidade e que também tenham chances iguais de participar assiduamente como competidores, colaboradores e staff.

O CBSURF Maracaipe Surf Adaptado só está sendo possível graças a apresentação da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esporte, patrocínio da Copergás, dos apoios da Prefeitura de Ipojuca, UNINASSAU, Privê Pontal de Maracaipe, Carvalheira, Nutrella, Grupo Bimbo, Surfland, Açaí do Joca Jr., Fuwax, ONG Rodas da Liberdade, Silverbay e realização da Federação Pernambucana de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf.

As inscrições dos atletas foram feitas de forma gratuita, exigindo-se apenas que o atleta fosse filiado a CBSURF.

Galerias | Mais Galerias