Domingo sangrento em Teahupoo
10/Set/2005 - Tim McKenna - Polinésia FrancesaSó algumas semanas depois que o último grande swell de sul atingiu a ilha Taitiana, Teahupoo funcionou outra vez para uma elite de surfistas de tow-in.
No domingo 2 de outubro de manhã cêdo um grupo de bodyboarders pegavam 12 pés em condições clean. Por volta das 10 da manhã 12 jet-esquis e numerosos barcos tinham tomado posse do outside.
Raimana Van Bastolaer sofreu uma vaca horrivel quando se posicionou muito alto depois de um bottom turn e foi jogado de sua prancha na pior posição. O lip bateu em Raimana e o jogou para baixo no recife e feriu as costas e o seu pé, resultando em quinze pontos e numerosas dores musculares.
Uma hora mais tarde, Malik Joyeux, quase cometeu o mesmo erro mas conseguiu segurar a sua linha no bowl e passar através do tubo. Os quatro quilos extra de chumbo que ele tinha adicionado a sua prancha alguns dias antes certamente trabalharam ao seu favor. A onda do Malik é provavelmente o tubo largo jamais surfado em Teahupoo. Uma besta tão larga que você poderia colocar um caminhão de FedEx de lado dentro do tubo.
Manoa Drollet pegou a bomba do dia no começo da tarde: uns 40 pés plus perfeitos, fundo azul, numa onda com uma direção levemente mais para oeste que as outras. Ele se posicionou perfeitamente para um tubo fundo e foi explodido para fora do tubo pelo bafo.
O volume de água que se mexeu era tão grande que toda a água foi drenada para fora do recife e afundou abaixo do nível do mar. O diretor de cinema Larry Haynes nadava bem no local exato na hora e conseguiu registrar a onda mas foi chupado pelo enorme lip e foi arremessado pela cachoeira, acabou na lagoa, com menos uma nadadeira e sua máscara, com alguns machucados e arranhões como prova de entrada.
A onda do Manoa é a maior onda jamais surfada em Teahupoo: um bowl de oeste mutante que permitiu o local talentoso de Teahupoo andar fundo no tubo na seção do bowl com um lip de 15 pés plus bem acima dele. A explosão criada pela onda de Manoa fez uma trilha branca enorme de água na área inteira do outside.
Na segunda onda da série, Garrett McNamara começou a dropar a face branca e perfeita do tubo de água na seção traiçoeira do bowl. Sofreu lacerações pesadas em ambas as pernas. "Tinha que pagar por suas obrigações algum dia" explicou, com um sorriso, alguns minutos mais tarde. Depois que numerosas vacas horrendas em Teahupoo nos últimos quatro anos, ele conseguiu se sair praticamente incólume todas as vezes. Desta vez ele voltará para casa com um das piores tatuagens de Teahupoo na história!
Times de Tow-in presentes:
Calunga / Jody / Warren .
Laird Hamilton / Makua Rothman- Koby Abberton
Manoa Drollet / Malik Joyeux,
Garett Mcnamara / Ikaika Kalama,
Raimana Van Bastolaer / Arsene Harehoe.
Vetea David / Karim
Brad Gerlach / Campbell Farell / Doug Young.
Didier Tin Sinh / Kevin Johnson / Tapuari Laughlin / Patrice Chanzy / Robert Teriitehau / Thierry Tching.
Chuck Patterson / Scott Chandler.
Links Relacionados: