#estudos #tubarões 
Califórnia - Estados Unidos

Estudo Afirma que Risco de Ataque Diminuiu 91% na Califórnia

Alexander Haro - The Inertia

Em uma ocasião muito rara, quando eu digo para alguém que eu gosto de surf, eles vão me perguntar se eu não tenho medo de tubarões. É muito estúpido.

É idiota porque é claro que eu tenho medo de tubarões. Eles estão perfeitamente evoluídos para matar as coisas, e eu tento evitar a morte ativamente. Mas eu tenho medo de tubarões como eu tenho medo de acidentes de carro, ou que uma árvore caia sobre mim. Isso provavelmente não vai acontecer, mas com certeza seria péssimo se acontecesse. Você pode apostar que eu ainda estou dirigindo por aí e andando embaixo de árvores. Além disso, eu ainda estou surfando. Seria estúpido não surfar por causa de tubarões. Especialmente porque, apesar do que você está ouvindo, o risco de ser atacado por um tubarão tem realmente caido nos últimos 60 anos. E você sabe quem está dizendo isso? A Universidade de Stanford. Eles fizeram a pesquisa e outras coisas.

A pesquisa que eles fizeram vai ser publicada no final de julho em Frontiers in Ecology and the Environment, um periódico revisado por outros pesquisadores que é publicado 10 vezes por ano. O estudo, intitulado "Conciliando a Conservação do Predador com a Segurança Pública", descobriu que, embora os registros de ataques de tubarão estejam aumentando, principalmente por grandes tubarões brancos, o risco individual na Califórnia tem realmente caido em 91% nas últimas seis décadas. Sua recomendação? Consciência! Simplificando, atente para os tubarões, porque eles poderão comê-lo. Além disso, não atravesse a rodovia fora da faixa de pedestres e não fique embaixo de árvores com troncos podres em dias de ventania.

"Nossos resultados indicam que as metas aparentemente conflitantes de proteger os grandes predadores e as pessoas podem ser conciliadas," disse a co-autora Fiorenza Micheli, professora de Ciência Marinha da Estação Marinha de Hopkins em Stanford e uma membro sênior do Instituto Woods, Stanford do Meio Ambiente. "A consciência do risco - em certos lugares e épocas do ano - pode aumentar significativamente a segurança dos usuários do oceano."

Eles também descobriram (e isso não é de forma surpreendente) que o abate dos tubarões "não tem efeito sobre o risco de um encontro." A pesquisa mostrou que os relatos de ataques são elevados, porque há mais pessoas que usam o oceano. Mais pessoas = mais ataques, o que faz perfeito sentido. E para não dizer que eu disse isso, mas eu avisei, mais ou menos. 

De acordo com o estudo, a queda do risco ao largo da costa da Califórnia é devido em parte a um aumento na população de focas, que são basicamente as novas, aspirantes a jalapeño sangrento para os tubarões. E quando é dada a escolha, aparentemente os tubarões preferem comer uma grande e  gordurosa foca, em vez de um americano envolvido em neoprene com gosto de cheetos, que é praticamente a pior salsicha do mundo. Estamos todos cheios de transgênicos, margarina, adoçante.

"Quanto mais entendermos sobre a ecologia do tubarão, comportamento e distribuição, mais capazes seremos de criar diretrizes eficazes e ajudar às pessoas a tomar decisões informadas", disse o principal autor Francesco Ferretti, um estudioso com pós-doutorado em biologia na Estação Marinha Hopkins de Stanford. "Analisando as estatísticas globais das mordidas de tubarão não existe um custo ecológico e praticamente nenhum encargo financeiro quando comparado com os programas de controle de tubarão. Em contrapartida, os programas de abate ineficazes podem custar milhões de dólares e empobrecem as populações já ameaçadas de extinção."

Tão assustador quanto os tubarões, matá-los é super estúpido. Eu odeio palhaços, mas eles são importantes em festas de aniversário dos miúdos, então eu não os mato. Além disso, eu não sou um psicopata assassino, mas isso não vem ao caso. Os tubarões são ainda mais importantes do que os palhaços, você pode acreditar. Quando as pessoas falam sobre matar todos eles (se você já disse isso com sinceridade, você, meu amigo, é um idiota), significaria, basicamente, o fim de todos nós, também. Toda a nossa porcaria é completamente entrelaçada nesta esfera azul e molhada que gira em torno do sol. Estamos todos precariamente equilibrados sobre ela. Pegue um bloco importante o suficiente e retire, e a coisa toda vai desmoronar. Talvez não imediatamente, mas vai. Eu poderia falar sobre a importância de predadores e blá blá blá, mas você já ouviu isso antes. O longo e o curto disso é que os tubarões são realmente importantes. Nós temos que ter certeza que eles não morram apenas porque eles têm dentes grandes e às vezes colocam os dentes em nossos membros.

Outra estatística interessante que o estudo descobriu é que quanto mais saudáveis ​​forem os ecossistemas, mais seguro para nós, salsichas de carne, flutuando pela água. Isso remonta ao pico de populações de focas. Na Califórnia, os programas de gestão do meio marinho, que se concentraram em focas elefante, levou os tubarões para longe das salsichas de carne em direção às colônias das focas elefante, da forma como deveria ser.

Aqui estão alguns fatos pontuais do estudo, porque você provavelmente não irá ler de outra forma:

  • Mergulhadores têm 6.897 vezes mais chances de serem hospitalizados por doença descompressiva relacionadas com o mergulho do que por mordidas de tubarões brancos.
  • Frequentadores do oceano são 1.817 vezes mais propensos a se afogar do que morrer de um ataque de tubarão.
  • Mergulhadores têm uma chance em 136 milhões de serem mordidos.
  • Surfistas têm uma chance em 17 milhões de serem mordidos.
  • A melhor maneira de evitar um encontro com um tubarão é evitar locais e épocas onde o risco é mais elevado, os autores do estudo aconselham.

Por exemplo, a época e local mais arriscados para os surfistas da Califórnia é outubro e novembro no condado de Mendocino. Esse risco pode ser reduzido em 25 vezes se você surfar em março, e mais de 1.600 vezes se você surfar março entre San Diego e Los Angeles.

Fonte: The Inertia

Galerias | Mais Galerias