#previsão 
Brasil

Esse ano não tem bloco, mas tem Surf, que é quase a mesma coisa

Equipe Surfguru

O destaque da previsão vai para Noronha e uma sequência de ondulações que chegam na ilha.

É carnaval! Ou quase… Porém, respeitando as indicações dos órgãos de saúde, não deverá haver celebrações em grande parte do Brasil. Teremos um carnaval sem aglomerações na ruas e praias.

Mas se não tem bloco para pular, tem onda para surfar. Respeitando os protocolos, sem aglomerações e sem crowd (tomara). Por isso, nós estamos aqui para te dizer como está a previsão para o Brasil no feriadão.

Diferente da semana passada, não temos um swell previsto para o Sul e Sudeste. O destaque desse report vai para a sequência de ondulações que devem chegar de Norte no Brasil. Em especial em Noronha, que não para durante essa temporada.

Região Sul 

Infelizmente, como já dito, não teremos condições parecidas com o fim de semana passado. Por isso, o destaque vai para o Rio Grande do Sul, que ainda vai segurar o tamanho do mar por mais algum tempo. A partir de sexta, a ondulação estará com aproximadamente 1,5m e 8 segundos de período, vindo do quadrante Leste-sudeste. O mar deve se manter assim até o fim de domingo, mudando um pouco na segunda. Ficando mais alinhado de sudeste, 1,0m de altura e 9 segundos de período. Teremos marolas ao longo do feriado!

gráfico da altura das ondas para Torres fevereiro 2021

Gráfico da altura das ondas para o Carnaval em Torres - RS

Já nos estados de SC e PR, a previsão não indica condições propícias para o surf. Na pico de Matinhos, a ondulação prevista é de 1m quase todos os dias do carnaval com o período entre 6 e 7 segundos. A direção das ondas é sudeste de sexta até o meio dia de sábado, quando ela vira para Leste e permanece assim até o fim do feriado.

gráfico da altura das ondas para Matinhos fevereiro 2021

Previsão para o carnaval no pico de Matinhos - PR

Sempre bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Região Sudeste SP - RJ

Chegando na região sudeste, o estado de SP também está com uma previsão não tão animadora para o feriadão. Para a cidade de Ubatuba, por exemplo, a ondulação se manterá constantemente vinda da direção sudeste, com um altura por volta do 1m ao longo dos 5 dias, com um pico entre sexta e sábado de 1,3m. O período também se manterá estável em 8 segundos quase todos os dias do fim de semana. 

gráfico da altura das ondas para Ubatua fevereiro 2021

Previsão para o carnaval em Ubatuba - SP

Já no Rio de Janeiro teremos um início de carnaval mais animado. Devido à formação do estado, que tem parte da costa virada quase totalmente para Sul, a ondulação desse fim de semana passado vai durar mais tempo do que nos outros estados. Portanto, amanhã (sexta, 12/01/2021) será o pico do carnaval, e a partir de sábado o mar só deve perder força. 

A ondulação de sul que perdurou a semana inteira dá lugar à uma ondulação de Leste-sudeste, com 8 segundos de período e 0,9m de altura.

gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro fevereiro 2021

Previsão para o carnaval na cidade do Rio de Janeiro

Região Sudeste - ES

No sábado teremos um pequeno swell de sul sudeste com 174 graus, 0.4 m e 12 s de período, vento moderado cedo de terral, podendo ter umas ondinhas no Ulé bem cedo com a maré cheia e nos corais do norte com a maré secando na parte da manhã. Ondulação bem pequena, porém com boa direção, podendo rolar uma brincadeira para o verão. 

mapa de ondulação e espectral da praia do Ulé, sábado, 17/02/2021 de manhã

Previsão para o carnaval no Ulé - ES

No domingo o pequeno swell virá mais de frente e fica de sudeste com 144 graus, 0.5 m e 13 s de período, vento forte a moderado de norte-nordeste, podendo rolar boas ondinhas pela manhã nos corais do norte na maré secando antes do vento se intensificar. 

Na segunda teremos uma ondulação com pequenas vagas de leste com 85 graus e 6 s, vento bem forte de norte nordeste, praticamente sem condições, apenas para aprendizes e mais fissurados bem cedo no Ulé ou Solemar, talvez uma marola em Regência na maré secando na parte da manhã. 

Na terça de carnaval as condições são bem parecidas com as de segunda, vento bem forte de norte nordeste, apenas em Regência esse vento é terral, porém muito pequeno para arriscar a viagem, mas para quem vai estar lá curtindo a Fubica pode até ter uma marolinha surfavel mesmo com o fundo ruim, pelo menos o vento vai estar terral e a maré seca.

mapa da ondulação e espectral para regência - ES, carnaval 2021

Previsão para o carnaval em Regência - ES

Região NE - Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco

Essa região o mar vai estar marola, o que vai mesmo salvar o surf do carnaval é uma sequência de fracos swells de sul, que predominam durante todo o período carnavalesco neste litoral, com ondas em torno de meio metro e período variando entre 9 a 12 segundos.


Previsão para o carnaval na praia do Francês - AL

Estes swells de sul vão possibilitar uma brincadeira, com algumas ondinhas com força na série nas praias que estão voltadas para o sul, como o Francês e Japaratinga, em Alagoas, Ponta do Mangue em Sergipe, etc. Em Pernambuco não existem praias voltadas diretamente para o sul, mas o swell deve entrar nas praias mais abertas como no Cupe e no Nordestão. Na Bahia a maioria das praias da região metropolitana de Salvador, como Itapuã, Ondina, Farol da Barra, etc.

Região NE - Paraíba e Rio Grande do Norte

Nestes estados prevalecem os swells de norte vindos do oceano Atlântico Norte, e que refratam na plataforma continental.

Amanhã ainda prevalece um swell de norte-nordeste com meio metrão a um metro e 11 segundos, mas a partir do fim de semana estes estados serão agraciados com a entrada de um swell de norte, chegando com 18 segundos na tarde do sábado e subindo para 1 metro no domingo.

Na segunda o swell começa a perder força, mas já tem outro despontando no horizonte para a quarta feira de cinzas.


Previsão pra o domingo de carnaval na praia da Pipa - RN

Região Nordeste - Noronha

Vamos até Noronha e sua alta temporada. Nesse início de ano, saiu de casa, tropeçou em uma ondulação. Na sexta, uma ondulação de Norte-noroeste chega à ilha e promete fazer a cabeça da galera durante o Carnaval a partir do meio-dia de amanhã. Ela chega com 21 segundos e 1,2m na sexta e sobre rápido para sábado, quando chega a bater 2,1m. No sábado, o período já diminui para 17- 18 segundos.

De domingo até terça-feira, as ondas vão manter o tamanho (diminuindo lentamente até terça, quando terá 1,6m pela manhã) com o período bem alinhado de Norte-noroeste. No fim do dia de terça (17/02), uma outra ondulação ne Norte-nordeste chega e dá um “up” nas ondas para quarta, O dia de cinzas terá pico da ondulação de 2m e período de 16 segundos, então deve rolar Cacimba (de novo)

gráfico da altura das ondas para Noronha fevereiro 2021

Previsão para o carnaval na praia da Cacima do Padre, em Noronha

Região Norte - Pará

Neste estado a pista de vento nordeste estará chegando até o litoral, provocando ondulação de vagas de nordeste com 8 segundos e que irá garantir uma boa brincadeira durante todo o carnaval.

Na praia de Atalaia, em Salinópolis, as ondas devem subir durante o sábado, chegando a quase 1 metro no domingo e baixando um pouco na segunda. A tendência de queda continua nos dias seguintes.


Previsão para o domingo de carnaval na praia do Atalaia, no Pará

 

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

 

Bom carnaval para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias