Equador Está se Tornando um Legítimo Destino de Surf

Mais de 50 praias do Equador cumprem os critérios para uma experiência de surf inesquecível incluindo: ondas de todos os tipos, picos de esquerda e de direita, fundo de areia perfeitos com amplas praias, água morna e um clima extraordinário.

05/Out/2014 - Sarah Mahaney - Equador

O início do surf no Equador remonta aos anos 60, quando piloto de corrida Piti Block chegou a uma competição em Playas com sua prancha de surf. 

O Equador desde então se tornou um centro internacional para o surfe com o início da Federação Equatoriana de Surf (FES) e a realização de muitos campeonatos de surf, incluindo, mais recentemente, o Mundial de 2013 ISA Master and o ISA Junior  2014

A costa do Pacífico tem mais de 600 km de ondas que vêm do norte, noroeste, sul e sudoeste. Há seis locais famosos no Equador, que estabeleceram o padrão para as ondas. 

Playas, na província de Guayas, a apenas uma hora de distância do porto de Guayaquil, tem mais de doze picos de ondas muito próximos uns dos outros. Todos os picos de direita funcionam a maior parte do ano, principalmente com ondas de tamanho médio a grande de direção sul e sudoeste. 

Salinas, na província de Santa Elena, é a principal área de veraneio da costa. Tem mais de quinze praias relativamente próximas umas das outras, com picos de esquerda e de direita e fundos de areia que operam principalmente durante a alta temporada de dezembro a abril e que recebem todos os tipos de ondas de sul, sudoeste, norte e noroeste.

Montañita, no norte da província de Santa Elena, tem mais de dez picos de surf de todos os tipos, incluindo a famosa onda de Montañita. Sua melhor temporada é de dezembro a abril, e recebe todos os tipos de ondas: sul, oeste, norte e noroeste. 

Manta, na província de Manabi, é onde os fundos de areia predominam. A temporada de surf vai de dezembro a abril e também recebe todo o tipo de ondas da costa sul, oeste, norte e noroeste. 

Galápagos tem quatro destinos de surf em San Cristobal, perto do calçadão e outros picos a uma hora e meia de barco. Todas as ondas funcionam durante o período de dezembro a abril, de preferência com ondas médias a grandes que prevalecem de sudoeste, norte e noroeste. 

 

Mompiche tem point breaks de esquerda na alta temporada de dezembro a abril, mas de preferência com swells médios e grandes de Norte e Noroeste.

Traduzido de Surfers Village