#bodyboarding #bodysurf #mergulho #natação 
Fernando de Noronha (PE) - Brasil

Dor de ouvido? Saiba como prevenir!

Letícia Parada

Quem nunca teve aquela dor de ouvido forte que atrapalhava toda a rotina no mar? Pois bem, os surfistas em geral estão acostumados a sofrer (e conviver) com as idas e vindas da otite.

Otite é uma infecção dolorosa que ocorre no ouvido devido à inflamação e acúmulo de secreção. No caso do surf, a otite geralmente surge quando o ouvido não consegue eliminar totalmente a água do mar.

Em se tratando especificamente dos bodysurfers, os surfistas de peito, o problema é mais grave. Pelo fato de estarem sempre com os ouvidos próximos/dentro d'água, as dores e inflamações de ouvido costumam ser mais frequentes. Basta perguntar aos bodysurfers quantas vezes já tiveram problemas no ouvido e verás quão corriqueira é essa situação. E, por isso, dois cenários surgem:

1) Os bodysurfers permanecem surfando com dor;

2) A dor é tão intensa que se torna insuportável surfar e ficar longe do mar acaba sendo a escolha mais sensata.

Por conseguinte, muitas pessoas tem tomado iniciativas próprias para tratar a consequência do problema. Em outras palavras, é muito comum o indivíduo, sem supervisão médica, introduzir objetos pontiagudos no ouvido ou colocar algo nessa região visando a retirada da água. O perigo está em justamente piorar o quadro, podendo infectar o próprio canal auditivo. 

Por isso, ao invés de lidar com a consequência, temos que aprender a prevenir. Você imagina como? Assista o episódio do canal de bodysurf Ela No Mar para descobrir como cuidar do seu ouvido e continuar surfando sem ter a performance afetada:

Galerias | Mais Galerias