#alimentação #saúde 
Brasil

Elisa Lerch e a Importância da Nutrição

Redação Surfguru

Elisa Lerch é Nutricionista Funcional, na Clinica VitalNatura, nesta matéria podemos ver a importância de um plano alimentar com avaliação, recomendações, suplementação, cardápio da dieta com receitas e opções de produtos.

O organismo do Ser Humano é formado por 100 trilhões de células. Diariamente ocorre o processo de renovação celular, por isso é fundamental ter uma alimentação saudável, balanceada, oferecendo ao organismo todos os nutrientes necessários para que ocorra o seu perfeito funcionamento, sempre em equilíbrio.

A probabilidade do desenvolvimento de uma doença através da hereditariedade é somente 25%, o restante, ou seja, 75% de chance para o surgimento de uma doença estão diretamente relacionados aos fatores ambientais em que este organismo está exposto, como por exemplo, o hábito de excesso de bebidas alcoólicas e cigarro, a falta de atividade física, o excesso de trabalho, estresse e outros, mas principalmente qual o ambiente nutricional em que estão mergulhadas essas células. Dessa forma através da nutrição podemos escolher qual a qualidade de vida que teremos nos próximos anos.

Vamos a algumas dicas. 

Evite tomar líquido durante as refeições. Os líquidos em demasia diluem os sucos digestivos prejudicando a digestão. Além disso, aumentam o pH intestinal ao diluir e neutralizar o HCL propiciando o crescimento de patógenos. Ideal é ingerir até 20 min antes ou apenas 30min após as refeições.

Não ficar mais de 3-4 horas sem comer. Para facilitar o processo digestivo e aumentar o metabolismo o ideal é fracionar em 5-6 refeições/dia de menor volume. Beber, pelo menos, 2,5 litros de água / dia – tenha sempre uma garrafinha de água (inox/acrílico) com você e beba aos poucos, durante o dia todo.

Evitar realizar qualquer tipo de atividade (ler, ver televisão...) no momento da refeição e mastigar bem os alimentos, lembre-se: estomago não tem dentes! Se tiver algum evento, nunca saia de casa com fome, faça sempre um lanche leve antes.

Dar preferência ao molho de tomate caseiro, evitar molhos industrializados, prefira aqueles em embalagem de vidro, no caso de utilizar. Não aqueça alimentos no forno de microondas, principalmente quando armazenados em recipientes plásticos, troque por vidro e aqueça em “banho-maria”. Para adoçar, utilize, adoçantes puros de Stévia.

Sempre que possível, compre alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos e fertilizantes), principalmente aqueles de consumo diário como frutas, verduras, ovos, carnes, arroz, feijão e aqueles mais susceptíveis à presença de agrotóxicos (tomate, morango, mamão, pêssego, batata inglesa)

As frutas são importantes, mas evite apenas fazer sempre as mesmas escolhas delas, varie...

Fontes de ferro: carne vermelha 1 a 2 x na semana, frango, peixe, vegetais verdes escuros como couve, brócolis, feijão, lentilha, grão de bico (2 conchas ao dia), semente de abobora, gergelim, açaí. Ingerir fonte de vitamina C (1 goiaba, 1⁄2 laranja, 1 limão, acerola, caju, morango...) nas refeições que apresentam vegetais com fonte de ferro para melhorar a sua absorção.

Troque o sal tradicional refinado pelo sal marinho, ou Flor de sal ou Sal do Himalaia (pode ser para a casa toda e você encontra facilmente em supermercados na sessão de produtos naturais ou mesmo na sessão do sal), usar em baixa quantidade.

Aumente o consumo de frutas e hortaliças: 5 a 9 porções diárias. Esses alimentos além de ricos em fibras, são fontes de vitaminas, minerais e fotoquímicos com efeito antioxidante e destoxificante, restabelecendo as funções orgânicas. Procure ingerir diferentes qualidades e cores, preferencialmente na forma crua in natura, como suco ou salada.

Evite temperos artificiais industrializados como caldo knor, sázon, Ajinomoto, etc. Evite a ingestão de embutidos como salsichas, salames, presuntos, mortadela, etc. Utilizar óleo de girassol ou azeite extra-virgem em vidro escuro no preparo dos alimentos. Cuidado com todos os alimentos adicionado de aditivos como conservantes, adoçantes artificiais, corantes, aromatizantes, acidulantes artificiais, como refrigerantes, gelatinas, shakes prontos, sucos industrializados, etc. E preste atenção nos rótulos. Evitar esses alimentos. Prefira alimentos naturais, vivos e energizantes, naturalmente ricos em fitoquímicos e com ação destoxificante.

  • Evitar: Café, chá preto, bebida alcoólica, frituras e sal de mesa.
  • Incluir na dieta: Quinua, amaranto, chia, oleagenosas.
  • Incluir: Canela, orégano, tomilho, cravo, alecrim, gengibre, semente de abóbora.

A Clinica Vital Natura tem uma grande novidade que trará ótimos resultados a sua dieta! O Food Detective

Teste simples e rápido que identifica 59 alimentos diferentes associados a intolerâncias. O teste é feito com a coleta de uma gota de sangue através de um capilar (dedo). Food Detective foi desenvolvido e produzido por Cambridge Nutritional Sciences. O exame identifica 59 alimentos que podem estar relacionados com vários sintomas associados com intolerâncias alimentares.

Com o resultado do teste e de acordo com o tipo de intolerância apresentada, ofereceremos uma orientação alimentar e/ou protocolo de detox de forma personalizada, o que irá proporcionar resultados mais eficazes no controle ou na manutenção da sua alimentação, uma vez que eliminamos ou reduzimos os alimentos que não são favoráveis a sua nutrição, adaptando o seu plano alimentar ao seu dia a dia.

Estudos comprovam que os sintomas percebidos pelas intolerancias passam de 150. Abaixo, os principais sintomas apresentados por pessoas com intolerância a algum tipo de alimento:

  • Ansiedade (aguda ou crônica)
  • Artrite
  • Asma
  • Transtorno de Déficit de Atenção
  • Inchaço
  • Bronquite
  • Doença Celíaca
  • Síndrome de Fadiga Crônica
  • Prisão de ventre (Constipação | Intestino preguiçoso)
  • Depressão
  • Diarreia
  • Fibromialgia
  • Gastrite
  • Dores de cabeça
  • Hiperatividade
  • Doença Inflamatória Intestinal
  • Insônia
  • Síndrome do Intestino Irritável
  • Problemas de pele
  • Má Absorção
  • Enxaqueca
  • Distúrbios do sono
  • Retenção de água (líquidos)
  • Problemas de controle de Peso (dificuldade para ganhar ou perder peso)
  • Sensação de estufamento
  • Flatulência

Alimentos identificados pelo Food Detective:

  1. Leite e Ovo: Leite de Vaca e Ovo;
  2. Peixes, Crustáceos e Frutos do Mar: Bacalhau, Caranguejo, Hadoque, Lagosta, Mexilhão, Linguado, Salmão, Camarão, Truta e Atum;
  3. Frutas: Maçã, Groselha preta, Azeitonas, Limão, Melão, Laranja, Grapefruit, Morango, Toranja, Tomate e Melancia;
  4. Grãos: Cevada, Trigo, Milho, Trigo duro, Glúten, Aveia, Arroz e Centeio;
  5. Ervas e Especiarias: Gengibre;
  6. Carnes: Carne de Boi, Vaca, Frango, Cordeiro, Porco e Peru;
  7. Nozes e Castanhas: Amêndoa, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amendoim e Noz;
  8. Vegetais: Brócolis, Couve, Repolho, Cenoura, Alho, Alho Poró, Batatas, Aipo, Lentilha, Ervilha, Feijão, Pimentões, Soja, Cacau, Café, Noz de Cola, Mel, Cogumelos, Gergelim, Girassol, Leveduras (Pães e Cerveja).

Agende já sua consulta na Vital Natura e descubra os benefícios desta novidade!

Pra galera que vai fazer o surf, se liguem na alimentação saudável:

Receita Vitamina Funcional antes do surf

Ingredientes:

1 banana congelada cortada em rodelas; 5 morangos congelados; 2 colheres de sopa de aveia em flocos; 1 colher de quinoa em flocos; 1 nozes ou 1 castanha do pará; 200ml de água gelada

Modo de preparo: Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata por 3 minutos. Beba em seguida.

Receita lanche depois do surf

Mouse de abacate:

Ingredientes:

3 colheres de abacate; 2 colheres de quinoa em flocos; 1 colher de amaranto em flocos; 2 colheres de açúcar de coco ou açúcar demerara; 2 colheres de sopa de leite vegetal de arroz; 200ml de água gelada

Modo de preparo: Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata por 3 minutos.

Receita de panqueca de banana integral

Ingredientes:

1 banana madura; 2 colheres de aveia em flocos; 1 ovo; 2 colheres de quinoa em flocos; 1 colher de sopa de canela em pó; 1 colher de óleo de coco

Modo de preparo: Amasse a banana com um garfo e misture em uma vasilha com os demais ingredientes. Em uma frigideira coloque 1 colher de óleo de coco e após coloque uma concha da misture. Aguarde por 2 minutos em fogo baixo e vire do outro lado com a ajuda de uma espátula. Aguarde mais dois minutos e sirva. Pode servir com morango picado, mel ou outras frutas.

Por Elisa Lerch

Nutricionista Funcional

Clinica VitalNatura

www.vitalnatura.com.br

(085) 91551777 / 30674741

​ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias