#wsl #competições #surf #big surf #ondas grandes #videos 
Portugal

Em Nazaré, Maya Gabeira surfa onda gigante que pode entrar para o Guinness

Flávio Dilascio

Big rider carioca aproveita swell épico de 80 pés (24 metros) e consegue completar o que pode ter sido a maior onda surfada por uma mulher. Surfista aguarda medição oficial da WSL

Maya Gabeira pode ser a primeira surfista do sexo feminino a entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes. Na última quinta-feira, a carioca surfou a melhor onda da sua vida na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, no mesmo lugar onde sofreu um grave acidente em 2013. Aproveitando um swell épico de 80 pés (pouco mais de 24 metros), Maya completou uma perigosa onda de esquerda, auxiliada pelo surfista franco-brasileiro Eric Ribiere, que foi quem a tirou da onda. A big rider brasileira vai dar entrada na medição da sua onda na WSL Big Wave Awards. A partir de então, a marca será enviada ao Guinness.

Até o momento o recorde de maior onda surfada no mundo pertence ao americano Garrett McNamara, que surfou uma bomba de 23.8 metros na mesma Nazaré em 2011. A intenção de Maya é inaugurar a categoria feminina de maior onda surfada do Guinness Book.

- Foi uma sensação incrível, porque a onda que eu peguei em novembro eu não consegui completar, então sofri um p... caldo. Fiz vários ajustes, troquei de prancha e criei esse desafio de completar essa onda gigante. Quando saí do canal fui buscada pelo Eric (Ribiere) e nem ele acreditou que eu fiz a onda. Foi bem legal e super emocionante, mesmo porque tinham várias pessoas que eu admiro na água. A comemoração foi grande - disse Maya.

Morando em Nazaré desde o segundo semestre do ano passado - ela passa cinco meses do ano na costa portuguesa -, Maya revelou que ficou cerca de 4h na água para conseguir surfar a melhor onda da sua vida. Emocionada com o feito, ela dividiu os méritos da marca com o companheiro Eric Ribiere.

- Eu estava super ansiosa, porque esperei esse swell a semana toda, e nós sabíamos que seria um swell gigante. Eu ainda não tinha performado desde o meu acidente, então estava ansiosa e bem tensa. Foram 4h na água para eu achar essa esquerda. Tinha pego uma direita antes, mas não foi nada demais. E estava super frio esse dia, então foi uma luta e uma perseverança mais do Eric. Nós fomos muito guerreiros e conseguimos achar. Valeu e muito - comentou.

Galerias | Mais Galerias