#bodyboarding #master #atletas 

ETAPA FRANCISCO ROSA MASTER DE BODYBOARDING 2024

George Noronha

ALTAS ONDAS E SHOW DE BODYBOARDING MARCAM O PRIMEIRO DIA DA ABERTURA DO CIRCUITO BRASILEIRO MASTER DE BODYBOARDING

Teve início nesta Sexta-Feira Santa (29) a etapa inaugural do primeiro certame nacional da modalidade Master do bodyboarding brasileiro. Mais de 150 atletas estão no Ceará para definir os nomes dos vencedores da etapa de abertura do circuito que irão largar na frente da corrida pelos títulos nacionais gravando seus nomes na história do esporte.

O palco está sendo o Tom Morey, no Morro do Chapéu, cobiçado pico de surf do estado Alencarino, localizado no extremo leste da Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante.

Iniciando os trabalhos tivemos a Cerimônia de Abertura do evento com a presença de autoridades políticas, representantes dos patrocinadores, apoiadores, atletas, Federação e Confederação do esporte, convidados e banhistas. Na Cerimônia a bandeira Nacional foi hasteada ao som do Hino Nacional, as demais bandeiras dos estados participantes também foram hasteadas e o Vice-Presidente da CBRASB-Confederação Brasileira de Bodyboarding, Stefano Triska e o representante da Federação Estadual, Paulo de Tarso Mano, discursaram enfatizando o momento histórico que estava sendo iniciado naquele momento.

BATERIAS NA ÁGUA

Às 8h da manhã tiveram início as disputas da Fase 1 da Categoria Master com show de surf. As ondas já começavam a bombar no pico que homenageia o criador da prancha de bodyboard. Destaque para Tibúrcui Neto, o Tiba, que na bateria de número cinco cravou a maior nota e somatória da categoria, respectivamente 8,0 e 13,75. Com o excelente desempenho Tiba iniciou o dia dando as cartas e mostrando que não havia dindo de Alagoas para passear no Ceará! Muito ativo na bateria, o atual Campeão Brasileiro Master variou bem as manobras, com inverts, normais (360), el rolos bem executados para impressionar os árbitros e arrancar as maiores notas do período da manhã.

EXPERIÊNCIA É TUDO

Na sequência foi a vez da categoria Grand Master mostrar toda a versatilidade e técnica dos veteranos do bodyboarding brasileiro aproveitando a melhor hora do dia para mostrar que ainda têm muita lenha pra queimar!

Destaque para o cearense conhecedor de todos os picos da Taíba como a palma da própria mão, Cassote Santos, que aproveitou o conhecimento local para quebrar nas ondas e assinalar a maior média e somatório do primeiro dia, 8,25 e 15,25 na oitava bateria da Grand Master. Mas, ele não foi o único destaque. Marcondes Ramos, o Cocão, dominou a quinta bateria da categoria levando a torcida na praia ao delírio com manobras fortes e bem executadas.

Entre os visitantes destaque para a presença do bodyboarder representante do estado do Amazonas, Victor Castelo, além de todos os atletas que vieram dos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo que participaram das disputas deste dia histórico.

Finalizando o dia, o show ficou por conta dos bodyboarders da categoria Legend com mais uma apresentação memorável do Campeão Nordestino Gustavo Tavares. Mostrando grande forma e uma sintonia fina com o mar invejável, Gustavinho provou mais uma vez porque é um dos grandes nomes do bodyboarding cearense. 

ANÁLISE DO PRESIDENTE

O primeiro dia da histórica etapa de abertura do primeiro Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding foi repleto de boas energias. A atmosfera de reencontro, de saudosismo, de comprometimento e gratidão ao esporte pairava no ar. Da Cerimônia de Abertura, com o Hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional deram logo o tom de como seria o evento. E por falar em tom, o Pico Tom Morey fez jus ao nome e bombou altas ondas o dia inteiro, proporcionando um verdadeiro show de bodyboarding para todos que acompanhavam, na praia ou pela internet, através da transmissão ao vivo.

Fazendo uma análise do primeiro dia do evento, Marcelo Barros, Presidente da Federação do Bodyboarding do Ceará, falou um pouco do sentimento que move tudo isso que está acontecendo:

"Agora, que o pontapé inicial foi dado, só resta a todos desfrutar dessa incrível reunião de gerações feita para celebrar a história e memória desse esporte tão maravilhoso e cativante que é o bodyboarding. Hoje, temos a plena certeza que, onde quer que ele esteja, Francisco Rosa, nosso maior de todos os legends, está feliz em ver o seu legado seguindo em frente. Para nós, é uma grande responsabilidade, que assumimos com toda garra e convicção de que vamos dar conta e colaborar efetivamente com a construção do capítulo mais bonito da história desse esporte", declarou Marcelo Barros, Presidente da FBCE.

CATEGORIAS EM DISPUTA

PCD (idade aberta);

DK (idade aberta);

MASTER MASCULINO (35+ anos);

MASTER FEMININO (35+ anos);

GRAND MASTER MASCULINO (40+ anos);

LEGENDS MASCULINO (45+ anos);

LEGENDS FEMININO (45+ anos);

GRAND LEGENDS MASCULINO (50+ anos).

SÁBADO DE FORTES EMOÇÕES

O segundo dia de disputas promete mais um show de manobras nas fortes ondas do Morro do Chapéu. Com a previsão de uma melhora no tamanho e qualidade das ondas, as expectativas não podiam estar mais altas.

Os primeiros a cair na água serão os atletas que disputarão a Fase 2 da categoria Master, a repescagem, para muitos a última chance de se manter vivo na competição. Na sequência rolam as baterias da Fase 2 da Grand Legend, seguidas pela Fase 2 da Grand Master, Fase 3 da Master, Fase 2 da Legend e a Fase 4 da Master, todas do Masculino.

CRONOGRAMA SUJEITO A ALTERAÇÕES

AULÃO NEYMARA

Pentacampeã mundial, Neymara Carvalho, promove aulão social de bodyboarding para crianças da Taíba

Em uma parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Neymara Carvalho, pessoas de todas as idades aprenderão noções básicas do esporte

A atleta Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bodyboarding, patrocinada pela ArcelorMittal, fará uma aulão social, sábado (30/04), na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. A programação acontecerá das 8h às 10h, no Pico Tom Morey do Morro do Chapéu, durante a Etapa Francisco Rosa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding 2024.

O Aulão de Bodyboarding será inclusivo, para todos os níveis de conhecimento do esporte, contemplando moradores locais e atraindo pessoas de todas as idades, especialmente crianças. No encontro, a bodyboarder compartilhará suas experiências e aprendizados, do esporte para a vida, na companhia da filha Luna Hardman. A iniciativa é uma parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Neymara Carvalho.

“É uma satisfação enorme ver uma criança ter o primeiro contato com o esporte. Eventos como este me geram a sensação de estar devolvendo ao esporte tudo o que ele me deu. É uma missão minha ensinar e levar cada vez mais pessoas para o bodyboarding”, comenta Neymara Carvalho.

Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal na unidade Pecém, destaca que a programação promove também a diversidade, a equidade e a inclusão por meio do esporte.

“E esses são valores da ArcelorMittal Pecém. Buscamos, continuamente, proporcionar ferramentas e oportunidades de socialização, desenvolvimento e inserção para quem mora aqui na região. Acreditamos que o esporte tem essa potência de impulsionar pessoas e gerar transformações. Será um evento muito especial", destaca.

Sobre Neymara Carvalho

A atleta de bodyboarding Neymara Carvalho já conquistou 10 títulos nacionais da modalidade e cinco mundiais: 2003, 2004, 2007, 2008 e 2009, este último nas Ilhas Canárias, evento em que ela celebrou a conquista do Pentacampeonato Mundial. Em 2023, Neymara venceu o Pipeline Bodyboarding Challenger, primeira etapa do Circuito Mundial, que aconteceu no Havaí.

Galerias | Mais Galerias