#estudos #tubarões #biologia #ataques 
Maui Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Estudo Procura Entender o Porquê dos Tubarões Morderem

Audrey McAvoy - Associated Press

Nova pesquisa mostra que os tubarões tigre preferem as águas perto de Maui, que estão perto de algumas das praias mais populares do estado para os seres humanos

Uma nova pesquisa divulgada na quinta-feira mostra que tubarões-tigre preferem naturalmente águas perto de Maui, que ficam perto de algumas das praias mais populares do Havaí para os seres humanos. Isto pode explicar razoavelmente por que há um maior número de mordidas de tubarão nas águas ao redor de Maui do que outras ilhas do Havaí, disse Carl Meyer, pesquisador assistente no Instituto de Biologia Marinha do Hawaii e o principal investigador do estudo.

Entretanto, Meyer ressaltou que é raro que os tubarões mordam pessoas. Ele disse que os ataques de tubarão têm aumentado ao longo do tempo, mas isso é porque a população humana cresceu e mais pessoas estão no oceano.

O Departamento Estadual de Terras e Recursos Naturais do Havaí encomendou o estudo de dois anos depois que um pico de ataques de tubarão ao largo de Maui em 2012 e 2013 levantou preocupações da comunidade. Os pesquisadores marcaram tubarões-tigre ao redor de Maui e Oahu e os monitorou enquanto eles nadavam em torno do arquipélago de ilhas e o mar aberto. Meyer planeja submeter a pesquisa para uma revista científica.

Os funcionários do Estado disseram que o estudo mostra que as pessoas precisam ter cuidado ao entrar no mar. "Quando se nada no oceano, você está nadando no que equivale a um ambiente de deserto. Os tubarões são parte deste ambiente", disse Bruce Anderson, administrador da Divisão de Estado dos Recursos Aquáticos. "Nós temos que aceitar que eles estão lá e tomar precauções para evitar encontros, que vão ocorrer ao longo do tempo."

Anderson disse que o estado irá aumentar o seu alcance educacional em resposta ao estudo. Ele pediu às pessoas que fiquem fora do oceano, se a água estiver escura. Ele recomendou evitar áreas próximas a riachos, aonde os animais mortos podem ser levados, atraindo tubarões. Ele sugeriu nadar em grupos, pois um amigo pode ajudar se um tubarão morder.

Anderson disse que o comportamento dos tubarões não mudou, mas o comportamento das pessoas sim, à medida que mais pessoas praticam canoagem, natação, pesca submarina e outros esportes do oceano, como stand-up.

A pesquisa mostrou os tubarões preferem as águas entre as ilhas Maui, Lanai, Molokai e Kahoolawe. A área é rica em recifes de coral que oferecem habitat para peixes e outras espécies marinhas que os tubarões gostam de comer. Juntos, Maui e as ilhas próximas têm mais habitat que os tubarões preferem do que todas as outras principais ilhas havaianas combinadas, disse Meyer.

Os tubarões de Maui tendem a permanecer nestas águas. Mas a área também atrai tubarões que vivem normalmente em águas de Oahu, especialmente durante a época de acasalamento. Houveram seis ataques de tubarões ao redor de Maui em 2012 e oito em 2013. Os números caíram para cinco em 2014 e uma em 2015.

Meyer disse que os ataques de tubarão provavelmente continuarão a aumentar gradualmente ao longo do tempo que a população humana cresce. "Os ingredientes que favorecem aos ataques estão em uma tendência geral ascendente para que haja um maior número de mordidas de tubarão no Havaí e em outros lugares ao redor do mundo. Eles são, principalmente, mais pessoas nas zonas costeiras indo para o oceano e fazendo uma ampla gama de atividades recreativas no mar", Meyer disse.

Fonte: US News

Galerias | Mais Galerias