#previsão #análise #surf #surfguru #stand up paddle #bodyboarding #bodysurf #notícias 
Brasil

Duas ondulações para fazer a cabeça da galera e o #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

Vagas de sul-sudoeste e swell de sudeste fazem o litoral brasileiro funcionar do RS até o PE. Se liga na análise para não perder nada.

Aloha galera!

Temos duas notícias: uma boa e uma ótima. A boa vai principalmente para quem mora entre o RS e o RJ e recebe bem as ondulações de sul-sudoeste. A ótima notícia vai para a galera do ES até o litoral do PE que recebe muito bem as ondulações de sudeste.

A ondulação de sudeste já foi formada do outro lado do Atlântico e deve atravessar o oceano até atingir o litoral brasileiro com um período bem alto. Os estados da região Sul, além de SP e RJ também devem sentir a influência desse swell, porém haverá uma ondulação de sul-sudoeste de período curto, formada perto da costa do continente. Assim, as condições podem ficar um pouco balançadas nas praias que recebem bem as ondulações de leste e de sul.

Se liga nas condições de cada estado:

Sul

RIo Grande do Sul

A ondulação de sul-sudoeste começou a fazer efeito hoje (terça-feira) no litoral gaúcho. Amanhã (16/06), o mar estabiliza com 8 segundos de período e 2,1m de altura vindos de sul. Na quinta-feira (17/06), o mar começa a perder força, mas ainda teremos boas ondas com a ondulação acima de 1,5m e 9 segundos de período. O vento será mais forte no fim de terça-feira e início da quarta-feira, mas a direção de sudoeste pode encaixar bem em alguns picos do litoral. 

Vale destacar ainda que haverá influência do swell de leste-sudeste no litoral e apesar de não ser uma ondulação muito grande, possui boa potência devido ao seu período na casa dos 12 - 13 segundos. Esse fator gera duas consequências: o mar fica mais balançado com ondulações de diferentes sentidos. Em compensação, as praias que recebem apenas as ondulações de leste e não recebem bem as ondulações de sul poderão ter dias com boas ondas.

grafico de altura da ondas em torres-rs

Gráfico da altura das ondas para Torres-RS

grafico de vento para torres-rs

Gráfico do vento para Torres-RS

Santa Catarina

Na capital catarinense, a ondulação só reage sob influência das vagas de sul-sudoeste a partir de amanhã (16/06). O mar sobe bem e chega a 2,4m com 7 segundos de período ao longo do dia, antes de começar a descer. Na quinta-feira (17/06), o mar perde tamanho e o período aumenta, então ainda devemos ter boas condições de surf até sexta-feira (18/06), quando a ondulação enfraquece de vez baixando para 1m e 9 segundos de período.

O vento deve atrapalhar na quarta-feira, vindo com intensidade moderada a forte de sul durante todo o dia. Na quinta e sexta-feira ele ameniza e deve ajudar na formação das ondas vindo do quadrante oeste. O swell de leste-sudeste também terá uma boa influência no estado, principalmente quarta e quinta-feira, como podemos ver no mapa espectral. Assim, podemos ter uma mar bem balançado e vale a procura por picos que recebem bem uma ondulação, mas fiquem protegidos da outra.

mapa de periodo e espectral para floripa

Mapa do período e espectral do dia 17/06  para Floripa - SC

Paraná

No PR, a ondulação de leste-sudeste vai chegar com um período ainda maior que nos outros estados, porém com um tamanho menor. De qualquer maneira, a partir de quarta-feira (16/06) o mar começa a subir rapidamente, chegando a 2m com 7 segundos de período. Já na quinta-feira (17/06) as ondas vão diminuindo ao longo do dia, mas seguem com um bom tamanho e potência. Na sexta-feira (18/06), o mar segue perdendo força e chega a 1m com 9 segundos de período, então ainda devem ter algumas boas condições de surf. 

O vento deve ser mais intenso no PR que nos outros estados do Sul, então é um fator que deve atrapalhar a formação das ondas vindo de sul, principalmente na quarta-feira. Na quinta e sexta-feira o vento diminui um pouco sua intensidade e roda para sudoeste, podendo gerar condições melhores de surf.

grafico de altura das ondas para matinhos-pr

Gráfico da altura das ondas para  Matinhos-PR

grafico de vento para matinhos - pr

Gráfico do vento para  Matinhos-PR

Sudeste

São Paulo

A influência da ondulação de leste-sudeste será maior em SP, tanto que amanhã, quarta-feira (16/06), o mar vai subir ao longo do dia com 13 segundos de período, chegando a 1,8m. Na quinta-feira (17/06), as ondas terão mais influência da ondulação de sul, ficando com 2m e 10 segundos de período ao longo de todo o dia. No dia seguinte, sexta-feira (18/06), o mar começa a descer, mas ainda há a expectativa de boas ondas, acima dos 1,5m ainda vindo de sul-sudeste. 

O vento deve ajudar bastante ao longo da semana, se mantendo ameno quase todos os dias. Na quarta-feira ele deve ser um pouco mais intenso e pode atrapalhar um pouco mais. Outro fator importante de ser destacado é a direção não muito favorável (oeste-sudeoste) que o vento vai soprar, tirando sexta-feira, quando de manhã podemos ter um terral em praias que recebem bem o vento de oeste-noroeste.

mapa espectral e de periodo para ubatuba-sp

Mapa do período e espectral do dia 17/06  para Ubatuba-SP

Rio de Janeiro

No RJ, as condições serão parecidas com as de São Paulo: a ondulação subirá sob influência de leste-sudeste na quarta-feira (16/06), chegando a 1,8m e 13 segundos de período. Na quinta-feira (17/06), o mar ganha ainda mais força e chega a 2,5m com 11 segundos de período, porém sob influência da ondulação de sul. Na sexta-feira (18/06), o mar desce um pouco, mas ainda com a ondulação de sul e devemos ter boas ondas.

O mapa espectral ao longo da semana mostra que teremos um mar balançado, principalmente na quinta e na sexta-feira. O vento deve atrapalhar na quarta-feira à tarde e quinta-feira, vindo de sudoeste, mas na sexta-feira a previsão indica um vento terral de nordeste ao longo de quase todo do dia. Ainda é importante dizer que não teremos ventos fortes, mesmo com eles chegando de sudoeste.

grafico de altura das ondas pra rio de janeiro - rj

Gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

grafico de vento para rj

Gráfico do vento para Rio de Janeiro-RJ

Espírito Santo

No ES, hoje (15/06) já começou a rolar um surf, tendo ondas com 1,4 m e 11,segundos e de sul-sudeste. O vento fraco de oeste sudoeste pela manhã não atrapalha as boas condições em alguns picos mais expostos, mas o swell entra mesmo na quarta-feira (16/06). Um swell oceânico com ótima direção e período deve atingir em cheio a costa capixaba, com 1,8 m e 15 segundos período de sudeste. Com essa direção e período, mesmo essa sendo uma previsão oceânica, as ondas podem chegar a este tamanho na praia, muito alinhada, inteira e com muita perfeição, devido ao vento oeste sudoeste fraco pela manhã.

Esse é um swell bem certo para os corais, porém cedo ainda teremos uma maré cheia que não é o ideal para os corais da costa capixaba, mas deve acertar rapidamente com a maré secando e o mar subindo. Na quinta-feira (17/06) infelizmente o vento sul-sudoeste entra mais forte, mas mesmo assim ainda teremos altas ondas para os picos mais protegidos mantendo 1,8 m com 15 segundos de período. Na sexta-feira (18/06) a ondulação de sul-sudoeste entra e se mistura com a de sudeste, e junto um vento oeste sudoeste fraco a moderado, podendo ter ainda algumas boas ondas nos picos mais expostos ao sul.

mapa de periodo e espectral para vila velha

Mapa do período e espectral do dia 16/06 para Vila Velha-ES

Nordeste

Bahia

Na BA, teremos um novo swell de sudeste que chega sobrepondo a última ondulação. Com isso, a direção e o tamanho praticamente se mantém de hoje (15/06) para amanhã (16/06), com exceção do período que sobe muito, chegando a 12 segundos. Na quinta-feira (17/06), a ondulação se manterá constante, com 1,6m e o período que chega a 15 segundos de manhã, desce para 13 segundos no decorrer do dia. O vento de sudeste será uma constante ao longo de todos os dias, mas na quarta-feira ele deve ser mais brando.

Na sexta-feira (18/06), o vento seguirá de sudeste e o mar desce para 1,2m, então as condições devem ser piores do que nos dias anteriores. Vale destacar que na BA, a ondulação de sul-sudoeste passa por fora e não influencia na formação das ondas.

grafico de altura das ondas para salvador ba

Gráfico da altura das ondas para Salvador-BA

grafico de vento para salvador

Gráfico do vento para Salvador-BA

Sergipe

No SE, as condições serão parecidas com as baianas: o mar reage na quarta-feira (16/06) e fica estável até sexta-feira (18/06). Mas aqui as ondas chegarão a 1,8m com o período de 15 segundos se mantendo por mais tempo entre quarta e quinta-feira e depois descendo ao longo do dia. Na sexta-feira, o período desce um pouco para 11 segundos, mas ainda devemos ter boas condições de surf.

O vento será constante de sul-sudeste ao longo de toda a semana, próximo ou acima dos 10 nós. Por isso, é importante checar as condições do seu pico preferido e do vento, para poder pegar as melhores condições.

mapa espectral e de periodo para aracaju-se

Mapa do período e espectral do dia 17/06 para Aracaju-SE

Alagoas

Chegando em AL, a situação irá se repetir com a ondulação de sudeste chegando na quarta-feira (16/06) com o mar reagindo ao longo do dia e chegando a 2m e 15 segundos de período de sudeste. Na quinta-feira (17/06), o mar segue estável e será o dia com maior potência chegando ao litoral. No última dia da semana (sexta-feira, 18/06), o mar começa a perder um pouco de força, com o swell de sudeste enfraquecendo.

O vento deve ajudar a formação na quarta e quinta-feira, vindo do quadrante oeste e com intensidade de fraca a moderada. No meio da quinta-feira, a previsão indica que o vento de sul vai entrar mais forte e pode atrapalhar as condições de surf durante a sexta-feira.

grafico de altura das ondas para maceio-al

Gráfico da altura das ondas para Maceió-AL

grafico de vento para maceio-al

Gráfico do vento para Maceió-AL

Pernambuco

No PE, a chegada do swell de sudeste promete dar uma boa reagida no mar. No decorrer do dia de hoje (15/06) o mar já subiu, mas amanhã (quarta-feira, 16/06) ele chega a 2m de altura com 15 segundos de período. Na quinta-feira (17/06), as ondas ficam estáveis, perdendo um pouco de força ao longo do dia, mas mantendo boas condições. Já na sexta-feira (18/06), o mar diminui ainda mais, descendo para 1,5m com 12 segundos de período. Mesmo assim, devemos ter boas condições de surf ao longo de todo o resto da semana. 

O vento virá predominantemente do quadrante sul, rodando de sudoeste para sudeste de quarta para quinta-feira e voltando para sudoeste na sexta-feira. Com isso, é importante checar as condições do pico onde você surfa em busca dos melhores horários de vento e maré para desfrutar das ondas.

mapa espectral e de periodo para recife-pe

Mapa do período e espectral do dia 16/06 para Recife-PE

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

 

Galerias | Mais Galerias