#eventos #atletas 

Disputas nas águas e show de Gabriel O Pensador agitam Saquarema

Press FC

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

O fim de semana em Saquarema-RJ foi repleto de atividades que marcaram a conclusão da segunda etapa anual do Aloha Spirit Festival, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo. Desde o dia 17 de maio, a cidade foi palco do festival, que apresentou uma série de competições e atrações ao público ao longo de dez dias de duração. Neste fim de semana, o evento conheceu campeões em diferentes categorias e ainda contou com a apresentação gratuita do artista carioca “Gabriel O Pensador”.

Na sexta-feira (24), a lagoa de Saquarema recebeu as disputas da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle - chancelado pela CBSurf - que reuniu os melhores atletas do país. Na categoria feminina, Lena Guimarães foi o grande destaque, enquanto Eri Tenório venceu no masculino. 

O sábado (25) foi mais um dia de provas do Brasileiro de SUP, porém na categoria de longa distância. Assim como no dia anterior, Eri Tenório e Lena Guimarães faturaram mais uma vitória cada e assumiram a liderança do ranking brasileiro, ficando mais próximos de representarem o Brasil no Mundial da ISA, que será realizado em setembro, na Dinamarca.

Também na Lagoa, atletas e equipes de canoa havaiana - vindos de 16 estados brasileiros - acirraram as disputas de olho em melhores posições no ranking do campeonato de 2024, que agora segue para Angra dos Reis, nos dias 16 e 18 de Agosto, e termina em Maceió, nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Ainda no sábado, a Praia de Itaúna foi palco de diversas atrações e atividades que cativaram os presentes. Na parte da manhã, a empresária e professora Renata Mozzini comandou a prática de Yoga aberta ao público. Durante a tarde, aconteceram sessões de cinema na praia, com a exibição do documentário brasileiro “The Longest Paddle”. Já no fim do dia, houve a realização de shows como o da Banda Salnaveia e do cantor Gabriel O Pensador, que levaram milhares de pessoas e finalizaram com estilo o penúltimo dia de festival. 

No domingo (26), o SUP Surf tomou conta das ondas de Itaúna com as finais do Aloha Spirit Saquarema, válidas pela segunda etapa do Circuito Brasileiro da CBSurf. Na categoria feminina, Aline Adisaka e Gabi Sztamfater protagonizaram um dos maiores clássicos da modalidade nacional. Com uma vitória emocionante, Aline conquistou o segundo triunfo no ano e se manteve na busca pelo título brasileiro. Já no masculino, os campeões mundiais Caio Vaz e Leco Salazar deram show aos espectadores. Após embate acirrado, Caio venceu a prova e embolsou R$ 8.500, enquanto o vice ficou com R$ 6.000. Por fim, a Arena Lagoa foi palco das premiações das competições do festival.

“Foi uma grande honra realizar esta etapa histórica do Aloha Spirit Festival na cidade de Saquarema. Pela primeira vez em 15 anos de festival, organizamos uma edição inédita com dez dias de competições e muitas atividades para o público. Buscamos oferecer diferentes atrações e levar - aos atletas, colaboradores e turistas - experiências inesquecíveis. O resultado final foi extremamente gratificante e agora esperamos repetir este modelo na cidade em 2025, com ajustes, trazendo formadores de opinião, atletas olímpicos, provas do mundial de Stand Up Paddle, além de um maior número de shows e artistas de renome”, afirma João Castro, ex-atleta de esportes aquáticos e CEO da Ecooutdoor, agência idealizadora do Aloha Spirit Festival.

Em 2024, Saquarema recebeu o Aloha Spirit Festival pelo terceiro ano consecutivo. Pela primeira vez em 15 anos de história, o festival realizou uma etapa inédita, com dez dias de duração, com um modelo que interligou esporte, bem-estar e entretenimento. Na atual edição, o público presente pôde desfrutar de uma série de atividades gratuitas, como clínicas e palestras com temas relacionados ao esporte, meio ambiente e cultura, além de práticas de yoga com grandes mestres, rodas de conversa, festival de cinema ao ar livre e shows musicais.