#wct #competições 

Drug Aware Pro Margaret River promovido a WCT

Maria Pessanha

O evento Prime em Margaret River foi promovido a etapa do World Tour feminina em 2013 e também masculina em 2014

O primeiro ministro do oeste da Austrália, Colin Barnett, anunciou ontem que o Drug Aware Margaret River Pro foi promovido a etapa do World Tour pela ASP.

Este evento que foi, durante alguns anos, WQS Prime contava sempre com a presença de alguns dos melhores surfistas do mundo. Devido às suas ondas de classe mundial, a ASP resolveu promovê-lo a WCT. Em 2012, os vencedores deste evento foram John John Florence (HAV) e Courtney Conlogue (EUA).

"Isto é fantástico para a região oeste da Austrália e em particular para Margaret River porque vai promover o turismo e a exposição internacional." comentou o primeiro ministro. "O status de ASP World Championship Tour garante que o top 34 masculino e o top 17 feminino do mundo, vêm competir em Margaret River. O período de espera do evento, que já era de 7 dias, aumentou agora para 12 dias. A atenção da mídia, que no passado já era muita, agora será duplicada ou triplicada." concluiu.

Já o ministro do turismo Dr. Kim Hames afirmou que o status de prova como WCT só vem confirmar a reputação de Margaret River como um destino com ondas de classe mundial. "Mesmo como um evento Prime, o Drug Aware Margaret River Pro foi um enorme sucesso, principalmente nos últimos anos. Mas esta promoção vai colocar Margaret River ao lado dos melhores picos do mundo, como Pipeline e Teahupoo."

Em 2013 o evento será uma etapa do Womens's World Tour e em 2014, além desta, terá também uma etapa do ASP World Championship Tour.

"A ASP está muito feliz com esta notícia." comentou Renato Hickel, ASP WCT Manager. "Margaret River já há muito tempo que faz parte do calendário e é uma das etapas favoritas de vários surfistas. Estamos orgulhosos por ver adicionado um evento desta qualidade ao calendário."

Taj Burrow, surfista do World Tour e local de Margaret River, será com certeza um dos favoritos no evento de 2014. "Este é um momento de grande entusiasmo para Margaret River. As ondas na região são de nível mundial e trazer os melhores do mundo para cá vai ser muito bom para a região. Eu ficava invejando o Mick Fanning e o Joel Parkinson por terem um evento no quintal de casa, poderem dormir, durante uma etapa, nas suas camas e surfar os locais onde surfaram sempre. Tenho a certeza que todos os miúdos do oeste da Austrália estarão super entusiasmados para ver os melhores do mundo no seu quintal."

O calendário ASP será revelado dentro de uns dias, no entanto, sabe-se que em 2013 Margaret River vai receber as melhores surfistas do mundo e em 2014 os melhores e as melhores surfistas do mundo.