#inovação #ondas artificiais 

Está Chegando o Primeiro Wavegarden Público

O Wavegarden anunciou hoje que a construção da primeira onda aberta ao público, no País Basco, já começou, estando a abertura prevista para a Primavera deste ano

16/Jan/2012 - surfportugal.pt - Espanha

Depois de seis anos de pesquisa e desenvolvimento, esta nova instalação cobrirá todos os níveis de surf, do iniciante ao profissional, de forma económica e energeticamente sustentável, constituindo assim o primeiro projecto viável de uma onda artificial. Este novo Wavegarden tornar-se-à num sítio de treino para os surfistas de elite e num local de investigação para novas tecnologias de criação de ondas.

Esta nova instalação em construção formará uma onda que quebra para a esquerda e direita, com um metro e meio, tubular, permitindo ondas de até vinte segundos. A frequência de ondas será também elevada, permitindo que sejam surfadas ondas ininterruptamente.

O Wavegarden anunciou também que já assinou protocolos com outras empresas para a construção de ondas similares noutros lugares do Mundo, como nos EUA e Médio Oriente. É importante recordar que há uns meses a cidade de Bristol, Reino Unido, anunciou que tinha contratado a Wavegarden para lá construir uma onda artificial. Em breve, outros contratos serãos também anunciados.

Desde que foi anunciada em Fevereiro de 2011, o Wavegarden tem recebido inúmeras visitas de potenciais investidores interessados em exprimentar e comprar a tecnlogia.

O Wavegarden já foi testado por vários surfistas de classe mundial, como é o caso de Mick Fanning, Owen Wright, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Kolohe Andino, Bobby Martinez, Nicolau Von Rupp, entre outros. O vídeo em baixo mostra exactamente este grupo a surfar na inicial Wavegarden.