Etapa da França terá nove brasileiros correndo atrás do título

Brasileiros com chances de tirar Mick Fanning da liderança, Mineirinho e Filipinho vão ter companhia de Medina, Italo, Wiggolly, Pupo, Jadson, Alejo e Hermes em Hossegor

24/Set/2015 - globoesporte.com - Landes - Aquitânia - França

PREVISÃO HOSSEGOR

Ainda faltam duas semanas para o início da etapa de Hossegor, em Landes (FRA), mas a Liga Mundial de Surfe (WSL) já anunciou as baterias da primeira fase da nona de 11 paradas do Circuito Mundial de 2015, cuja janela de realização estará aberta entre os dias 6 e 17 de outubro. Na disputa em que Adriano de Souza, o Mineirinho, vai tentar recuperar a liderança perdida para o australianoMick Fanning nos Estados Unidos, o Brasil será representado por nove surfistas. Além dos sete que tem presença fixa na elite, o país também contará com os dois primeiros reservas do Tour: os catarinenses Alejo Muniz e Tomas Hermes. Eles se juntarão a Mineirinho, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Jadson André para buscarem um bom resultado nas ondas francesas, que são perfeitas para manobras progressivas como aéreos, mas também permitem ao surfistas demonstrarem uma linha limpa e clássica de surfe.

Alejo, que vai encarar o mito americano Kelly Slater e o potiguar Jadson na primeira bateria na França, e Tomas ficaram, respectivamente, com as vagas do havaiano Freddy Patacchia Jr., quese aposentou após vencer a primeira fase em Trestes, com direito a uma nota 10 em cima de Gabriel Medina, e do australiano Taj Burrow, que não vai estar em ação na perna europeia para ficar perto da esposa antes do nascimento do seu primeiro filho.

Confira o ranking da temporada 2015 do Circuito Mundial

Vice-líder da temporada, Adriano, que precisa tirar uma diferença de 1.750 pontos em relação ao aussie Fanning, está escalado para bateria 5 da primeira fase, contra o havaiano Keanu Asing (24º) e um classificado pela triagem ainda não definido. Terceiro colocado e o outro brasileiro com chance de assumir a ponta após a etapa francesa, Filipinho vai enfrentar na estreia Tomas Hermes e o australiano Adam Melling (22º) na bateria 4.

Após subir três posições no ranking com a terceira colocação em Trestles e passar a ocupar a sexta colocação na temporada, o atual campeão mundial, Gabriel Medina, espera conseguir mais um grande resultado na sua carreira na França, onde ele já venceu a etapa em 2011, foi finalista em 2013 e conquistou importantes títulos quando era juvenil.  Medina está escalado para a bateria 7 da primeira fase contra o australiano Matt Wilkinson (19º) e o neozelandês Ricardo Christie (32º).

Líder do ranking, Mick Fanning tentará manter o embalo já a partir da estreia na França, na bateria 6. O tricampeão mundial terá pela frente o taitiano Michel Bourez (25º) e um surfista vindo da triagem ainda a definir.

Depois da etapa de Landes, o Circuito Mundial de 2015 terá apenas outras duas paradas: Peniche (POR), entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline (HAV), de 8 a 20 de dezembro.

BATERIAS DA PRIMEIRA FASE EM LANDES

1. Kelly Slater (EUA) x Jadson André (BRA) x Alejo Muniz (BRA)

2.  Julian Wilson (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x Dusty Payne (HAV)

3. Owen Wright (AUS) x Sebastian Zietz (HAV) x Brett Simpson (EUA)

4. Filipe Toledo (BRA) x Adam Melling (AUS) x Tomas Hermes (BRA)

5. Adriano de Souza (BRA) x Keanu Asing (HAV)  x a ser definido

6. Mick Fanning (AUS) x Michel Bourez (TAH) x a ser definido

7. Gabriel Medina (BRA) x Matt Wilkinson (AUS) x Ricardo Christie (NZL)

8. Jeremy Flores (FRA) x John John Florence (HAV) x Glenn Hall (IRL)

9. Italo Ferreira (BRA) x Adrian Buchan (AUS) x Matt Banting (AUS)

10.  Nat Young (EUA) x Bede Durbidge (AUS) x Kolohe Andino (EUA)

11. Josh Kerr (AUS) x Kai Otton (AUS) x C.J. Hobgood (EUA)

12. Wiggolly Dantas (BRA) x Joel Parkinson (AUS) x Jordy Smith (AFS)