Douglas Silva vence a PRO na 2ª etapa do Pernambucano em Maracaipe

Foi um fim de semana de muito surf e boas ondas em Maracaipe, onde rolou o R.Marroquim Pernambucano de Surf Pro Am, válido como 2ª etapa do Circuito Pernambucano de Surf Pro AM 2016.

08/Ago/2016 - Redação Surfguru - Ipojuca - Pernambuco - Brasil

Grandes nomes do surf pernambucano estavam neste fim de semana em Maracaipe em busca da premiação em dinheiro da categoria profissional, além das disputas das categorias amadoras. Surfistas como Luel Felipe, Halley Batista, Bruno Rodrigues, Junior Lagosta e Cezar Aguiar. Mas quem se sagrou campeão na PRO, sendo o destaque do evento foi o jovem Douglas Silva, atleta da Seaway que vem sendo apontado como grande promessa do surf pernambucano. Dodô deixou seu recado no pódio:

Na Open, a disputa foi emocionante, 4 nomes da nova geração estenderam os limites em busca da vitória e quem se deu melhor foi Tiago Silva, batendo Tarcisio Williams, 2º, Deyvson Santos, 3º e Cauã Nunes, 4º.

Nas categorias de base o show foi garantido, desde a iniciante (sub14) até a junior (sub18). Na Iniciante o pequeno José Claudio impressionou a todos com um surf solto e contundente, sendo o grande campeão. Jonatas Rafael foi vice, Alex Silva 3º e Leandro José 4º colocado. 

Na Mirim Cauã Nunes surfou muito e venceu. Erick Chalaça foi o vice, Lucas Lisboa 3º e Wedson Marley 4º colocado. 

Na Junior, o local de Gaibu Sinoe Cronier deu um show e levou o título, deixando Raul Bormann em 2º, André Labanca em 3º e Tiago Pereira em 4º.

Entre as meninas Natália Malta não deu chances para as advesárias, vencendo a Open e Universitária.

De volta ao circuito, o Surf universitário provou mais uma vez que o surf e a educação devem caminhar de mãos dadas. Na categorias Formados o local de Olinda Carlos Pitto foi o campeão, Raimundo Alves foi vice, Bruno Monteiro 3º e Léo Macaco 4º.

Na Open Universitário vitória do já campeão pernambucano, brasileiro e futuro arquiteto Thalis Luis, que com suas manobras modernas deixou como vice-campeão Arthur Andrade, André Labanca em 3º e Lucas Rodrigues em 4º.

Na longboard o grande favorito levou, Reginho Nascimento mesclou o surf clássico com o moderno e bateu a Bruno Urick (2º), seu irmão Romualdo Nascimento (3º) e Gel Lima (4º).

Nas categorias Senior e Master o local de Olinda Julio Pereira estava inspirado e foi o grande campeão das duas.

SELETIVA

A 2ª etapa do circuito Pernambucano de Surf em Maracaipe foi marcada por um protesto, que reivindica às autoridades do Ipojuca uma SELETIVA que destine justamente a verba de incentivo ao surf no Município.

Já fazem alguns anos que atletas Ipojucanos recebem anualmente patrocínio da prefeitura do Ipojuca para participar de competições mundo afora, porém uma problemática assola esse incentivo fiscal, já que a atual regra para ter direito ao patrocínio é praticamente impossível para uma nova geração de surfistas conseguir o apoio. 

Não é por falta de competência, mas sim por falta de oportunidade, o que os atletas da nova geração querem é que a verba destinada para alguns surfistas competirem o circuito nacional e mundial seja distribuida através de um circuito (SELETIVA) melhor de três, onde todos os surfistas do município se enfrentem e que os 10 melhores tenham direito ao patrocínio da prefeitura e que anualmente se repita essa SELETIVA para que haja renovação e os novos atletas tenham as mesmas oportunidades. 

Assim sendo, os atuais melhores atletas serão indentificados e contemplados com o patrocínio e poderão competir nos circuitos nacionais e mundiais.

Abaixo palavras de Bruno Rodrigues, representante dos atletas na Associação Ipojucana de Surf.

"Uma geração de surfistas Ipojucanos talentosos que estão prontos tecnicamente está sendo colocada de lado sem ninguém fazer nada, eu tive as minhas oportunidades, outros também tiveram e acho que é justo que todos possam ter oportunidades, atletas de alto nível como Thalis Luis, Itamar Nikxon e Artur Kakinho de Porto. Beto Parafina, Michel e Juninho Batata de Serrambi e vários outros de Maracaípe estão parando por desilusão de não ter uma oportunidade de vencer no esporte, as vezes vejo Ivan Silva, atual melhor surfista de Pernambuco e top do circuito Brasileiro, trabalhando de ajudante de pedreiro e de garçom, era para ele estar treinando para competir, isso me angustia, não porque ele não tem um patrocínio de uma empresa privada que só patrocina quem quer mesmo, mas porque somos nativos de um município rico e que existe uma verba PÚBLICA mal distribuída para surfistas, as regras não dão chances iguais a todos os surfistas, pelo contrário, se o melhor surfista do estado está nessa situação, imaginem os outros... Outra noite, esse mesmo Ivan me falou que estava pensando em parar de surfar para trabalhar fixo pois não enxerga uma oportunidade no surf. Minha consciência simplesmente não deixa eu assistir esse descaso sem fazer nada. Espero que o Secretário de Esportes faça algo justo, e que os atletas novos continuem de pé lutando pelos seus direitos, com Deus no coração, longe das drogas. Todos sonhamos em ter uma seletiva justa, onde influências políticas não valerão nada, será nesse dia onde os mais talentosos serão contemplados e receberão a vitória." Concluiu Bruno.

Resultados do R.Marroquim de Surf Pro Am 2016:

PROFISSIONAL

1- Douglas José

2- Luel Felipe

3- Cesar Aguiar

4- Halley Batista

FEMININO

1- Natália Malta

2- Ramayana Silveira

3- Paula Mourão

4- Nicole Cristina

INICIANTE

1- José Cláudio

2- Jonatas Rafael

3- Alex Silva

4- Leandro José

UNIVERSITÁRIO/ FEMININO

1- Natália Malta

2- Maria Gabriela 

3- Maria Eduarda

LONGBOARD

1- Reginaldo Nascimento

2- Bruno Urick

3- Romualdo Nascimento

4- Gel Lima

UNIVERSITÁRIO

1- Thalis Galvão

2- Arthur Andrade

3- André Labanca

4- Lucas Rodrigues

MIRIM

1- Cauã Nunes

2- Erick Chalaça

3- Lucas Lisboa

4- Wedson Marley

JUNIOR

1- Sinoe Cronier

2- Raul Bormann

3- Andre Labanca

4- Tiago Pereira

OPEN

1- Tiago Silva

2- Tarcisio Williams

3- Deyvison Silva

4- Cauã Nunes

FORMADOS

1- Carlos Pito

2- Raimundo Alves

3- Bruno Monteiro

4- Leo Macaco

SENIOR

1- Julio Pereira

2- Saulo Carvalho

3- Osvaldo Cajá

4- Fred Vilela

MASTER

1- Julio Pereira

2- Rogério Galvão

3- Pedro Lima

4- Saulo Carvalho

Por Arthur Andrade

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR