#impacto #surf #ação ambiental #tecnologia #surfguru 
Brasil

Surfguru e Route se unem a Cambiatus para criar moeda social incentivando a proteção dos oceanos

Críscia Cesconetto - Equipe Surfguru

DROP, a primeira moeda social de limpeza de praias e proteção dos oceanos no Brasil está em versão beta, desenhada por Surfguru e Route, através da plataforma Cambiatus, que usa código aberto e tecnologia blockchain.

O Instituto Route Brasil, ONG com a missão de ser uma rota de engajamento para neutralizar o impacto do consumo na natureza se uniu ao Surfguru, maior portal de previsão de ondas, ventos e maré do Brasil para executar a missão inédita de criar a primeira moeda social para limpeza de praias e proteção dos oceanos no Brasil. A criação e desenho da moeda está sendo feita através das ferramentas e metodologia da Cambiatus. 

Cambiatus é uma plataforma de código aberto que facilita a criação de Moedas Sociais e Negócios Colaborativos usando tecnologia blockchain.

Tanto o Instituto Route quanto o Surfguru compartilham do mesmo objetivo nessa missão e criaram juntos o Projeto Surflimpo, parceria que está nascendo entre as duas organizações. Os maiores propósitos do projeto envolvem cuidar dos oceanos através do impulsionamento de ações de limpeza de praia (já praticadas pela Route e pelo Surfguru), levando educação e conscientização socioambiental e usando o surf como ferramenta de transformação e inclusão social. 

Uma das várias atividades do projeto Surflimpo inclui a criação da própria comunidade Surflimpo na plataforma da Cambiatus e sua moeda complementar, que será chamada DROP. Os membros da comunidade poderão ganhar DROPs de acordo com sua participação, energia e tempo gastos em atividades variadas que estão sendo planejadas pela equipe do Projeto Surflimpo, como por exemplo: limpeza de praias, instalação e manejo de ecobarreiras, facilitação de palestras e rodas de conversa, oficinas de reciclagem, triagem de resíduos, entre várias outras. Ao ganharem a moeda, as pessoas que fizerem parte da comunidade Surflimpo poderão usá-la para adquirir bens e produtos diversos dentro da comunidade, como assinaturas do Surfguru, produtos da Route e de pessoas e projetos parceiros.

Na Cambiatus, o processo de construção de uma comunidade é constituído de três passos básicos: o primeiro deles é a mudança de mentalidade, onde são apresentadas ideias básicas relacionadas a dinheiro, moedas complementares e blockchain, baseadas em materiais digitais produzidos ou curados pela equipe da Cambiatus Nesse ponto, o objetivo é que a comunidade aprenda a se relacionar com o dinheiro de uma forma diferente. O segundo passo é o processo de co-desenho da moeda complementar (fase atual em que se encontra a comunidade do Surflimpo), sendo uma das etapas mais importantes, onde a comunidade discute o contexto em que vive e, guiada pela identificação dos seus propósitos, define ações e recompensas, bem como outros detalhes técnicos da moeda complementar. E por fim, o terceiro e último passo é a implementação do co-desenho da moeda na prática e criação da comunidade no webapp da Cambiatus, onde os acordos firmados na etapa anterior são integrados e os membros da comunidade são capazes de reivindicar DROPS e trocar produtos e serviços usando os mesmos.

Através dessa comunidade, esperamos impactar toda uma comunidade de amantes da natureza e dos oceanos no Brasil (e no mundo, quem sabe?), voluntários e pequenas e grandes empresas que também querem fazer a diferença para termos uma praia melhor, um mar melhor, para o futuro dos oceanos, para saúde do planeta e, consequentemente, para a nossa saúde também. 

Quer fazer parte da comunidade Surflimpo?

O lançamento da comunidade e dessa nova moeda complementar está planejada para acontecer nos próximos 90 dias, e você pode fazer parte dela. Fiquem atentos as nossas comunicações nas redes sociais e no site do Surfguru. Para dúvidas, contatos e parcerias, fale com a gente através do e-mail surflimpo@surfguru.com.br.

Fique por dentro das ações do Surfguru

Cadastre-se no Surfguru, acompanhe as notícias no nosso site e através do nosso instagram @surfgurupro

Fique por dentro das ações da Route Brasil

Acompanhe nossas atividades através do nosso site e no nosso instagram @routebrasil.

Fique por dentro da Cambiatus

Para saber mais sobre nosso trabalho e nossas comunidades, acompanhe o desenvolvimento da Cambiatus no nosso Medium, em nosso site e assine nossa newsletter aqui.

 

Galerias | Mais Galerias