#indústria #inovação 
Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco - Brasil

Empresa Rota do Mar inaugura a maior loja de surf e street wear do País

Larissa Correia

Investimento na empreitada foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão

Principal indústria de confecções do Norte e Nordeste do Brasil, a Rota do Mar inaugurará nesta quinta-feira (24), em Santa Cruz do Capibaribe, a sua primeira mega store. Segundo os executivos da companhia, a loja já abre as portas como a maior do País na área de surf e street wear – grandes focos da empresa, que ainda investe em roupas para esportes de aventura. A abertura ocorrerá a partir das 20h, com a presença do garoto-propaganda da grife pernambucana, o ator Caio Castro.

Quinta unidade própria da rede, a mega loja fica anexa à principal fábrica da companhia e recebeu investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A quantia foi empregada na construção da arrojada estrutura física, ocupando aproximadamente 1,4 mil metros quadrados de área de vendas; na instalação de uma cafeteria exclusiva; e, principalmente, na aquisição de mobiliários personalizados e equipamentos eletroeletrônicos – outro diferencial do ousado empreendimento do polo têxtil do Agreste do Estado.

Também se destaca na empreitada a oferta concentrada de todo o portfólio da marca Rota do Mar, que ganha uma ampliação no mix de produtos: além das linhas de camisaria, bermudas, jeans e esportiva, o espaço disponibilizará um reforço nos departamentos feminino e de acessórios. Esse último passará a oferecer itens como óculos de sol e apetrechos para a prática de ciclismo, surf e skate, entre outros, reforçando sua ligação com o esporte e ampliando a conexão com os consumidores.

"A grandiosidade da nova unidade da Rota do Mar é reflexo direto da importância do empreendedorismo e da inovação do polo têxtil do Agreste para Pernambuco, o Nordeste e mesmo o restante do País. Construímos uma unidade moderna e completa, com equipamentos de ponta e oferecendo o melhor do que é produzido na região em termos de confecções e acessórios”, aponta Arnaldo Xavier, diretor-presidente da Rota do Mar.

Segundo o mentor da iniciativa, a nova unidade está instalada dentro de um centro comercial de conceito diferenciado. “Batizado como Rota do Mar Complex, ele reúne a loja, show room e parceiros de renome, que estão entre os melhores do ramo e comercializam itens complementares aos nossos. Esperamos que, em breve, a novidade seja referência nacional na área", destaca. O local inclui ainda as lojas AB&C Moda Infantil, Barouch Jeans, Camboriú Fitness e Moda Praia, Medida Certa (moda feminina e masculina), Michelle Lingerie e Toda Bela (moda feminina).

Como suporte ao modelo de negócios da mega loja e empresas parceiras, o empreendimento ganhou heliponto, estacionamento com mais de 3,3 mil metros quadrados de área, lanchonete, restaurante e local de descanso para guias e motoristas de excursões. No total, a estrutura ocupa um terreno de 4,9 mil metros quadrados, o equivalente a quatro quadras de futsal. A formatação foi definida para oferecer a melhor assistência tanto para lojistas como compradores de outras localidades que escolham o empreendimento para abastecer seus estoques.

“O projeto Rota do Mar Complex foi amadurecido ao longo dos últimos anos. Amplamente discutido entre os envolvidos, ele teve por base o desempenho das nossas unidades já em funcionamento e o resultado de pesquisas amplas realizadas em mercados de outras regiões do Brasil e de países da Europa, Oriente e América do Norte. Isso é perceptível tanto na concepção da iniciativa como em aspectos mais práticos, a exemplo das soluções contemporâneas em arquitetura comercial”, ressalta Xavier.

De acordo com o executivo, a data de inauguração da mega loja também foi estratégica. “Ela ocorrerá em tempo hábil para o tradicional incremento das compras de fim de ano. O que é mais um ponto favorável para todos já que a mega loja funciona num complexo comercial instalado em local privilegiado no polo e com uma estrutura física sem igual nas redondezas”, finaliza.

A empresa - Fundada em 1996 pelos empresários Arnaldo Xavier e Marta Ramos, a Rota do Mar é uma das maiores indústrias têxteis do Norte e Nordeste. Ela possui três fábricas, um show room e cinco lojas próprias no Agreste pernambucano, além de uma unidade licenciada na Paraíba. A companhia sediada em Santa Cruz do Capibaribe tem 580 colaboradores e gera 600 empregos indiretos em nove prestadoras de serviço. Anualmente, produz cerca de 1,2 milhão de peças nos estilos surf e street wear e esportes de aventura e é patrocinadora de diversos atletas e times de futebol nordestinos.

Em agosto passado, foi eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil de acordo com o Instituto Great Place to Work. A pesquisa é a maior em todo o mundo no que se refere à avaliação do índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e à análise das melhores práticas de gestão de pessoas. A Rota do Mar destacou-se como a primeira colocada na categoria Qualidade de Vida, superando corporações como Telefônica Vivo, Dell, Embraer, Alcoa e Ambev. A companhia também conseguiu um posicionamento expressivo no recorte Treinamento e no percentual de colaboradores com até 25 anos de idade.

Galerias | Mais Galerias