#previsão 
Estados Unidos

Erro no sistema de previsão do NOAA gera falsa expectativa de swell

Surfguru

O NOAA avisou em seu site de previsão de ondas que houve uma instabilidade no sistema, provocando a aparição de um falso swell de Norte, obviamente gerando uma grande expectativa entre os nossos usuários.

O Surfguru vem através desta se desculpar pelo NOAA aos nossos usuários da região Nordeste do Brasil, que acompanham diariamente as previsões de ondas em nosso site.

Um swell de Norte totalmente fora das expectativas apareceu a partir do dia 11 deste mês, ele se mostrava um swell de alta energia, com mais de 20 segundos de período, descendo para a região Nordeste do Brasil.

Como não podemos controlar a saída do modelo de ondas do NOAA, chamado de Wavewatch, porque obviamente recebemos estes dados de previsão diretamente dos computadores do órgão de previsão de ondas americano, ficamos totalmente à mercê deste mesmo erro.

O NOAA porém avisou em seu site que uma instabilidade havia se desenvolvido em vários locais próximos à borda do Ártico, levando à falsa criação do swell fantasma.

Assim que uma solução foi desenvolvida pelos cientistas do NOAA, o sistema voltou a funcionar normalmente, e a previsão do swell "fantasma" desapareceu.

Portanto voltamos a nos desculpar e agradecemos a compreensão de nossos usuários, que sempre confiaram nas previsões divulgadas por nós, que tem na verdade uma fonte altamente segura e confiável, que é o Centro de Modelamento Ambiental do NOAA, com seus supercomputadores e cientistas altamente treinados, que foram capazes de lidar com este problema de forma profissional e da maneira mais rápida possível.

Veja no site do NOAA Wavewatch o aviso sobre a instabilidade no sistema.

Galerias | Mais Galerias