Etapa brasileira de surfe é finalista em premiação para melhores eventos esportivos do Brasil
Vivo Rio Pro é destaque por inovação e ativações com o público; evento já foi comparado ao GP de Fórmula 1 de Mônaco e ao torneio de tênis de Wimbledon
09/Dez/2024 - Press FCA World Surf League (WSL) é finalista no Prêmio ‘Sou do Esporte’, um dos mais prestigiados do país, que será realizado em 10 de dezembro no Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro. A indicação - na categoria de Melhor Evento Esportivo do Brasil - veio em reconhecimento ao sucesso do Vivo Rio Pro 2024 apresentado por Corona, que aconteceu mais um vez em Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro, no mês de junho.
Será a nona edição da premiação, mas a categoria “Evento Esportivo” foi introduzida neste ano, com o objetivo de valorizar os promotores de competições esportivas no Brasil. Os três finalistas foram selecionados por uma comissão formada por representantes da Sou do Esporte, BandSports, Máquina do Esporte e Lance!, parceiros de mídia do prêmio.
Além do Vivo Rio Pro representando o surfe, o Rio Open (tênis) e a NFL - Semana do Game (Futebol Americano) também estão concorrendo ao prêmio.
A escolha para as indicações levou em consideração critérios como alcance de mídia, atendimento ao cliente, experiência do público e ativação de patrocinadores.
“É uma honra concorrer ao prêmio Sou do Esporte, na categoria de melhor evento esportivo do Brasil. Ver o Vivo Rio Pro apresentado por Corona, um dos grandes eventos globais, entre os três melhores do ano é um sinal de que estamos no caminho certo e reflete nosso compromisso com inovação e interação com os fãs. Ressignificamos a etapa para proporcionar ao público não só o melhor do surfe, mas também entretenimento e ativações de qualidade, garantindo uma experiência completa. E 2025 terá ainda mais novidades”, comenta Ivan Martinho, Presidente da WSL para a América Latina.
Com a maior área de ativação de todo o circuito mundial, a etapa do Championship Tour da WSL em Saquarema (RJ) é considerada por muitos como a mais marcante da temporada. Inclusive, já foi eleita pela Revista GQ como um dos melhores eventos esportivos do mundo para assistir ao vivo. Além disso, foi comparada a eventos de renome global em termos de organização, como o GP de Fórmula 1 de Mônaco e o torneio de tênis de Wimbledon.
E se em 2023 o Vivo Rio Pro - competição que acontece nas areias da Praia de Itaúna - foi um sucesso, movimentando mais de R$ 97 milhões para o município, além de um público de mais de 300 mil pessoas durante o evento, neste ano a WSL bateu ainda mais recordes. Segundo relatório de impacto econômico realizado pela EY, a etapa movimentou R$ 159 milhões em Saquarema, um aumento de 64% em relação à edição anterior. Além disso, o público foi maior, com cerca de 350 mil pessoas presentes.
E grande parte desse sucesso se deve a forma como a WSL reinventou a etapa. Ao apostar na estrutura do circuito para manter o público entretido e engajado, a WSL adotou o "Day En" de entretenimento, proporcionando uma série de ativações oferecidas pelas marcas parceiras e oportunidades de interação com surfistas, mesmo nos dias em que as condições do mar não estão propícias para a realização das baterias.
Saquarema contou com uma Vila dos Patrocinadores, destinada aos fãs, que ofereceu diferentes atrações diárias para o público. Marcas como Vivo, Banco do Brasil, Corona, Mãe Terra, Kaiak e Shiseido, além da Prefeitura de Saquarema e da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes. Além disso, assim como em 2023, a Praia de Itaúna recebeu a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, com 50 mil espectadores nas areias acompanhando o espetáculo em tempo real.
Neste ano, o Vivo Rio Pro ainda teve como novidade a realização de uma festa de abertura com um show de drones na Região dos Lagos, shows nacionais e uma homenagem aos surfistas que prestaram ajuda aos locais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Ampro Awards 2024
Em 2024, a WSL ficou na segunda posição da 24ª edição do AMPRO Awards, uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do Brasil, que reconhece e premia agências, cases e clientes de campanhas de comunicação com foco no setor.
Com o case 'Ondas passam, legados ficam', a entidade foi premiada na categoria melhor evento presencial, virtual ou híbrido. No ano passado, a entidade também ficou com o segundo lugar com o Vivo Rio Pro ao concorrer na mesma categoria.
WSL acumula honrarias
Esta não é a primeira vez que a WSL é reconhecida por seu trabalho. No ano passado, a etapa do Vivo Rio Pro apresentado por Corona rendeu à liga o prêmio "Marketing Best", na categoria "Inovação", concedido pela Editora Referência e pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark). Também foi finalista no "El Ojo de Iberoamérica", principal premiação da publicidade na América Latina, na categoria “Produtos e Serviços”, destacando-se entre os três melhores em inovação em ativações voltadas ao público em eventos.