#6 estrelas #competições 
Espanha

Equipe Pena faz a cabeça em Zarautz

André Silva

Eu costumo falar para aqueles que encontro em minhas viajens que não tenho como descrever algum lugar se eu realmente, não conhecer os costumes daquele povo

Nós atletas, que competimos os eventos de surf sofremos com a falta de tempo para realmente nos aprofundarmos em alguma cultura pelo mundo.

Essa minha última visita ao Pays Basque foi especial, pois tive a oportunidade de conhecer um pouco mais dos costumes daquele povo, as ideias, o idioma, uma das coisas que mais me chamou atenção, é antiga, diferente, mas muito gostosa de falar, quando você realmente consegue pronuncia-lá da forma correta. Não era meu caso ou de qualquer um dos meus amigos, mas o que importa mesmo é a intenção. As pessoas adoravam nosso esforço para nos comunicarmos.

O Pays Basque realmente é um lugar diferente se comparado com toda Espanha. Possui seu próprio idioma, cultura e o modo como agem são bem diferentes. Mais receptivos, comunicativos e bem humorados. Talvez seja por isso que nós brasileiros sentimos essa vibe boa e nos entrosamos rapidamente com o povo local, como a senhora que todas as manhãs nos ensinava algo novo em Basque e nos servia um ótimo café com baguete e um suco de laranja, muito parecido com o do Brasil. O restaurante mais parecia a casa de alguns dos meus amigos, sempre estávamos fazendo uma brincadeira com os funcionários, cantando música brasileira, tomando um bom vinho e ensinando e aprendendo um pouco, um da cultura do outro.

Algo que também nos deixou a vontade por lá foram as ondas, bem parecidas com alguns picos do Brasil. Ondas pequenas com direitas e esquerdas muito confortáveis de surfar. Maré seca com alguns tubos perdidos, maré cheia com uma sessão longa para várias manobras.

Fiz boas imagens e fotos das duas semanas desta trip. O começo desse vídeo mostra um pouco do que rolou na segunda semana e também a famosa festa Basca, que eu gostaria de ter conhecido há alguns anos, finalmente tive a oportunidade de ver de perto tudo o que acontece nesse grande dia para eles.

Curta um pouco desse momento e aguardem o próximo vídeo com detalhes de tudo que rolou.

Boa semana e boas ondas a todos.

Galerias | Mais Galerias