#dia mundial da conscientização do ambiente #surf 

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Marcelo Sá Barreto

Dia Mundial da Conscientização do Autismo, um brinde a Clay Marzo. Norte-americano é expoente do surfe e está dentro do espectro do transtorno; atleta extrapola os limites do esporte.

O mar é casa, parque de diversão e amigo de todas as horas de Clay Marzo. A frase soa exagerada, superlativa até. Mas é o contrário. Traz a exata importância da água salgada na vida do surfista norte-americano – da Califórnia, radicado na Ilha de Maui, no arquipélago havaiano. De poucas palavras, falta-lhe habilidade para interagir com as pessoas. Sente-se incomodado. Falta-lhe habilidade, ainda, de concentração. Demora um pouco até compreender algumas situações.

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, transtorno o qual está dentro do espectro - síndrome de asperger, para ser mais específico -, o surfista Clay Marzo representa a força de ir além das expectativas.

Clay é um talento raro do esporte, competição à parte. A correria pelos resultados, as disputas ferrenhas na água, nada disso diz respeito ao ideal pensado por ele, para ele mesmo. No início, pelo talento impressionante, e com alguma responsabilidade por conta de patrocínios, arriscou-se em eventos. O desconforto era visível – e os resultados aquém da capacidade. Deixou a lycra de competição de lado e voltou a surfar livre de compromissos. E aí, é difícil alguém batê-lo.

Em Maui, onde mora, os vídeos produzidos em sessões diárias são famosos na internet – sempre rodeado por poucos. Trazem algo surpreendente, com uma pegada de simplicidade fora do comum. Como se fosse possível uma mistura como essa numa só frase. É possível no caso dele. Na última filmagem (Assista aqui), ao explorar outras partes da Ilha onde mora, novas investidas surpreendentes. Clay mostra possibilidades e perspectivas, com o autismo ali ao lado. Convívio de sempre, para sempre.Clay Marzo é radical ao estremo (Foto: Arquivo pessoal)Clay Marzo é radical ao estremo (Foto: Arquivo pessoal)

Antes do filme, um único pedido para o patrocinador de pranchas que lhe abastece. E organizou o dia incrível de ação.

Galerias | Mais Galerias