#municipal #competições #amador 

Eduardo Maia sai na frente em busca do tetra do O’Neill Tent Beach SP Contest 2012

Roberto Pierantoni

Surfista campeão do Circuito Metropolitano de São Paulo na categoria Open em 2009, 2010 e 2011 vence a primeira etapa da disputa, que terminou neste domingo, no Guarujá

Do mesmo jeito que terminou a temporada do ano passado, Eduardo Maia começou este ano. Depois de ganhar o Confronto Final em 2011 e garantir o tricampeonato metropolitano de São Paulo na categoria Open, o surfista da Zona Norte da Capital venceu a primeira etapa do O’Neill Tent Beach SP Contest 2012 e deu o primeiro grande passo rumo ao inédito tetra consecutivo. A competição, destinada apenas a surfistas residentes da Grande São Paulo, foi realizada nestes sábado e domingo, na praia do Tombo, no Guarujá (SP), com a participação de 85 atletas.

"Sabia que seria importantíssimo alcançar um bom resultado nesta primeira prova do ano, para poder seguir firme e forte na busca por mais um título deste circuito alucinante, super bem organizado pela nossa associação. Consegui a vitória e isso me dá mais confiança para as outras duas etapas", avaliou o surfista do bairro paulistano da Freguesia do Ó. Com uma nota 8 logo na primeira onda surfada, ele ficou mais tranquilo na bateria final e superou Rafael Spitaletti (2º), Bruno Romano (3º) e Danilo Nunes (4º).

Bruno Romano, além da terceira colocação na principal categoria do circuito organizado pela Associação de Surf Grande São Paulo em conjunto com a empresa de promoção Event Tools, conquistou a vitória na categoria Júnior, na qual foi campeão em 2011. No confronto decisivo, ele ficou à frente, pela ordem, de Thiago Menezes, de seu irmão mais novo Léo Camargo e de Guilherme Villas Boas. "Estou feliz, pois mostrei que meu surfe evoluiu em um ano e já fiz minha primeira final na Open", afirmou o atleta da Event Tools Surf Team.

Na Máster, vitória inédita de Fabrizio Parra, que derrotou na bateria final a Alexandre Miranda (2º), Taciano Parra (3º) - campeão da categoria aberta para surfistas com mais de 35 anos em 2011 - e Mariano Lasalla (4º). "É a primeira vez que subo ao topo do pódio e isso é emocionante, principalmente por ter superado os melhores surfistas de São Paulo", disse o representante da Zona Norte. Na Longboard, Alexandre Miranda foi o melhor, seguido de Marcelo Lima, Paulo Giachetti e Léo Paioli.

Vivian Messina, assim como Eduardo Maia, também repetiu o resultado do Confronto Final de 2011 e chegou novamente ao topo do pódio. Desta feira, ela abriu a bateria final com uma boa nota e, na sequência, pegou mais uma onda regular e soube administrar o resultado até o término da disputa. Na segunda colocação, ficou Gabriela Rodrigues. Paula Álvares e Roberta Costa terminam na terceira e quarta posições, respectivamente. "Com certeza, a meta é o bicampeonato. Espero mais um bom resultado nas duas etapas que faltam", declarou a vencedora nas ondas do Guarujá.

Agora, Maresias - Depois da etapa do Guarujá, o O’Neill Tent Beach SP Contest 2012, que tem também o patrocínio da Hawaiian Dreams (HD), da Tropical Brasil e das Lojas Town & Country, segue para a praia de Maresias, em São Sebastião (SP), e ocorre nos dias 24 e 25 de novembro. A terceira e decisiva prova da temporada será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

Promovido pela Associação de Surf da Grande São Paulo (ASGSP) em conjunto com a Event Tools Promoções e Eventos, o O'Neill Tent Beach SP Contest 2012 tem também o patrocínio da Hawaiin Dreams (HD), Tropical Brasil e Lojas Town & Country. O apoio é da Seven Eyewear, BHS, Glasser Future Surfboards, Widex Travel, Flexfit, Têxtilminas.

A realização é da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Federação Paulista de Surf (FPS), Associação de Surf de Maresias (ASM), (Associação de Surf de São Sebastião), Associação Ubatuba de Surf (AUS), Associação de Surf do Guarujá (ASG), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, prefeituras de São Sebastião, Ubatuba e Guarujá. A divulgação oficial é da revista Fluir e do portal Waves.

Resultados completos, cronograma e chaves de bateria no site da FPS .

RANKING SP CONTEST 2012

Open

1º Eduardo Maia, 1.000

2º Rafael Spitaletti, 900

3º Bruno Romano, 810

4º Danilo Nunes, 729

5º Thiago Costa e Pedro Regatieri, 656

7º Marcio Aparecido, Flávio Boca e Bruno Furlani, 531

10º Alexandre Miranda, Fábio Ayres e Emanuel Guimarães, 387

Júnior

1º Bruno Romano, 1.000

2º Thiago Menezes, 900

3º Leonardo Camargo, 810

4º Guilherme Villas Boas, 730

Máster

1º Fabrízio Parra, 1000

2º Alexandre Miranda, 900

3º Taciano Parri, 810

4º Mariano Lassala, 729

5º Freddy Jacob e Caio Tavares, 656

7º Flávio Boca, Edu Kutika, José Angelo, 531

10º Adriano Pescoço, André Martins e Eduardo Domingues, 387

Longboard

1º Alexandre Miranda, 1.000

2º Marcelo Lima, 900

3º Paulo Giachetti, 810

4º Leo Paoli, 729

5º Maurício Barros e Michel Asfo, 656

7º Marco Juliano, Chico Paioli e Zé Paioli, 531

10º Carlos Diniz, Eduardo Domingues e Túlio Dalpiaz, 387

Feminina

1º Vivian Messina, 1.000

2º Gabriela Rodrigues, 900

3º Paula Álvares, 810

4º Roberta Costa, 729