#cultura #big surf #surfguru #surf #treinamento 
Brasil

Embaixadores Surfguru: conheça Fábio Sandes

Fábio Sandes - Domínio Corporal

Em busca de evolução constante, nosso embaixador e surfista Fábio Sandes se apresenta e fala sobre os métodos que vem estudando e aplicando para o bem estar físico e mental - seu e de seus alunos.

Nessa série de reportagens, vamos apresentar os Embaixadores do Surfguru. Vem conhecer o Fábio Sandes (@fabiodominiocorporal), representando com a Domínio Corporal (@dominiocorporal)!

Quem é você e o que você faz no mar? 

Meu nome é Fábio Sandes Palmeira, 42 anos, casado com Angélica Von Doellinger (@angeldominiocorporal), morador de Manguinhos no Espírito Santo e sócio fundador da Domínio Corporal, fundada em 2001. Salva-vidas, professor de Educação Física, pesquisador com publicações científicas nacionais e internacionais sobre atividades de ação e bem-estar e criador do método Surf Resistência. 

Desde que trabalhei meu primeiro ano como guarda-vidas em 2001, percebi que trabalhar nessa relação diária com o mar é uma das melhores coisas da vida, e desde então venho buscando isso para minha vida. Eu e minha esposa nos mudamos para Costa Rica em 2003 e vivemos lá por 1 ano e meio para poder vivenciar essa cultura surf raiz e estudar em um grande centro de produção científica para poder desenvolver nossas bases científicas das metodologias Domínio Corporal. Em 2005 iniciamos um projeto socialambiental na comunidade de Manguinhos, Serra-ES, e fundamos uma escola de surf. Até hoje seguimos a rotina de treinos, estudos e buscamos levar esses conhecimentos para mais pessoas, no intuito de promover além de uma performance esportiva uma constante evolução pessoal em busca do bem-estar.  

Foto: Angélica Palmeira

Qual é a sua relação com o mar e qual a importância dele pra você?

Minha relação é diária, pois além do meu trabalho o meu lazer também está diretamente ligado ao mar. Como meu filho e esposa também são amantes do esporte no mar, estamos sempre de olho nas previsões para saber qual será o plano da semana.

Foto: Gustavo Martinazzi

 

O que você faz para cuidar dos oceanos no seu dia a dia?

Além de minhas escolhas sustentáveis diárias, busco sempre que vou surfar levar um pouco do lixo que encontramos nas praias e mares. Nestes 20 anos de carreira, sempre tivemos como pilar a sustentabilidade, desenvolvimento com base comunitária e preservação e recuperação do meio ambiente. Para isso, desenvolvemos diversas ações para tornar isso possível, como: palestras, limpezas de praia e mangue, remadas ecológicas, torneios esportivos, projetos sociais, apoio a outros projetos, ações ou trabalhos acadêmicos, cooperação internacional entre outras...      

 

Como você usa a previsão das ondas e como ela impacta na sua vida?

Minha rotina é pautada de acordo com a previsão de ondas e vento. Além de usar para as aulas e treinos, também norteia minha rotina de treinos no estudio, pois de acordo com a previsão, assim defino qual modalidade irei praticar e se tiver clássico fico mais tempo dentro d´agua. 

 

Baixas de Carapebus - ES (Foto: Gustavo Martinazzi)

Qual foi seu maior aprendizado no surf?

Levar uma vida mais saudável e a respeitar os ciclos da natureza, isso ajuda muito a lidar com a ansiedade. 

 

El Salvador - (Foto: Angélica Palmeira)

O que você diria pra alguém que está começando a surfar?

Aproveite ao máximo cada etapa do processo, se divirta acima de tudo, seja bem-vindo a essa comunidade. Respeite a natureza, busque preservar e defendê-la sempre, pois essa preservação que nos possibilitará a longevidade do nosso esporte/cultura. Lembre-se sempre que para todos nós possamos aproveitar o melhor do surf, o respeito dentro e fora d´agua é peça fundamental. 

O que é o “Dominio Corporal” e quais os principais objetivos desse método?

Domínio Corporal é uma filosofia de trabalho desenvolvida em conjunto com minha esposa Angélica Von, por meio de estudos científicos desde o início dos anos 2000. O Método Integrado Domínio Corporal foi desenvolvido com objetivo de proporcionar bem-estar físico e emocional de seus praticantes. Esta modalidade de treinamento físico consiste na integração do treinamento funcional, Five Komzept, Yoga, Reiki e atividades ao ar livre. Indicada para todos os públicos, pois a montagem do plano de treinamento é individualizada, para que cada aluno possa alcançar uma evolução física e emocional que os possibilitem progredir no método, melhorando sua qualidade de vida e ampliando a possibilidade de novos desafios.

Nesse momento estamos finalizando um projeto para treinamentos online, que possamos seguir com a nossa característica principal que é a individualidades dos treinos.

Foto: Gustavo Martinazzi

Qual a vantagem do Surfguru PRO que você acha mais irada? Por que?

Pra mim é a possibilidade de poder comparar as previsões com o histórico das previsões. 

 

O que achou da iniciativa do Surfguru de destinar 10% da receita para ações de cuidado com os oceanos?

Mostra que o propósito do Surfguru representa exatamente a cultura dos amantes do mar, pois em seu DNA está inserido o nosso sentimento de gratidão com a mãe natureza, o que nos move a agir em sua defesa.

 

Como se sente sendo um (a) embaixador (a) do Surfguru?

Estou amarradão, poder levar para cada vez mais gente tudo que venho pesquisando para a melhora da performance esportiva aliada a qualidade de vida me deixa ainda mais motivado. Sem falar que é o site de previsão mais relevante entre todos os amantes da cultura do mar.

Foto: Angélica Palmeira


Pra terminar, jogo rápido!

 

Goofy ou regular?

Regular

Direita ou esquerda?

Esquerda

Bomba ou marola?

Bomba

Tubo ou manobra?

Tubo

Frio ou calor?

Calor

Progressivo ou clássico?

Clássico

Freesurf ou campeonato?

Freesurf

Pico preferido?

Desafio do momento: a Barrinha em Saquarema

Trip dos sonhos?

Indonésia

Uma frase que você gosta?

Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não pode fazer melhor ainda.

El Salvador (Foto: Angélica Palmeira)

E aí, gostou de saber mais sobre o Fábio? Acompanhe mais de perto o trabalho dele no instagram @dominiocorporal !

Lembre de acessar surfguru.com.br e assinar o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Galerias | Mais Galerias