Domingo de campeões na Praia Central de semana em Balneário Camboriú (SC)
A segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil rolou nesse último final de semana em Balneário Camboriú (SC), e definiu os campeões das oito categorias em disputa no litoral norte catarinense.
02/Set/2024 - Prime.Press07A praia Central da badalada Balneário Camboriú(SC) recebeu a nova geração do surf brasileiro na segunda etapa válida pelo ranking do Circuito Fecasurf de Base 2024.
As ondas quebraram na faixa de 0,5 metro com boa formação durante o final de semana, principalmente no primeiro dia de competição reservado para as disputas das categorias Sub-10/12/14 e 16 Masculino.
Os destaques do sábado foram Luca Messenger e Michel Demétrio que marcaram a maior nota (9,0 pts) e a maior média do dia (13,50) respectivamente na SUB-16 Masculino, que definiu os semifinalistas para o domingo decisivo.
Outro destaque do primeiro dia em BC foi o capixaba Kaleb Henrique (ES), que dominou a primeira rodada entre os SUB-12 e14 Masculino com a soma de 11,90 e 13,00 pts respectivamente.
Além das disputas dentro da água, a competição teve diversas ativações na parte ambiental, com o projeto Keep the Ocean Blue, cata ao micro-lixo, exibição de mudas nativas, jogos e brindes da marca Oceano.
Domingo de finais em BC
As ondas diminuíram um pouco em relação ao dia anterior, com a presença do vento nordeste durante a maior parte do dia. A competição seguiu com disputas das demais categorias, até chegar às oito baterias decisivas que definiram os campeões desta segunda etapa.
A primeira final do dia foi com a garotada da Sub-08, que reuniu os surfistas mais novos do circuito. A vitória foi para o surfista de Garopaba(SC) J.P Batatinha, que repetiu o resultado da etapa de abertura e venceu mais uma vez sua categoria. Ricardo Búrigo ficou em segundo, com João Eduardo Boppre em terceiro e Kaique Bastos na quarta posição.
Na final da Sub-12 Masculino, o capixaba Kaleb Henrique(ES) continuou encaixado na “vala” de BC, e dominou as ações do início ao fim. Ele marcou o impressionante somatório de 14,50 pts em suas duas ondas, o que lhe deu tranquilidade para administrar o resultado.
Kaleb surfou duas ondas acima dos 7,0 pts para conquistar o título da categoria pela segunda vez neste ano. Em segundo ficou Luca Messenger, com Noah Teixeira na terceira colocação e Keoni Truzz fechando a lista em quarto lugar.
A decisão da Sub-12 Feminino foi eletrizante do início ao fim. A lagunense Maria Heizen venceu a final nos últimos minutos, após trocar sua melhor nota e festejar o título da etapa.
Maya Reis, que chegou a liderar disputa, terminou a prova na segunda colocação, com a campeã da primeira etapa Lulu Vivan em terceiro e Kauna Werner na quarta posição.
Na sequencia foi a vez da final da Sub-10 Masculino. Mesmo após cometer uma interferência, Guilherme Goulart conseguiu uma boa esquerda de 7.0 pts que lhe deu a vitória nesta segunda etapa. Bernardo Pires terminou com o vice-campeonato, Keoni Zanoni no terceiro posto e Kainoa Wisbeck em quarto lugar.
Na disputa seguinte foi a vez da Sub-14 Feminino entrar na água. A surfista de Itajaí(SC) Valentina Zanoni surfou a melhor onda da bateria (8,75 pts) e sagrou-se campeã de sua divisão.
Ana Aguiar ficou com o vice-campeonato da etapa, seguida pelas gêmeas de São Francisco do Sul (SC) Kyara e Kaylane Antunes, que terminaram na terceira e quarta colocações respectivamente.
A decisão da Sub-14 Masculina teve Michel Demétrio apostando nas direitas de backside e se dando bem. Ele abriu a bateria com 6.25 pts e liderou o confronto, para sacramentar o título com uma nota 4.90 pts em suas duas melhores ondas.
Em sua segunda final do dia, Kaleb Henrique(ES) terminou com o vice-campeonato. Lucas Miguel finalizou no terceiro posto com o local de BC Guilherme Penha em quarto lugar.
A penúltima final do dia foi a categoria Sub-16 Feminino. O resultado foi definido nos detalhes, com o título ficando para Kauanny de Souza de Navegantes (SC), que superou a segunda colocada Kyara Antunes por apenas 0,25 décimos.
Ana Aguiar acompanhou o ritmo da disputa, mas terminou na terceira posição, à frente da quarta colocada, Luiza Teixeira.
A última final do dia foi a Sub-16 Masculino, que encerrou esta 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024, apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone em grande estilo.
Luigi Wengrover começou forte a decisão e liderou boa parte da final, surfando ondas consistentes e trocando suas notas durante os 15 minutos de disputa.
Depois de começar na frente, Yuri Gabryel caiu para terceiro lugar, precisando de 5,25 para o título. Praticamente na regressiva, Yuri achou uma direita salvadora de backside, e aplicou duas boas batidas para reverter o resultado a seu favor, e conquistar o título.
Luigi Wengrover chegou próximo a sua primeira conquista no circuito, mas sofreu a virada e terminou com o vice-campeonato em BC. Rian Pietro ficou em terceiro, com Michel Demétrio no quarto posto.
“Para a Fecasurf é uma honra realizar um evento desse porte num momento importante para o surf na cidade. A nova diretoria da Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC) está de parabéns por esta retomada da entidade que realizou com muita competência esta segunda etapa do Circuito de Base da Fecasurf” disse Renato Melo, Presidente da Fecasurf.
Categorias e premiações por etapa e do circuito.
Oito categorias fazem parte do cronograma do circuito: Sub-08, Sub-10, Sub-12 e Sub-14, Sub-16 Masculinas e Sub-12, Sub-14 e Sub-16 Femininas.
Destaque para a excelente premiação oferecida durante o circuito deste ano. Os campeões de cada etapa em todas as categorias receberão vouchers valendo três sessões de surf na Surfland Brasil, com óculos de sol da marca Conexão Aqua para o primeiro e segundo colocados. Os demais finalistas receberam kits de premiação da Oceano e dos patrocinadores, além de troféus.
Mini Kalzone e Surfland Brasil apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2024
2ª etapa (valendo 10 mil pontos o Circuito Fecasurf de Base 2024) - Praia Central – Balneário Camboriú(SC)