#surf #viagens #picos #praia #ondas perfeitas #tubos 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Dias clássicos em Itacoatiara

Críscia Cesconetto - Equipe Surfguru

Um paraíso natural no Rio de Janeiro, Itacoatiara tem dias clássico tanto pro surf quanto para curtir uma praia e a natureza exuberante do local

Itacoatiara é muito mais do que só uma praia; é um paraíso à parte, um refúgio de tranquilidade que, em um piscar de olhos, pode se transformar em um playground de pura adrenalina.

Com uma extensão modesta de apenas 700 metros, Itacoatiara é uma das principais e mais populares praias oceânicas da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Aninhada entre formações rochosas, essa praia é considerada um "beach break", o que proporciona um cenário de surfe único e diferenciado, dependente das condições do swell e do fundo. Não é à toa que conquistou a devoção de surfistas e bodyboarders ao redor do mundo, sendo famosa por suas ondas fortes, rápidas, pesadas e tubulares.

Surf: dias clássicos em Itacoatiara

Itacoatiara oferece ondas excepcionais que variam desde meio metro até bombas que podem chegar a mais de 4 metros. Quando entra um swell em Itacoatiara, podemos ter condições diferentes de surf e ondas perfeitas, dependendo do tamanho e direção da ondulação chegando, fazendo quebrar ondas para todos os gostos, transformando os diferentes picos da praia em verdadeiros paraísos para os surfistas. Os picos são o Costão, o Meio, o Pampo e a Laje do Shock. Vamos explorar como tirar o máximo proveito desses picos de surfe:

Swell de sudoeste:

Ótima direção de ondulação para fazer funcionar as direitas da pedra do Pampo e também para a laje do Shock . Quando a ondulação entra com tamanho, rende direitas que formam rampas e tubos para a alegria dos bodyboarders, principalmente. É um show de tubos, manobras e aéreos que não decepciona! 

Dudu Pedra pegando um tubo no pico da Pedra do Pampo. Foto: Criscia Cesconetto

Swell de sudeste:

Pode rolar clássico no Costão quando a ondulação entra com essa direção, favorecendo as esquerdas. Aqui a onda fica ligeiramente mais cheia, mas ainda assim, dependendo do fundo, podem rolar alguns tubos. Aí tem pra todo mundo! Rola de tudo, surf de quilha, bodyboard e bodysurf!

Surfista Thais Araujo, Costão. Foto: Críscia Cesconetto

Swell de sul:

Não é a melhor ondulação para a praia, já que ela está totalmente voltada para o sul. Nesse caso, a formação e a quebra das ondas vai depender totalmente de como está o fundo. Nesse caso pode ter onda na praia inteira e render tubos pra galera brincar.

Surfista Nando Fernandes, meio da praia. Foto: Críscia Cesconetto

Além disso, em termos de vento, a condição ideal é o terral, um vento que sopra do quadrante noroeste a nordeste, alisando o mar e deixando as paredes dos tubos ainda mais perfeitas.

O que fazer além do surf

A sorte é que Itacoatiara é o pacote completo de um paraíso natural, tendo também seus dias de calmaria e águas cristalinas. E é essa diversidade de possibilidades que faz dela uma praia extremamente eclética. 

Nos dias de mar tranquilo é possível curtir a praia pra jogar uma altinha ou frescobol, pegar um sol, tomar um banho de mar tranquilo e relaxar. Melhor ainda é aproveitar a experiência de curtir o fim de tarde e o pôr-do-sol acompanhado de uma Corona geladinha com limão. 

Para os amantes de trilha e que gostam de estar ainda mais em contato com a natureza, existem algumas opções disponíveis. A principal, sem sombra de dúvidas, e parada obrigatória, é a trilha do Costão, oferecendo vistas panorâmicas da Praia de Itacoatiara do topo. Na mesma trilha que vai para o Costão também dá pra seguir para a enseada do Bananal, onde os mais aventureiros podem até experimentar rapel.

Vista do Costão. Foto: Críscia Cesconetto

Itacoatiara é muita amada e preservada pelos surfistas, frequentadores e moradores locais, sendo uma das praias mais queridas da região oceânica de Niterói. Ao visitar este paraíso, lembre-se sempre de cuidar e respeitar o meio ambiente, a flora e a fauna local: evite alimentar os animais, não pise nas áreas de preservação demarcadas e recolha seu lixo antes de partir. Ao fazer isso, você contribui para manter a beleza e o encanto desse pequeno paraíso que é Itacoatiara.

Galerias | Mais Galerias