#canoagem 
Santos - São Paulo - Brasil

Equipe feminina mescla força e charme no Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas

Redação Surfguru

Formada recentemente, a ATR Ohana Divas é uma das equipes femininas garantidas no 13º Desafio Onbongo Volta à Ilha de Santo Amaro, neste sábado (12), na Baixada Santista, e que vão mesclar a força física com o charme natural de um grupo de mulheres.

As “divas” competem animadas, sabendo que terão pela frente uma disputa dura, com nada menos que 75 km de remadas ininterruptas, entre mar e rio, conferindo à competição o título de mais longa regata do mundo na modalidade.

Das nove integrantes, cinco são de Santos e quatro de São José dos Campos. Apesar de não treinarem em mar, as quatro atletas do interior são orientadas por Rafael Leão, um dos maiores especialistas e vencedor nessa prova, junto com outro expert, Murilo Pinheiro, canoístas que fizeram parte do time recordista do percurso.

A mais experiente da equipe é Rayssa Corrêa, única que já participou de outras edições da Volta à Ilha de Santo Amaro, e que junto com Viviane Benzi são campeãs sul-americanas de OC2. Outros destaques são a capitã Thais Romiti e Fabiana Ferreira, responsáveis pelo leme, posição fundamental na canoa.

“Para algumas, será a primeira vez na disputa e um grande sonho, que une a parte física e psicológica”, comenta Fabiana. “A expectativa é grande. Serão cerca de oito horas remando. Não temos muita vivência com as trocas. Fizemos alguns treinos técnicos para aprimorar. A ideia é completar a prova, dar o nosso melhor, fazer o que amamos, em sintonia e no maior astral”, anuncia.

Experiente nas remadas, Fabi vem de esportes como rafting e corridas de aventura e sabe que o trabalho em equipe é fundamental para uma boa atuação. “É fascinante, um aprendizado, uma evolução”, argumenta a remadora, não descartando uma disputa acirrada na categoria.

“Mesmo sabendo que a outra equipe feminina é formada por remadoras mais experientes em provas longas, tudo pode acontecer. Sempre pensamos, a princípio, que o mais importante é participar e terminar a prova, porém aquela buzina na largada deve ter alguma energia do além (risos), pois a competitividade vem à tona. Vamos para competir forte, para curtir, para evoluir”, completa Fabi, que também terá na equipe as atletas Patrícia e Priscila, de Santos, Raquel, Daniela e Anna Carla, de São José dos Campos.

LARGADA – Com recorde de inscritos, a prova deste ano contará com 21 equipes. A largada será na Praia da Aparecida, em Santos, às 9h30. As canoas seguirão em direção às praias de Guarujá, costeando a Ilha de Santo Amaro até o Forte de Bertioga, nos primeiros 40 km de desafio. Depois, mudam totalmente de cenário, no Canal de Bertioga e o Porto de Santos, nos 35 km finais, para completar o percurso na mesma praia da Aparecida. “Teremos mais de 400 pessoas envolvidas na disputa, entre atletas, equipes de apoio e organização. Será um grande evento”, comemora o criador e organizador da disputa, Fábio Paiva.

O 13º Desafio Onbongo Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas tem os patrocínios de Caiaques Opium Hightec, Onbongo, Embraport e Farma Conde. Apoio: Semes (Promifae), Prefeitura Municipal de Santos, FMA Notícias, 98 FM, Vit Shop, Panificadora Rainha da Barra, Thiago Árias Personal Studio & Pilates, IDK – Instituto DAKPA, Capitania dos Portos, Praticagem e Corpo de Bombeiros. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Por Fábio Maradei

​ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias