#surf adaptado 

Evento de surfe para pessoas com deficiência chega à Praia da Macumba (RJ)

Surfe para pessoas com deficiência, levará três tipos de pranchas adaptadas para atender pessoas com mobilidade reduzida, que podem se inscrever gratuitamente no site do projeto.

17/Jul/2024 - tropico comunicação

Nos dias 20 e 21 de julho, a terceira etapa do Dream Challenger promete esquentar a Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, com esporte e acessibilidade. O evento, que promove o surfe para pessoas com deficiência, levará três tipos de pranchas adaptadas para atender pessoas com mobilidade reduzida, que podem se inscrever gratuitamente no site do projeto.

A ação, idealizada pelo para-surfista Taiu Bueno, contará com a presença do surfista Daniel Sabbá, que voltará a pegar onda após grave acidente na Avenida Niemeyer em 2021. "O objetivo principal do evento é compartilhar a alegria que eu senti quando pude voltar a surfar mesmo com a paralisia de braços e pernas, como é meu caso. A última edição foi um sucesso e esta etapa promete ser ainda melhor, até o clima parece nos ajudar com muito calor e sol no inverno", comemora Bueno.

Os participantes terão cadeiras anfíbias, pranchas adaptadas pelas mãos de outro surfista de alma, Alexandre Passos, especialista na fabricação e engenharia nas adaptações das pranchas  para diferentes tipos de necessidade (deitado, sentado e em pé com apoio), além de esteiras de acessibilidade para possibilitar que mais PCDs possam aproveitar este cartão postal carioca com total segurança e suporte.

"Desde 2015 existem circuitos mundiais de surfe adaptado, já sendo um esporte de nível competitivo. Por isso, também é importante apresentar a prática para outros PCDs. Os desafiamos a sonhar e, quem sabe, não incentivamos o próximo campeão ou campeã mundial? Ainda assim, o mais importante é proporcionar a alegria de voltar a ter contato com o mar, ou, em alguns casos, de sentir as ondas pela primeira vez", complementa o idealizador do evento.

O Dream Challenger ainda conta com uma equipe de profissionais capacitados para oferecer todo o apoio aos para-surfistas iniciantes de todas as idades. A tour de aventura, esporte e acessibilidade conta com o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e, com o apoio do Governo Federal através do Ministério dos Esportes.

Para participar, basta se inscrever no instagram da iniciativa (@dream_challenger_project) ou diretamente no site: www.smfsocial.com.b