#estadual 
Fortaleza - Ceará - Brasil

Disputas do Cearense Pro começam

Comunicando Surf

As baterias começaram com a maré seca e formação regular, mas no decorrer do dia com a enchente as ondas reagiram um pouco e proporcionaram condições mais favoráveis

Foi dada a largada neste sábado a primeira etapa do Circuito Maresia Cearense de Surf Profissional, que tem como premiação 20 mil reais e este ano inova com a distribuição de 1000 pontos para o Circuito Nordestino Profissional, além dos 500 para o Brasil Tour e 2000 no ranking do estadual.

As baterias começaram com a maré seca e formação regular, mas no decorrer do dia com a enchente as ondas reagiram um pouco e proporcionaram condições mais favoráveis para os atletas mostrarem o surf, mesmo assim se deu bem quem soube escolher as melhores.

Os atletas da categoria Pro Junior entraram no mar nas primeiras disputas do dia, da etapa inaugural do Maresia Cearense de Surf nas ondas da Praia do Futuro, Ceará.

Michael Rodrigues foi o destaque nas duas fases da Pro Junior. O local do pico, que conhece bem a vala da PF surfou muito a vontade com fluidez e segurança, ele somou 12,0 pontos (melhor média da categoria) nas duas baterias que disputou e carimbou sua vaga na semifinal juntamente com Ícaro Lopes, Saulo Barros, Adriano Santos, Patrick de Sousa e Thomas Demétrio que também mostrou um surf consistente e abusou das manobras fortes de backside vencendo todas as baterias que competiu.

Os atletas profissionais entraram em cena após a primeira fase da Pró Júnior. No primeiro embate o cearense Angelino Santos foi o melhor. O local da Praia do Titanzinho que está fora do Estado há algum tempo conseguiu de virada a vitória em cima do seu amigo Duda Carneiro. Após encaixar várias batidas de backside em uma esquerda da série ele descolou 7,25 dos juízes e logo na seqüência fez outra boa onda totalizando 12,25 contra 11,50 de Duda.

John Max (RN) atleta da marca patrocinadora do evento começou bem o ano em ondas cearenses, vencendo a primeira etapa do ANS Pro Tour. O potiguar chegou instigado no Ceará mostrando que vai dar trabalho aos anfitriões. Na sua bateria de estreia John saiu da água vitorioso após encarar o pernambucano Júnior Lagosta (4º) e os cearenses Urso Ferreira (3º) e Nonato Azevedo (2º). O local de Ponta Negra arrancou uma nota 7,0 na sua melhor com um belo aéreo Double Grab e totalizou 12,40, segunda melhor média do sábado.

“Comecei nervoso a bateria, o mar estava difícil, mas no final encontrei uma onda muito boa onde mandei um aéreo que me rendeu um 7,0 e a vaga na próxima fase. Estou muito focado e concentrado neste evento”, falou John Max.

Erbeliel Andrade (PB), Bruno Andrade (RN) e os cearenses Artur Silva e José Wilson dois experts nas ondas da Praia do Futuro disputaram uma bateria super acirrada. Didôca como é conhecido José Wilson abriu muito bem arrancando uma nota 7,0, mas logo Artur reagiu e somou um 6,25 seguido de 6,50, o que lhe deixou mais tranquilo para administrar todo o restante do tempo. Didôca não conseguiu uma segunda onda melhor e deixou escapar a classificação para Erbeliel (2º).

“É sempre bom competir em casa, me sinto muito a vontade aqui onde surfo todos os dias. A minha bateria foi muito difícil, meus adversários começaram bem, mas consegui manter meu ritmo e fiz duas notas que me mantiveram em primeiro até o final da disputa”, comentou Artur Silva.

“Amanhã será um dia importante, pois entram os top 16 e o nível de surf vai ficar ainda melhor. Espero fazer uma bela apresentação e chegar na final”, finalizou.

No domingo a competição começará às 10:00hs da manhã com o segundo round Pró e logo na primeira bateria o campeão cearense profissional de 2010 Isaías Silva enfrentará Angelino Santos, Antonio Eudes e Nonato Azevedo na sua corrida pelo bicampeonato.

O Maresia Cearense de Surf Profissional que é apresentado pela rede de lojas Tent Beach é patroocinado pela Maresia e patrocínio Governo do Ceará. A realização é da Federação Cearense de Surf (FCS) e Top 16 Promoções. O Apoio é da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria de Esporte e Lazer, Fluir/Waves, Overboard, Reggae Clube e Pranchas Free Session.

Galerias | Mais Galerias