#surfguru #análise #previsão #surf #longboard #bodyboarding #bodysurf #stand up paddle #notícias 
Brasil

Estávamos com saudade! Se liga na análise da ondulação da semana

Equipe Surfguru

A temporada das fortes ondulações de sul-sudoeste vai chegando ao fim e pode ser a despedida. Ondulação de leste-nordeste complementa o balanço do mar.

Aloha galera!


O fim do inverno vem chegando e com isso a troca do período de ondas pelo litoral do Brasil. A chegada da primavera faz com que as ondulações de sul comecem a diminuir de intensidade e frequência e anuncia que a temporada das ondulações de norte se aproxima.

Essa semana teremos uma pista de vento bem próxima do litoral do Sul do país e vai fazer o mar subir bastante. Além disso, uma outra ondulação de sul-sudeste deve chegar ao ES e aos estados do NE. 

mapa de vento para o atlántico sul dia 08/09  mapa de altura das ondas para quinta feita 09/09 no atlantico sul

Podemos ver a pista de vento em atuação bem próxima ao continente na quarta-feira (08/09) no mapa de vento e como ela reflete na altura das ondas sendo formada na quinta-feira (09/09) pelo mapa de altura das ondas.

mapa de periodo na quinta 09/09

O mapa de período também mostra como a ondulação atuante no Sul e Sudeste é formada bem perto da costa, enquanto o Norte do ES e o Nordeste recebem uma ondulação de sul-sudeste.

Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os secrets e muito mais! 

Acesse em surfguru.com.br/pro e assine. Com o código PRO30 você tem 1 mês grátis antes da primeira cobrança!

Vamos para análise...

RIO GRANDE DO SUL

No estado do RS, o vento de nordeste intenso que chegou no fim do dia de ontem (segunda-feira, 06/09) vai atuar durante o dia de amanhã (quarta-feira, 08/09) também. A boa notícia é que o vento também fará o mar subir bastante, chegando aos 3,5m de leste-nordeste e 7 segundos de período durante a quarta-feira. A energia da ondulação está acima de 7500 J, mesmo com o período curto.

Já na quinta-feira (09/09), a ondulação começa a perder força e as ondas saem de 3,2m para 2,2m de leste na quinta-feira e descem ainda mais para 1,8m de leste-sudeste no fim da sexta-feira (10/09). Porém o vento estará soprando de sudoeste nesses dois dias e devem ajudar na formação das ondas e temos chance de ter altas ondas em várias praias do estado!

graficod e altura das ondas rs setembro 2021

Gráfico da altura das ondas para Torres, RS

grafico de vento para torres setembro 2021

Gráfico do vento para Torres, RS

SANTA CATARINA

Já em SC, a situação vai ser um pouco diferente. Primeiro que a ondulação de leste-nordeste não terá a mesma força que no estado gaúcho. Outro fator é a presença de uma ondulação de sudeste mais influente no estado catarinense ao longo da semana. Então amanhã (quarta-feira, 08/09), a ondulação primária se torna a ondulação de leste-nordeste e as ondas chegam a 2,3m com 7 segundos de período. O vento intenso de nordeste pode atrapalhar as condições. 

Na quinta-feira (09/09), a ondulação segue ganhando tamanho e chega a 2,5m com 8 segundos de período ainda de leste-nordeste. O vento diminui bastante e roda para sudoeste, então ajuda na formação das ondas e podemos ter altas nos picos que recebem bem essas condições. A ondulação de sudeste também estará influente durante esses dias e pode deixar o mar um pouco balançado, principalmente na sexta-feira (10/09) quando a ondulação de sudeste se torna ondulação primária.

mapa de altura das ondas e espectral setembro 2021

Mapa de altura das ondas e espectral do dia 09/09  para Floripa - SC

PARANÁ

No PR, a ondulação de leste-nordeste (que encosta no estado de leste) chega com bem menos força que nos outros estados do sul. Na quarta-feira (08/09), o mar sobe para 1,8m com 7 segundos de período de leste e o vento que sopra hoje (terça-feira, 07/09) de leste-nordeste deve seguir intenso durante o dia de amanhã.

Na quinta-feira (09/09), o mar ganha um pouco mais de força e chega a 2m de leste com 8 segundos de período. O vento diminui bastante e pode ajudar na formação pela manhã, mas roda para nordeste à tarde e deve atrapalhar - um pouco - as ondas. Na sexta-feira, as condições perdem um pouco de força (1,5m e 7 segundos de período), mas ainda devemos ter boas ondas no litoral paranaense.

radico de altura das ondas para floripa

Gráfico da altura das ondas para Matinhos-PR

grafico de vento para matinhos - pr

Gráfico do vento para Matinhos-PR

SÃO PAULO

Chegando à região sudeste e ao estado de SP, a situação muda. Durante o dia de hoje (terça-feira, 07/09) uma ondulação de sul fez o mar dar uma reagida. A partir de amanhã (quarta-feira, 08/09) o mar deve ganhar ainda mais força de leste e chegar aos 2,4m com 7 segundos de período no fim do dia. O problema é que o vento leste de hoje deve seguir atrapalhando a formação das ondas, mesmo que soprando um pouco mais fraco.

Já na quinta-feira (09/09), a ondulação atinge o pico da força e começa a diminuir, mas ainda devemos ter boas ondas ao longo do dia. Com 2,2m e 8 segundos de período vindos de leste, deve ser o principal dia da ondulação. Na sexta-feira (10/09), a ondulação vai ter diminuído bastante e rodado para leste-sudeste e devem sobrar umas marolas. O vento durante esses dois dias deve ser mais ameno e não atrapalhar muito, mesmo soprando de sudoeste. 

mapa de periodo e espectral para Ubatuba

Mapa do período e espectral do dia 09/09 para Ubatuba-SP

RIO DE JANEIRO

No RJ as condições devem ser similares ao estado paulista: o mar sobe com influência de sul, depois ganha um reforço de leste-sudeste e a ondulação vai embora rapidamente. Hoje (terça-feira, 07/09) e amanhã, quarta-feira (08/09), a ondulação de sul com 2m com 12 segundos de período vai manter o surf em dia, mas a dica é procurar os picos protegidos do vento de leste que pode atrapalhar a queda. 

Já na quinta-feira (09/09), a ondulação primária passa a ser a ondulação de leste-sudeste e atinge 3,2m com 7 segundos de período no fim do dia. O pico da ondulação deve chegar na virada de quinta para sexta-feira (10/09) e a partir de sexta-feira as ondas perdem força rapidamente, ficando na casa dos 8 segundos de período de leste-sudeste com 1,3m. O vento nesses dois dias vai rodar bastante: norte de manhã, passando para oeste/sudoeste à tarde, então é importante ficar ligado para pegar a melhor hora do mar!

grafico de altura das ondas - rj

Gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

grafico de vento rio de janeiro

Gráfico do vento para Rio de Janeiro-RJ

ESPÍRITO SANTO

O estado do ES está sob influência de uma ondulação de sul e uma outra de leste desde hoje (terça-feira, 07/09) e permanecerá assim amanhã (quarta-feira, 08/09). O swell de sul tem 1,5m e 10 segundos de período, mas o vento leste/ nordeste ao longo de amanhã deve atrapalhar a formação balançada das ondas. 

Já na quinta-feira (09/09), a ondulação primária passa a ser as vagas de leste com 2m e 7 segundos de período e a expectativa para Regência é alta. O vento roda mais para norte, soprando de norte-nordeste e pode ajudar na formação em alguns picos do estado. Na sexta -feira (10/09), a tendência é que o mar permaneça parecido: ondulação de leste-nordeste com influência de uma outra ondulação de sul. 

mapa espectral e de periodo para vila celha

Mapa de período e espectral do dia 10/09 para Vila Velha-ES

BAHIA

Chegando ao Nordeste, a expectativa não é a melhor no estado da BA. A ondulação de sul deve passar por fora do litoral do estado (o extremo norte perto do Sergipe pode receber melhor essa ondulação) e deixar as vagas de leste atuarem com predominância no litoral. Com isso, entre hoje (terça-feira, 07/09) e amanhã (quarta-feira, 08/09), a tendência é que o mar não passe de 1,4m com 7 segundos de período. 

Na quinta-feira (09/09), a ondulação de sul-sudeste ganha força ao longo do dia e se torna a ondulação primária, mas o mar não deve mudar muito e seguir balançado com duas ondulações atuando ao mesmo tempo. Na sexta-feira (10/09) a situação será a mesma e as ondas não passarão de 1,5m com 11 segundos de período. O vento leste/leste-nordeste será uma constante ao longo de todos os dias, então vale checar o seu pico favorito para saber o melhor horário do surf!

grafico de altura das ondas para salvador

Gráfico da altura das ondas para Salvador-BA.

grafico de vento para salvador

Gráfico do vento para Salvador-BA.

SERGIPE

Em SE, a ondulação de sul-sudeste já consegue chegar com mais força do que no litoral baiano. Amanhã (quarta-feira, 08/09), o mar vai ter mais energia e chega a 1,7m com a junção do swell de sul com com as vagas de leste-sudeste. Na quinta-feira o swell de sul se torna ondulação primária e as ondas ficam com 1,3m e 12 segundos de sul. O vento sudeste pode atrapalhar um pouco a formação, mas na quinta-feira previsão indica que ele diminuirá para a casa dos 10 nós. 

Na sexta-feira (10/09), a ondulação de sul vira para sudeste e perde um pouco de força. As ondas devem ficar um pouco balançadas com o mix das vagas de leste com o swell de sudeste. O vento leste pode atrapalhar as condições, então vale checar as condições do seu pico para pegar a melhor hora.

MAPA de periodo e espectral para sergi

Mapa do período e espectral do dia 09/09 para Aracaju-SE.

ALAGOAS

No estado do AL, a ondulação de sul encosta com ainda mais força ao longo da semana. Porém, amanhã (quarta-feira, 08/09) a tendência ainda é que as vagas de leste-sudeste sejam a ondulação primária e as ondas tenham 1,6m com 8 segundos de período. O vento de nordeste de manhã pode ajudar na formação das ondas, mas roda para um leste a tarde mais intenso.

Já na quinta (09/09) e na sexta-feira (10/09) podemos ter boas ondas com a intensificação do swell de sul. A ondulação mais alinhada e estável com 1,4m e 12 segundos de período deve entrar muito bem no estado. Além disso, o vento fraco na manhã de quinta-feira deve proporcionar o melhor momento da semana. 

grafico de altura das ondas para maeceio

Gráfico da altura das ondas para Maceió-AL

grafico de vento para maceio

Gráfico do vento para Maceió-AL

PERNAMBUCO

Em PE, a ondulação de sul não vai exercer tanta influência e as vagas de leste-sudestes serão a ondulação primária ao longo dos próximos dias assim como foi hoje, (terça-feira, 07/09). As ondas devem ficar com 1,6m e 8 segundos de período, enquanto o vento leste-sudeste entre 10 e 15 nós vai soprar durante o dia.

Na quinta-feira (09/09), as vagas perdem um pouco de força e a ondulação de sul exerce um pouco mais de influência nas ondas, mas as condições ainda serão parecidas com o dia anterior. Na sexta-feira, (10/09) a ondulação de leste-sudeste volta a ser primária e as ondas ficam com 1,4m e 7 segundos de período. O vento seguirá vindo de sudeste/leste-sudeste entre 10 e 15 nós, então é bom olhar a previsão de cada pico para pegar a melhor hora!

mapa de periodo e espectral para pernambuco

Mapa do período e espectral do dia 09/09 para Recife-PE

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

 

Galerias | Mais Galerias