Equipe de TOW IN resgata homem perdido em alto mar
07/Abr/2009 - ATOW-INJ - Jaguaruna - Santa Catarina - BrasilOs surfistas membros da ATOW-INJ (Associação de Tow In de Jaguaruna) Plínio Cruz e Roberto Finger resgataram um homem perdido em alto mar que havia sido abandonado por seu parceiro quando mergulhava a 5 km da costa na Laje da Jagua, em Jaguaruna-SC.
José Nestor Cardoso oceonólogo e instrutor de mergulho ficou aproximadamente 4 horas perdido no oceano, sendo que o fato aconteceu á noite.
O sol já se escondia, lá pelas 18:00 da tarde, o piloto da lancha percebeu um pani no motor, e entrou em pânico. Tentou avistar José na água, mas não o encontrou.
Logo foi embora deixando seu amigo a 5 km da costa apenas com um arpão e mascara de mergulho.
Ao chegar à praia o piloto acionou as autoridades locais notificando o acontecimento. Foram chamados os bombeiros de Tubarão-SC, a Polícia Militar e os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna.
Por volta das 22:00 horas, Plínio Cruz e Roberto Finger se deslocaram até a praia para verificar todo aquele aglomero, e após saber da ocorrência se prontificaram para ajudar.
Plínio é atleta e membro da Atow-inj, entidade que trabalha com o Tow In e resgate em ondas grandes com situações extremas. Além disso, trabalha também como bombeiro voluntário em Jaguaruna-SC.
Roberto é salva-vidas e surfista, e faz parte também da Atow-inj.
Juntos os dois se deslocaram para alto mar com apenas um Jet ski, tentando, contudo localizar o homem perdido na Laje da Jagua-SC.
Por aproximadamente uma hora de busca, perceberam uma luz estranha piscando a uns 3 km da Laje. Era José Nestor Cardoso fazendo sinais com sua lanterna aguardando desesperadamente por resgate.
A vítima estava com muitas câimbras e além de tudo convicta de que se não fosse salva pelos surfistas de ondas grandes, poderia morrer.
Foi bravura, grau de extrema coragem e experiência desses atletas, fico muito agradecido por eles terem salvo a minha vida, relata José, após ser resgatado em alto mar.
Tais fatos são de extrema importância e reconhecimento tanto para o esporte “TOW IN” e para a própria entidade” ATOW-INJ”.
Parabéns aos nossos homens do mar e que eles continuem salvando mais vidas.