#cultura #surfguru #surf #videos #fotografia 
Brasil

EMBAIXADORES SURFGURU: CONHEÇA MARCEL FILHO

Marcel Filho - Surfcrew Imagens

Fã número 1 do Surfguru e parceiro de longa data, Marcel mostra como ele vive de surf, fotografia e muito amor pelo mar.

Nessa série de reportagens, vamos apresentar os Embaixadores do Surfguru. Vem conhecer o Marcell Filho (@surfcrewimagens)!

Quem é você e o que você faz no mar?

Meu nome é Marcel Filho, sou fotógrafo, editor e cinegrafista profissional de surf, mais conhecido como SurfCrew, nome do meu projeto chamado SurfCrew Imagens (@surfcrewimagens no instagram, minha página de trabalho, para vocês acompanharem). Sou de Recife-PE, mas atualmente resido na praia de Maracaípe onde vivo meu lifestyle conciliando com meu trabalho.

Qual é a sua relação com o mar e qual a importância dele pra você?

Antes de fotógrafo, sou surfista e minha vida toda foi envolvida com o surf. Amo pegar onda, tanto quanto amo o mar... acredito que por ser do signo de Câncer, elemento água, eu tenho essa conexão às vezes inexplicável com o mar, sem conseguir ficar longe dele e nele vivendo todos os dias de minha vida!


O que você faz para cuidar dos oceanos no seu dia a dia?

Procuro sempre ajudar de alguma forma, pegando um plástico boiando no mar quando estou surfando, ou quando to saindo da praia ou terminando uma sessão de fotos de surf, eu sempre dou aquela geral na areia, e recolho o possível. Acho que todos temos que fazer algo em defesa dos nossos oceanos, tipo trabalho de formiguinha mesmo. Se cada um fizer sua parte, o resultado vêm e os oceanos agradecem. Temos que ter todos o mínimo de consciência.

 

Como você usa a previsão das ondas e como ela impacta na sua vida?

Por ser surfista e fotógrafo de surf, uma das primeiras coisas que faço quando acordo é ligar o computador e entrar aqui no Surfguru para ver a previsão das ondas e acompanhar o mar pela câmera do Surfguru. Isso gera uma grande conexão e sentimento pelo site, que acompanho e sempre fui fã número 1, desde o início com os mestres que o desenvolveram. 

Qual foi seu maior aprendizado na fotografia de surf?

Meu maior aprendizado com a fotografia de surf foi o respeito pelo mar e pelos oceanos. Meu olhar artístico da natureza, das ondas e tudo que o surf proporciona em termos de paisagens. Também aprendi muito com as amizades que conquistei durante minha jornada de fotógrafo de surf. 

 

O que você pensa sobre a fotografia de surf no Brasil?

A evolução da fotografia de surf no Brasil e no mundo está constante e notável, cada vez mais ângulos inovadores, equipamentos de alta tecnologia com qualidades cada vez mais insuperáveis, abrindo vários leques de possibilidades e áreas para o fotógrafo atuar.

 

O que você diria pra alguém que está começando na fotografia de surf?

Sou um grande incentivador para quem entra na área, sempre dou dicas pra galera quando me perguntam sobre a profissão de fotógrafo de surf. A priori diria que tem que estudar muito, e treinar muito também, tanto dentro d'água quanto fora dela, fazer cursos, workshops, assistir vídeos-aulas e procurar adquirir o máximo de informações e conhecimento para filtrar para a área que você vai atuar na fotografia, que podem ser muitas.


Qual a vantagem do Surfguru PRO que você acha mais irada? Por que?

Na verdade, pra mim são duas rsrs, pode ser? A primeira vantagem mais irada que eu acho é a possibilidade de você poder prever vários dias antes do Swell entrando no litoral onde você se encontra. E a segunda, que pra mim é a primeira coisa que faço quando acordo, é poder vizualizar sem intervalos a câmera do Surfguru na vala onde eu sempre fotografo a galera, e depois pego minhas ondas também. Fora as outras vantagens que o SurfguruPro proporciona.

 

O que achou da iniciativa do Surfguru de destinar 10% da receita para ações de cuidado com os oceanos?

Acho isso uma bondade enorme e de extrema importância, porque vejo a preocupação de vocês em querer fazer sua parte,  de ajudar, cuidar e proteger nossa natureza, sejam os mares, oceanos, rios, matas, clima global, defesa dos animais marinhos, etc. Se cada empresa, startup, ou instituição fizesse como vocês, muitas vidas seriam salvas e consequentemente a natureza e o planeta agradeceria.

 

Como se sente sendo um embaixador do Surfguru?

Me sinto muito honrado, privilegiado e agradecido. O Surfguru sempre esteve presente em toda minha trajetória no surf, desde o começo, tanto como surfista quanto como fotógrafo e pra mim é muito importante esse trabalho e feedback que tenho com o Surfguru.

Pra terminar, jogo rápido!

 

Goofy ou regular?

Regular 

Direita ou esquerda?

Direita

Bomba ou marola?

Bomba, claro!

Tubo ou manobra?

Tubo 

Frio ou calor?

Calor

Progressivo ou clássico?

Progressivo

Freesurf ou campeonato?

Freesurf

Pico preferido?

Noronha, Cacimba!

Trip dos sonhos?

Indonésia, México, África do Sul e Austrália 

Uma frase que você gosta?

O Surf é como a máfia. A partir do momento em que estás dentro, estás dentro. Não há formas de sair.” (Kelly Slater)

E aí, gostou de saber mais sobre o Marcell? Bora dar uma força e acompanhar ele ná no instagram @surfcrewimagens !

Lembre de acessar surfguru.com.br e assinar o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Galerias | Mais Galerias